sábado, 31 de outubro de 2009

Novinho volta a ter contas desaprovadas e TCE dá parecer favorável com ressalvas ao Relatório Anual de Joãozinho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) voltou a julgar contas de gestores seridoenses. Em pauta, processos de Cerro Corá. O prefeito Raimundo Borges, o Novinho (DEM) teve outra Documentação Comprobatória de Despesas desaprovada pelos conselheiros. As contas são referentes ao meses de maio e setembro de 2000, época que presidia a Câmara Municipal. O conselheiro Paulo Roberto Alves foi o relator e opinou pela irregularidade das pastas, sendo seguido pelos demais por unanimidade. Novinho ainda foi multado e terá que devolver R$ 640,00 com a devida correção monetária, devido a diárias.

Quem também passou pela Corte de Contas foi o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho (PMDB), aliado de Novinho. A Primeira Câmara de Contas julgou o Relatório Anual referente ao exercício financeiro de 2006, quando Joãozinho administrava Cerro Corá. Segundo a Decisão N° 70/2009, TCE emitiu Parecer Prévio Favorável a Aprovação das Contas com Ressalvas. As falhas verificadas foram impropriedades técnicas apontadas nas demonstrações contábeis, mas não foram motivo maior que impeça a aprovação das contas do ex-prefeito. O TCE frisou que requer mais transparência e especificidade nas respectivas informações. O Relatório será enviado para a Câmara Municipal de Cerro Corá, onde os vereadores vão apreciar o caso.

Fonte do blog do Marcos Dantas.

Mesa diretora continuará por mais 02 anos na Câmara Municipal de Cerro Corá/RN


Mesa diretora da Câmara Municipal foi reeleita, com 06(seis) votos favoráveis, e continua com a mesma formação vereador Ronaldo Vilar, Presidente da Câmara Municipal no biênio 2011/2012 ao lado dos vereadores Clidenor Pereira(vice-presidente), Rubéns Pereira(secretário).
O vereador Evilásio Bezerra e a vereadora Mª das Graças optaram pela a abstenção, o vereador Aldo Maciel votou em branco.
A vereadora Graça Medeiros na sua justificativa alegou inconstitucional a eleição, e por isso não votou.
Os vereadores Aldo maciel e Evilásio não justificaram o porque não votaram.
A eleição transcorreu de forma legal tendo em vista que para que ela acontecesse foi preciso mudanças no regimento e na lei orgânica, mudanças essas aprovada pela maioria na Câmara, tudo dentro dos padrões e Cerro Corá não é a primeira cidade a realizar esse ato.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Traficante é preso por policiais na cidade de Currais Novos/RN.

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de Francisco das Chagas Farias, de 34 anos, e Damião Ferreira da Silva, de 25 anos. Eles estavam com cerca de dois quilos e meio de maconha, quando foram detidos nesta quinta-feira (29). A prisão aconteceu na RN-42, que liga os municípios de Currais Novos e Lagoa Nova.

A polícia continua em diligência, porque tem informações de que a dupla trouxe de São Paulo cerca de 100 quilos do entorpecente.

O comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Currais Novos, capitão Walmari Costa, explicou que a polícia recebeu informes da chegada de droga com a dupla e, a partir daí, passou a investigá-los. A dupla foi localizada em uma motocicleta tipo Bros.

A polícia percebeu que eles carregavam uma sacola e resolveu abordar. Em poder dos acusados, ambos residentes em Lagoa Nova, foram apreendidos dois tabletes e maconha e ainda cinco “trouxinhas” da erva.

“Ainda estamos em operação na tentativa de localizar o restante da droga”, disse o oficial. A prisão teve participação de policiais civis e PMs da 2ª Seção, a Inteligência da Polícia Militar.
NM.

Feriadão prolongado levará muita gente para o interior.

Com o feriadão deste final de semana, espera-se muita gente nas cidades do interior do estado, o dia de finados onde muitos familiares visitão seus antes queridos contribui para as viagens, pelo outro lado são os eventos que acontecem nas cidades do interior.

Campanha para desarmar as pessoas precisa de reforço

A depender dos dados estatísticos, a campanha organizada pela Polícia Federal para a entrega de armas clandestinas e recadastramento das legalizadas, precisa ser intensificada no Rio Grande do Norte. Uma pesquisa publicada pela OnG “De Olho no Estatuto”, mostra que o Estado tem o quarto pior resultado em todo o país na evolução do número de homicídios, depois da criação do Estatuto do Desarmamento.

O levantamento foi feito entre os anos de 2003 (data de criação da lei) e 2006. Neste período o número de mortes por arma de fogo no Rio Grande do Norte teve um aumento de 37%. O Estado ficou atrás apenas do Amazonas (97%), Alagoas (70%) e Pará (48%).

O número fica mais expressivo quando comparado ao resultado da média em todo o país, que teve uma redução de 17%. Outros estados do Brasil tiveram resultado bastante positivo após a criação da lei do desarmamento. Os campeões da redução foram Roraima (-49%), São Paulo (-41%), Distrito Federal (-22%), Tocantins (-21%) e Rio de Janeiro (-15%).

Atualmente a Polícia Federal intensifica a campanha pela devolução de armas ilegais, dando prioridade inclusive à interiorização das ações, visando uma maior adesão por parte da população e a consequente redução dos crimes de morte por armas de fogo. Segundo o coordenador de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, Marcus Dionísio, um dos principais fatores que causaram a estatística desfavorável foi o fato de o estado ter aderido à campanha tardiamente. “O estado do Rio Grande do Norte entrou na campanha tardiamente, e não conseguiu a arrecadação esperada”, disse.

Marcus analisou ainda que aliado a essa questão houve uma piora na estrutura e nos serviços prestados pelas polícias Civil e Militar no RN. “Agora é que estamos recebendo novas viaturas para as polícias. Mas a gente nem lembra de quando viu viaturas entregues por aqui”, ressaltou. Além dos dois primeiros fatores, pode-se destacar também a violenta chegada do crack ao estado, inclusive nas menores cidades do interior. Os especialistas em segurança pública são unânimes em classificar a droga como motivador de grande parte dos crimes de homicídio. “A combinação existente entre crack, armas e juventude é mortal”, disse Marcus Dionísio.

Para o coordenador de Direitos Humanos do estado, a Polícia Militar, principalmente o Comando de Policiamento Metropolitano vem desenvolvendo boas ações para o desarmamento da população, como barreiras policiais. Mas que ainda não têm sido o suficiente para minimizar o problema. Ele explica que seria necessário um trabalho de inteligência para identificar os locais onde as armas clandestinas são compradas com facilidade. E aproveitou para dar ênfase à importância do desarmamento para a qualidade de vida no país. “A segurança não deve ser encarada através de medidas individuais. A pessoa que se arma para melhorar sua segurança acaba colaborando com o crime. Porque essas armas acabam sendo roubadas das casas, dos veículos e caindo nas mãos de criminosos. O ideal é que as pessoas se unam para cobrar uma segurança pública melhor”.

Coronel alega desconhecimento do comércio

O coronel Clodoaldo Carneiro de Souza, corregedor militar da Corregedoria da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social disse não ter informações sobre policiais que estariam comercializando armas ilegais na capital. Denúncia veiculada na Tribuna do Norte na edição da quarta-feira ontem. O coronel explica que há dois tipos de denúncia recebida pelo órgão: através do anonimato ou por denúncia formal. “Quando é a imprensa que informa também abrimos um procedimento para apurar o fato, mesmo que não dê em nada. Pode até não se chegar em lugar nenhum, mas mesmo assim fazemos um procedimento para averiguar ”.

O coronel afirma que só tomou conhecimento através da imprensa de que policiais estariam prendendo bandidos, em situação de flagrante, liberando o preso e ficando com a arma para vendê-la para outro bandido. “Nunca chegou ao nosso conhecimento, formalmente. Somente através da mídia”.

Clodoaldo diz que as denúncias não são feitas porque o denunciante corre risco de morte. “Quem denuncia tem a identidade preservada. Não corre risco de ser assassinado”, acredita. O corregedor disse que não tinha em mãos números de processos abertos contra policiais por posse ilegal de arma e quantos foram condenados pelo delito. “Somente com o setor de estatística do órgão”.

Exército

O chefe do Estado Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, coronel Affonso Henrique Stanislawczuk de Moura afirma que a instituição possui o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), onde estão cadastradas todas as armas das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e outras instituições. “Há várias exigências a serem cumpridas para um empresário comercializar armas, como antecedentes criminais na justiça federal, militar, do Estado e da União. A empresa deve ter cofre para guardar a arma e até sistema de alarme. O Exército controla o que está registrado”.

Uma arma nova possui um guia de tráfico, documento que permite a movimentação da arma em território nacional. “Quando a arma é comprada de uma fábrica, no Rio Grande do Sul, por exemplo, para chegar no RN é necessário a obtenção da guia de tráfico”. O coronel explica que o controle realizado pelo Exército é extremamente rígido.
TB.

Onda de assalto chega a Cerro Corá/RN

A onda de assalto que chegou a Cerro Corá/RN, e está deixando a população do município preocupada, em menos de uma semana, tivemos uma tentativa de assalto frustrada a um comerciante e um assalto a mão armada a um agricultor ocorrido.
Isso é bastante preocupante, sabemos que em muitos municípios só dispõe de policiais militares que tem suas funções muitas vezes divididas, a falta de policiais civis nas cidades do interior já deveria ter sido resolvido, eles podem fazer os serviços investigação, já que a policia militar responde pelo policiamento ostensivo.

Câmara Municipal de Cerro Corá/RN, realizará nesta sexta(30) eleição para mesa diretora.

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, a câmara municipal de vereadores de Cerro Corá realizará a eleição da mesa diretora que administrará o biênio 2011/2012.
A possibilidade de mudanças, mais ainda serão definidas até o ultimo prazo de registro de chapas que encerra-se ás 18:30 horas.
A sessão acontece às 19:30h, o vereador Ronaldo Vilar está cotado para a reeleição.

Governo inclui o seridó na melhoria das estradas.

Cidades da Região do Seridó serão contempladas com estradas e melhorias nas existentes : Jucurutu / Serra do João do Vale - 19,0 km; Lagoa Nova / Entroncamento RN-042 - 22,23 km; Entroncamento RN-087 / RN-042 (Cerro Corá/São Tomé) - 40,27 km; Contorno de Jucurutu - 3,94 km e o Contorno de Caicó (RN-288/BR-427 - Estrada do Ferros) - 2,87 km. O DER iniciou a recuperação de algumas estradas estaduais que cortam as cidades seridoenses, mais ainda as obras andam muito lentas e nem todos os municípios estão sendo atendidos. A RN-041 em Lagoa Nova, por exemplo, e um trecho da RN-089 em Ouro Branco estão em estado crítico.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PARABÉNS AO ATLETISMO CERROCORAENSE PELAS MEDALHAS NOS JERN'S 2009

ATLETISMO CERROCORAENSE CONQUISTARAM 34 MEDALHAS NO JERN'S 2009

COM 11 MEDALHAS DE OURO, 08 DE PRATA E 15 DE BRONZE, OS 25 ATLETAS DAS ESCOLAS DE CERRO CORÁ BRILHARAM NOS 39º JOGOS ESCOLARES DO RN, REALIZADOS ENTRE OS DIAS 21 A 27 DE OUTUBRO EM NATAL RN.

COM APENAS 05 ATLETAS EM CADA CATEGORIA A ESCOLA ESTADUAL QUERUBINA SILVEIRA, SAGROU-SE VICE-CAMPEÃO NO MIRIM FEMININO E MASCULINO E NO INFANTIL FEMININO.
OS DESTAQUES DESTA COMPETIÇÃO FORAM OS ATLETAS DANIELE DUARTE E HUILMA OLIVEIRA NAS PROVAS DE ARREMESSO, ALEM DE LIVIA SANTOS E VITOR VINICIUS OLIVEIRA NAS PROVAS DE VELOCIDADE.

OS
JERN'S É UMA COMPETIÇÃO DIFÍCIL E COMPETITIVA, PARTICIPAM ATLETAS DE TODAS AS REGIÕES DO ESTADO, PASSANDO ASSIM SER UM VERDADEIRO CAMPEONATO ESTADUAL DE CATEGORIAS.
NOSSOS ATLETAS ESTIVERAM SEMPRE NO PÓDIO, MOSTRANDO ASSIM QUE ESTAMOS ENTRE OS MELHORES DO ESTADO. (DISSE EDILSON OLIVEIRA).

JÁ ESTAMOS PREPARANDO NOSSA EQUIPE PARA A ULTIMA COMPETIÇÃO DO ANO DE 2009, QUE SERÁ O ESTADUAL SUB 14, ESTA COMPETIÇÃO SERÁ REALIZADA NA CIDADE DE GOIANINHA/RN, NOS DIAS 07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2009. TEMOS UMA BOA EQUIPE, QUALIFICADA PARA BRIGAR PELO TÍTULO ESTADUAL , VAMOS TENTAR TRAZER O TÍTULO PARA CERRO CORÁ
Fonte do blog dj aildo.

Planejamento autoriza concurso com 253 vagas; até R$ 2.643,28


O Ministério do Planejamento autorizou, por meio de portaria publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (28) que o Ministério da Cultura (MinC) realize concurso público para a contratação de 253 servidores efetivos.

São 226 vagas para agente administrativo, que exige nível médio, e 27 para analista administrativo, que exige formação superior em qualquer área. Os salários iniciais são de R$ 2.643,28 para nível superior e de R$ 2.067,30 para nível médio.

A portaria de autorização determina como contrapartida para nomeação dos futuros aprovados a extinção de 253 postos de trabalho terceirizados irregulares no Ministério da Cultura.

O prazo para lançamento do edital de abertura é de seis meses. Com a concessão da autorização, cabe agora ao próprio MinC baixar todas as normas relacionadas ao concurso.

Com a antecipação da escolha da mesa diretora da Câmara Municipal em Cerro Corá, a eleição vem ai.

Nesta sexta-feira(30) será escolhida a nova mesa diretora da Câmara Municipal para o Biênio 2011/2012, na atual formação eu Rubens Pereira, faço parte como secretário da mesa diretora, existe a possibilidade de continuar fazendo parte ainda estamos em fase de negociação, Ronaldo Vilar atual presidente da mesa é forte nome para a reeleição, até às 18:30 horas da sexta-feira tudo estará definido.
A votação acontecerá na sessão desta sexta-feira(30).

R$ 350 milhões em pavimentação de rodovias será o investimento do governo do estado.


O governo estadual vai investir R$ 350 milhões nos próximos três anos na pavimentação de 403,2 quilômetros de rodovias estaduais, entre as quais o acesso de 29,3 quilômetros para o aeroporto internacional que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante.

Ao todo serão 28 intervenções do Programa de Construção de Rodovias, cujas licitações devem ocorrer até dezembro deste ano, mês também previsto para o início das obras e conclusão prevista até o fim de 2011.

Outra estrada importante do ponto de vista econômico a ser ampliada pelo governo Wilma de Faria é o trecho de 47,8 quilômetros do acesso ao Distrito Industrial do município de Baraúna, relativa à adequação viária da rodovia estadual RN-015, a chamada estrada do melão, que vai receber a pavimentação asfáltica de um segundo trecho de quilômetros para interligação à rodovia federal BR-304, num total de 31,8 quilômetros.

O Programa de Construção de Rodovias é de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN), que entre 2003 e 2008 investiu R$ 51,7 milhões somente na implantação de 210,83 quilômetros de rodovias. Já na reconstrução de estradas foram investidos, no mesmo período, cerca de R$ 168,6 milhões, num total de 1.753,4 quilômetros.


4 milhões de beneficiários do Bolsa Família o governo quer que abram conta em banco até 2010

Iniciado em Belo Horizonte, o Projeto de Inclusão Bancária, que permite aos beneficiários do programa Bolsa Família abrir uma conta em bancos, será expandido para todo o país. A meta é que 4 milhões de beneficiários tenham conta bancária na Caixa Econômica Federal até o final de 2010. Atualmente, 1,9 milhão de famílias já abriu conta.

A intenção é facilitar o acesso ao sistema bancário de pessoas que muitas vezes esbarram em problemas como falta de comprovante de renda ou de moradia quando tentar abrir uma conta. Pelo projeto, o beneficiário precisa procurar a Caixa e manifestar o interesse de abrir a conta, com a apresentação do CPF. A expectativa é que em cerca de suas semanas todo o processo esteja concluído.

O benefício do Bolsa Família passará a ser depositado na conta automaticamente, depois que ela estiver aberta. O beneficiado pode fazer até quatro saques por mês, sem pagamento de tarifa. As contas simplificadas são isentas de taxas. Os correntistas, no entanto, não terão acesso a talão de cheque. Outra novidade é que essas famílias passam a ter a possibilidade de usar serviços como microcrédito, resseguros e poupança.

Apesar de a conta bancária abrir a possibilidade para o empréstimo, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, avalia que não há risco de endividamento dessa população de baixa renda. "Qualquer endividamento será mais à frente, dentro de um critério de microcrédito, aí já com maior capacitação e maior acompanhamento das famílias."

Mãe de uma menina e incluída no Bolsa Família há três anos, Erivânia Alves da Silva vive no município de Nossa Senhora do Socorro (SE) e abriu a conta bancária há cerca de um mês. Ela destaca as vantagens de ter acesso aos serviços bancários, já que com o cartão usado até então só pode sacar todo o dinheiro. Além disso, ele não tem outras funções.

"Agora posso pegar empréstimo e poupar. No momento não pretendo pegar empréstimo, mas deixar um pouquinho do dinheiro que recebo lá guardado sempre pensando no futuro da minha família. E criança sempre adoece e tendo lá um dinheirinho vou lá e compro um remédio ", contou.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda, disse que a experiência do projeto iniciado em Belo Horizonte demonstrou que as famílias não têm dificuldades para usar os serviços bancários e não gastam além de suas possibilidades. O projeto piloto da inclusão bancária dos beneficiários do Bolsa Família teve início em 2008 e, atualmente, cerca de 400 mil contas são abertas por mês.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um decreto disciplinando o processo de inclusão bancária dos beneficiários do pelo Bolsa Família.

DN.

Apresentador e publicitário potiguar está internado em estado grave


O apresentador e publicitário Ronaldo Soares segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Lucas. Até a noite de ontem, o estado dele era considerado estado grave. Soares deu entrada no hospital no último dia 18 com problemas respiratórios e segundo informações de pessoas próximas ao apresentador, o quadro se manteve estável nos últimos três dias.

Ronaldo Soares trabalhou nas TVs Ponta Negra, Potengi e há quase seis anos está na TV Tropical. Na emissora o publicitário comanda o programa dominical Empresas & Empresários, além de ser o gerente comercial da rádio CBN, vinculada à Tropical.

Anualmente Soares produz a revista Empresas & Empresários em parceria com a Oficina da Notícia, considerado um sucesso editorial do segmento. Segundo o jornalista e amigo Jânio Vidal, Ronaldo começou a carreira como garoto propaganda de comerciais ao vivo em São Paulo, onde conheceu muitos artistas da época.
Nossos votos de recuperação e melhoras.
DN.

Dia do servidor público, nossos parabéns.

Hoje é comemorado o dia do servidor público, quero parabenizar todos eles pelo seu dia, na Câmara Municipal foi oferecido aos servidores um café da manhã em homenagem aos servidores.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

TOMAZ NETO LANÇA SEU BLOG

Já está circulando pela net o blog do Tomaz Neto confira.
http://blogdotomaznetoblogspotcom.blogspot.com/

Tribunal de Contas do Estado continua a cassada aos prefeitos

O Tribunal de Contas do Estado, em sessão plenária da Primeira Câmara nesta segunda-feira, condenou cinco ex-prefeitos do RN a devolverem quantia superior a R$ 450 mil aos cofres públicos. O maior punido foi o ex-prefeito do município de Paraná, Pedro Joaquim, que terá que devolver R$ 323.836,99, devidamente atualizados aos cofres públicos.
Segundo o TCE, o ex-gestor não prestou contas dos recursos repassados para o FUNDEF referente ao ano de 2001. “O dever de prestar contas, no caso, não PE da entidade, mas da pessoa física responsável por bens e valores públicos, seja ele agente público ou não (...) quem gera dinheiro público ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas ao órgão competente para fiscalização”. Citação do Ministro Néri da Silveira, referenciada nos autos pelo relator do processo conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves.

Diante da gravidade do fato, Pedro Joaquim será investigado pelo Ministério Público Estadual a pedido do TCE, através da 1º Câmara de Contas.O ex-gestor ainda pode recorrer da decisão ao Pleno do TCE.

TCE manda que espólio de ex-prefeito devolva R$ 35 mil ao erário

O espólio do ex-prefeito de Fernando Pedrosa Genildo de Freitas Neto, deverá restituir ao erário público o valor de R$ 35.489,54 referentes a despesas na prestação de contas do município do ano de 1997.

Ao analisar os documentos do processo nº oo6194/1997, o corpo técnico do TCE detectou a aquisição de material cuja destinação não ficou comprovada por meio documental. Como no decorrer do processo o ex-gestor veio a falecer, ficará sob a responsabilidade do espólio arcar com o prejuízo aos cofres públicos.

Isso, ficou evidenciado no parecer do conselheiro relator Paulo Roberto Chaves Alves que disse: “Entendo que, embora caracterizadas algumas irregularidades formais, aptas a ensejar a irregularidade das contas e a aplicação de multa, não poderá ser imputada nenhuma penalidade ao gestor, face ao seu falecimento”.

No entanto, entende o relator que o estado também não pode arcar com as despesas que não ficaram comprovadas. “Por se tratar de irregularidade material, a sua conseqüência, isto é, o dever de ressarcimento, deverá ser transmitido ao Espólio.” A decisão foi da 1º Câmara, portanto, a família ainda pode recorrer da decisão ao tribunal pleno do TCE.

Inspeção Ordinária detecta irregularidades na Prefeitura de Areia Branca

Inspeção ordinária realizada na Prefeitura Municipal de Areia Branca, condenou o ex-prefeito Manoel Cunha Neto a restituir ao erário a importância de R$ 18.121,41 com as devidas atualizações.

Ao analisar as contas referentes ao exercício financeiro de 2005, os auditores do TCE encontraram diversas irregularidades como pagamentos indevidos de multas e taxas sobre o saldo devedor , que na opinião do Órgão, constitui grave irregularidade, sujeitando o responsável à devolução integral desses valores.

Além disso, foram detectadas passagens aéreas, auxílios financeiros a estudantes e pagamento efetivado à Empresa Diário S/A sem comprovação de sua destinação. Manoel Cunha ainda vai responder por improbidade administrativa junto ao Ministério Público Estadual. O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves foi o relator da matéria. Ainda cabe recurso ao tribunal pleno do TCE.

Ex-prefeito de São Miguel de Touros vai restituir R$ 40 mil pagos pela contratação de banda de música

João Wilson Teixeira Neri, ex-prefeito de São Miguel de Touros, foi condenado pela 1ª Câmara do TCE a restituir R$ 40 mil aos cofres municipais.

A decisão foi tomada pela 1ª Câmara de Contas que considerou sem amparo legal as alegações apresentadas pelo gestor em sua defesa. “Ademais, in casu, temos clara violação ao princípio da economicidade, uma vez que não foi comprovado que o alto valor destinado à contratação de banda musical (R$40 mil reais) configurava a alternativa mais econômica e eficiente para a Administração Pública. Em vista disso, presume-se a irregularidade de cunho material que enseja o ressarcimento integral aos cofres públicos”. Sentencia o parecer do conselheiro relator Valério Mesquita.

Além disso, o ex-gestor foi multado em R$ 1 mil reais por licitação realizada sem a observância dos preceitos legais. Cabe recurso da decisão ao pleno do TCE.

TCE rejeita contas de ex-gestor e manda devolver recursos gastos na compra de cestas básicas

Por não apresentar a relação dos beneficiários contemplados com a compra de cestas básicas com recursos do município, Francisco Marcelo Cavalcanti de Queiroz, ex-prefeito de Taipu teve suas contas rejeitadas pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas do estado.

Dessa forma, o ex-gestor deverá restituir R$ 29.496,96 aos cofres públicos. Os valores são referentes à aquisição de cestas básicas sem identificação dos beneficiados (R$ 21.696,96) e pagamento irregular de diárias no valor de R$ 7.800,00. Ainda lhe foi aplicada multa de 10% sobre o referido débito. O conselheiro Valério Mesquita foi o relator da matéria. Francisco Marcelo ainda pode recorrer da decisão ao Plenário do TCE.
Fonte DN & TCE

Tentativa de Assalto a mão armada em comercio de Cerro Corá

Fiquei surpreso com essa noticia publicada no blog do amigo dj aildo, tentativa de assalto a mão armada em Cerro Corá, já imaginou que constrangimento passou essas pessoas vitimas dessa tentativa, eles que tem o costume de ficarem a vontade em seu comércio e de repente chega elementos armados querendo levar o dinheiro fruto do seu trabalho, as coisa andam muito perigosa mesmo.

Estudante de medicina em plantão ilegal no RN receberia R$ 2 mil


Dois mil reais por plantão. Este seria o valor recebido pelo estudante do 5º ano de medicina da UERN, Everton Rosendo, para realizar plantões no Hospital Maternidade Garibaldi Alves Filho, no município de Lagoa Nova, a 198km de Natal, de acordo com a denúncia recebida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que fez o flagrante do plantão ilegal na manhã do último domingo.

O chefe do Departamento de Fiscalização do conselho, Jeancarlo Fernandes, relata que a equipe de fiscalização, composta por ele e três outros conselheiros, chegou ao local e encontrou o estudante como médico plantonista. O estudante fugiu do local, mas deixou equipamentos que possibilitaram sua identificação. Em seguida, os conselheiros prestaram queixa na delegacia do município contra Everton Rosendo. O coordenador do curso de medicina da UERN também foi comunicado.

Crimes

A prática do estudante realizar plantões médicos sem a devida supervisão e orientação é ilegal e configura crimede exercício ilegal da medicina, mesmo em se tratando de estudantes dessa ciência. Por se passar por médico, o estudante incorre também no crime de falsidade ideológica. Esse foi o sexto caso flagrado pelo conselho este ano e de acordo com Jeancarlo Fernandes a fiscalização do Cremern será intensificada nas demais cidades do interior.

Foram 11 casos nos últimos dois anos, mas o conselho tem conhecimento que o número é maior. "Sabemos que isso vem ocorrendo com frequência, mas a fiscalização fica prejudicada pois é necessário o flagrante e muitas vezes não há qualquer registro desses estudantes nas unidades".

Intensificação

Por outro lado, como a prática é mais comum durante os finais de semana, o conselho pretende intensificar as fiscalizações surpresa em municípios do interior. "Precisamos coibir essa prática, pois o atendimento de pessoas por alguém que não possui a formação médica completa coloca em risco a sociedade".

Segundo o diretor de fiscalização, além da denúncia na delegacia, o CRM irá fazer umarepresentação formal junto aos Ministério Públicos Estadual e Federal contra o estudante e também em desfavor dos gestores municipais que contrataram o estudante e dos gestores da unidade de saúde.

Serviço

Para denunciar a prática ilegal da medicina, o usuário pode ligar para o departamento de fiscalização do CRM: 4006-5333.

Essa é uma preocupação em quase todo os municípios do estado que só agora estão sendo vigiadas por isso quando voçe souber de algo ligue e denuncie.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

‘Candidatura de Rosalba Ciarlini está consolidada’

Enquanto o DEM ainda não se pronunciou sobre o nome da senadora Rosalba Ciarlini para ser candidata ao Governo, o PSDB não apenas lança como declara apoio ao nome da parlamentar na corrida a sucessão de Wilma de Faria. O presidente estadual dos tucanos, deputado federal Rogério Marinho, avalia que Rosalba Ciarlini já mostra viabilidade no projeto de candidatura e destaca que o PSDB estará nesse palanque. Mas se Rosalba Ciarlini é tão viável como candidata, por que o senador José Agripino não lançou o nome da parlamentar ao Governo?

“Acho que o senador José Agripino tem, como presidente do seu partido, responsabilidade no sentido de ampliar o palanque. Evidente que se há quatro expectativas em nome de um só posto, três irão se frustrar. Se você previamente fechar uma posição no palanque em que você está evidente que pode fechar portas”, comentou o deputado federal Rogério Marinho.Na política nacional, ele afirma que o PSDB do Rio Grande do Norte ainda não definiu se apóia o governador de São Paulo, José Serra, ou o de Minas Gerais, Aécio Neves, na sucessão do presidente Lula. Rogério Marinho defende um “entendimento interno”, sem necessidade de prévias.

Sobre a política nacional, os rumos do PSDB no Rio Grande do Norte e a sucessão da governadora Wilma de Faria, Rogério Marinho, que confirmou ser candidato a reeleição, concedeu a seguinte entrevista a TRIBUNA DO NORTE.
O PSDB do Rio Grande do Norte é pró Serra ou pró Aécio?
O PSDB do Rio Grande do Norte é pró partido. Vamos escolher o melhor candidato para o partido. O PSDB nacionalmente está em processo de transigência, negociação interna que vai se exaurir no mês de janeiro. O melhor candidato será o candidato, tanto pode ser Serra como Aécio. Se nós formos chamar a decidir aí reuniremos o diretório estadual e teremos uma posição. Nesse momento eu não acho necessário a gente ter uma definição até porque o partido espera que essa decisão ocorra sem necessidade de confronto interno.

O senhor defende as prévias dentro do PSDB?
Não. Defendo o que está ocorrendo, que é um trabalho permanente de negociação. O Aécio e Serra, ambos governadores bem avaliados, tem toda condição de serem os representantes do partido na próxima eleição majoritária. Aécio vem crescendo nas pesquisas de opinião pública. O dead line que coloca é a partir de janeiro do próximo ano, se esse processo de crescimento de Aécio continuar evidente que o partido terá que se debruçar na situação. Queremos um candidato competitivo. Mas hoje, indubitavelmente, a situação nos aponta que pelo recall, pelo fato de ter sido ministro da Saúde, candidato a presidente, o governador José Serra reúne as melhores condições de ser candidato.

O PSDB já sinalizou que o vice na chapa nacional virá do DEM. O senhor defende o senador José Agripino para ser candidato a vice?
Para o Rio Grande do Norte seria extremamente importante ter um vice em uma chapa competitiva e com chances concretas de governar o país a partir de 2011. Ocorre que o senador José Agripino Maia tem declarado de forma reiterada que é candidato a senador da República. Se essa situação se afigurar e eu puder opinar farei isso favoravelmente ao senador José Agripino. Mas não descarto a possibilidade do PSDB chegar a um consenso interno e chegar a uma chapa puro sangue.

O senhor seria mais simpático a esse projeto do PSDB-DEM ou PSDB-PSDB?
Seria mais simpático a um projeto que tivesse a maior viabilidade eleitoral. O Serra e Aécio são governadores dos dois maiores Estados da federação. Evidente que seria uma chapa extremamente competitiva. Se isso acontecer o partido só tem a ganhar e todos os partidos aliados que estiverem conosco nessa empreitada.

O PSDB no Rio Grande do Norte já selou a aliança com o DEM?
A confirmação, evidente, só ocorrerá, a exemplo de outras alianças e outros partidos, por ocasião das convenções que acontecerão em junho. É fato que temos um trabalho junto a senadora Rosalba Ciarlini. Esse trabalho é consubstanciado com as atividades políticas que o partido vem desenvolvendo e que ela tem participado. O fato de nós termos uma afinidade que é pública até porque nós temos um palanque nacional e a senadora está inserida nesse palanque, que é pré-requisito básico de qualquer aliança no Rio Grande do Norte. Também pelo fato de que fizemos um projeto para o Rio Grande do Norte, que foi o RN45, esse projeto foi apresentado ao DEM e a senadora Rosalba. Já houve o compromisso por parte dela de quando da ocasião da campanha assimilar o nosso programa se conseguir se eleger governadora.

Então o candidato do PSDB ao Governo do Rio Grande do Norte é Rosalba Ciarlini?
É a mais competitiva. Eu não vejo no cenário local hoje nenhuma outra candidatura com o perfil da senadora Rosalba Ciarlini e com as condições objetivas de êxito que ela reúne. Uma senadora que tem grande notoriedade, grande aceitação popular, tem conosco um processo de convergência política e que está na sua luta como pré-candidata e conta com nosso apoio.

Mas o principal líder do DEM ainda não declarou apoio a senadora Rosalba. A que o senhor credita isso?
Acho que o senador José Agripino tem, como presidente do seu partido, responsabilidade no sentido de ampliar o palanque. Evidente que se há quatro expectativas em nome de um só posto (apoio da governadora Wilma de Faria), três irão se frustrar. Se você previamente fechar uma posição no palanque em que você está, evidente que pode fechar portas. Esse é o sentimento do senador José Agripino, a sua necessidade de partir para um palanque vitorioso em 2010. Não tenho dúvida que a candidatura da senadora Rosalba está consolidada. É um dos três membros do DEM que tem condições de competitividade no país.

Como o senhor vê o cenário hoje: de um lado a senadora Rosalba e do outro quatro pré-candidatos disputando o apoio da governadora Wilma de Faria?
Pela nossa tradição política, normalmente, se afunila esse processo ao Governo do Estado em duas candidaturas. Então, a dificuldade de lançamento de um nome que unifique o campo situacionista é evidente, notório. Agora essa situação compete a administração e condução do Governo do Estado e espero que continue do jeito que está.

A senadora Rosalba pode ter dificuldade, embora esteja na frente nas pesquisas, já que deverá enfrentar um candidato a reeleição, o vice-governador Iberê Ferreira?
O governador Iberê, que já assumiu de fato o Governo, ele, sem dúvida, é um político experiente, capaz, articulador e que no momento oportuno colocará o bloco na rua e será o candidato competitivo. Não existe na história política do nosso Estado eleição ganha por antecipação, onde a máquina governamental estará a disposição do candidato do Governo. Agora o sentimento popular é um fator que não podemos desprezar. Eu que tenho acompanhado a senadora Rosalba Ciarlini vejo manifestações espontâneas por parte da população, inclusive desorganizada, não é situação planejada, artificial, o que demonstra que há um sentimento de fazê-la governadora do Estado. Na minha parte estarei ao lado da senadora Rosalba.

O senhor disse que o vice-governador já assumiu o Governo de fato. A governadora “renunciou a função de administrar” em prol de que?
Não diria que a governadora tenha renunciado a função de administrar, mas o que temos assistido, e aí falo como espectador, é que estamos vendo que o estado está quedado em função da sua dificuldade em resolver funções da segurança pública, por exemplo. E o que ouvimos das pessoas do Governo é que isso será equacionado quando o governador Iberê assumir o Governo. Essa inanição de sete anos, a dificuldade de sete anos, só será equacionada quando o governador Iberê assumir de direito o Governo. Essa situação demonstra que a condição de comando do Governo está tendo transição mais rápida do que imaginávamos. Acredito que isso é estratégia do Governo para favorecer um candidato que, as pesquisas demonstram, tem pouca força ainda.

O senhor critica o Governo Wilma de Faria, mas há bem pouco tempo o senhor era aliado.
Acho que o primeiro período do Governo a governadora capitalizou o sentimento popular muito forte de mudança, ela que teve coragem e ousadia de se candidatar sem as duas forças políticas do Estado. Ela conseguiu chegar ao povo de tal maneira que se elegeu governadora de forma improvável para os analistas políticos da época. Essa força transformadora foi se exaurindo porque o Governo passou a ser um campo de compartimentos estanques. A governadora hoje tem vários grupos políticos que não conversam entre si, disputam espaço entre si e estão dentro do mesmo governo. A dificuldade de comunicação interna transformou o governo com perfil inovador, em um governo imobilizador, estático e com prejuízo para população do Rio Grande do Norte.

O senhor já esteve na base da governadora. Hoje como vê a disputa de quatro candidatos querendo o apoio da governadora Wilma de Faria? Tende a esfacelar essa base? Com um racha um desses candidatos preteridos poderia ser recebido no palanque do PSDB?
Eu tenho defendido que o mesmo grupo político que derrotou o acordão de 2008 nas ruas de Natal deve ser repetido em 2010 com o acréscimo do senador Garibaldi e do PMDB. Aí caberia o PR, PMN, PV partidos que estiveram conosco nas ruas da cidade de Natal. Evidente que é legítimo o direito dos cidadãos que tem vontade de colocar a disputa ao pleito do RN. Aí nós vamos o deputado federal João Maia, deputado Robinson Faria, além do ex-prefeito Carlos Eduardo e do vice-governador Iberê Ferreira. Nós temos uma condição para apoiar um candidato: apoio ao palanque nacional. Aliás, a Unidade Potiguar (integrada pelo PMN, PP, PR e pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves) quando foi formada definiu o palanque a Dilma Roussef, essa posição nos afasta de apoiar qualquer um deles. Mas caso um deles se sinta colocado a margem do processo, evidente, que a senadora Rosalba estará de braços abertos para recebê-los e colocar na chapa majoritária.
Fonte da Tribuna do Norte.

PSB e PR vão discutir aliança

Depois de se reunir com o deputado estadual Robinson Faria, a governadora Wilma de Faria discutirá, essa semana, a situação do pleito 2010 com outro pré-candidato da base: o deputado federal João Maia. O encontro estava marcado para a noite da última terça-feira, mas foi adiado e deverá acontecer em Brasília.

No momento em que adiou a reunião, que seria em Natal, Wilma de Faria sinalizou que irá a capital federal para conversar pessoalmente com o pré-candidato do PR. Essa será a primeira discussão dos dois após a entrevista do vice-governador Iberê Ferreira, que no último domingo se declarou candidato a sucessão. No caso do deputado federal João Maia, ele mantém a candidatura e, semana passada, recebeu o apoio público do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que é presidente nacional do PR.

Enquanto Wilma de Faria ainda tenta manter a base unida, a conversa entre os aliados dá mostras de um possível racha. Após se reunir com um grupo de prefeitos do Agreste, o deputado Robinson Faria, pré-candidato a governador pelo PMN, indicou o deputado federal Fábio Faria para ser o “porta-voz” junto ao vice-governador Iberê Ferreira. No gabinete da Vice-Governadoria, Fábio Faria anunciou a Iberê que o deputado Robinson Faria, após reunir o grupo de apoio, manterá a candidatura ao Executivo em 2010.

Dilma diz que reforma agrária brasileira põe o país "na vanguarda" da democratização da terra

Agência Brasil - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, discordou nesse domingo da posição manifestada por um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, João Paulo Rodrigues, segundo a qual o processo de distribuição de terra no país estaria lento. Ela apresentou balanço que mostra que no período de 2003 a 2008 foram feitos assentamentos em 43 milhões de hectares.
Para Dilma, a área é significativa “e coloca o Brasil na vanguarda do processo de democratização da terra”. Comparando com outros países, ela afirmou que a Bolívia tem uma ação significativa de implantação da reforma agrária, mas com uma área de assentamento bem menor: 18 milhões de hectares de 2006 até este ano.
Segundo ela, na Nicarágua, de 1979 a 1986, foram 2,8 milhões de hectares ocupados com assentamentos. No Chile, essa área foi de 5,5 milhões de hectares; em Cuba, 5 milhões de hectares e na Venezuela, 2 milhões de hectares.
Além disso, ela observou que o atual governo apoiou o movimento com linhas de crédito e com assistência técnica. Dilma criticou os governos anteriores, dizendo que “no passado se assentavam as populações e as abandonavam”.
Outro benefício que Dilma destacou foi o Programa Luz para Todos, que permitiu aos pequenos produtores facilidades como resfriar o leite, processar alimentos, como a transformação de mandioca em farinha e conservar o peixe.
Sobre a invasão do MST a uma fazenda de laranjais pertencente à empresa Cutrale, ela disse que o governo tem uma posição clara de apoiar os movimentos sociais e respeitá-los, mas não pode ser complacente com qualquer ato ilegal.
Dilma Rousseff deu a entrevista depois de participar de um encontro do Partido dos Trabalhadores com líderes de movimentos populares.

Governo transfere para dia 30 feriado do Dia do Servidor

A governadora Wilma de Faria adiou para o dia 30 (sexta-feira), o dia do servidor público estadual, que é comemorado oficialmente no dia 28 de outubro, data em que as repartições públicas estaduais não funcionam, exceto os serviços públicos essenciais à população, como hospitais, delegacias de plantão, Corpo de Bombeiros e o Samu Metropolitano.


Com a transferência, portanto, funcionarão no próximo dia 30, somente os serviços essenciais. Quem tiver negócios a tratar em órgãos públicos estaduais deve se apressar pelos próximos seis dias úteis, inclusive nas Centrais do Cidadão. O expediente na quarta-feira (28) será normal.


Com a mudança do feriado, os servidores serão beneficiados com quatro dias de folga uma vez que na segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, é feriado nacional. O calendário de pagamento dos servidores não sofrerá qualquer alteração, sendo os salários efetuados nos dias 29 e 30.


Exposição de Artes do Peti foi muito bonita.

As crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(PETI), realizaram a exposição de suas artes na última quinta e sexta-feira dias 22 e 23 no clube municipal em Cerro Corá, belíssimos trabalhos quero desejar sucesso para todas as crianças.

Festa do Padroeiro São Francisco com muita gente.

Valeu apenas apoiar a Festa do Padroeiro São Francisco o público que foi imenso gostou, as familias todas satisfeitas e os meninos David Costa e o Forró Só o Mii fizeram valer o contrato, quero parabenizar a equipe que realizou o evento e a comunidade.

Assentamento São Francisco recebe convênio da Fundação Banco do Brasil.

O assentamento São Francisco assinou nesta sexta-feira(23) o convênio com a Fundação Banco do Brasil, no valor de R$ 203.431,05(duzentos e três mil, quatrocentos e trinta e um mil e cinco centavos), esse recurso será para a reforma da casa da fazenda onde será construido o CRIAF (Centro de Referencia e Integração da Agricultura Familiar), um importante projeto que é um sonho para o assentamento.
José Roberto(foto) Presidente da associação do assentamento e Clovis Gutemberg(foto) Gerente da Agencia Banco do Brasil.

Sessão Itinerante da Câmara Municipal no Assentamento São Francisco

A sessão itinerante realizada na última sexta-feira(23) no Assentamento São Francisco foi bastante participativa, todos os vereadores participaram, na ordem do dia as matérias foram feitas todas em pró da comunidade onde foram requeridos melhorias nas estradas,passagem molhada,mata burro, saúde e abastecimento d'água entre outros.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projeto incentiva ações ecológicas em escolas do RN

Depois de passar por Tocantins, Bahia e Pernambuco, o Projeto Douradinho finaliza seu roteiro no Rio Grande do Norte. O projeto atua na conscientização do público infantil e estimula a leitura e a criatividade com o livro Amiga Lata, Amigo Rio, do escritor e poeta Thiago Cascabulho.

Já foram distribuídos 10 mil exemplares em escolas públicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no ano passado.

Nesta segunda fase do projeto serão distribuídos 22 mil exemplares e serão feitas 45 palestras para alunos do quarto ano em escolas públicas de 28 cidades de Tocantins, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.Além do material, o autor visitará os municípios realizando palestras.

Na próxima segunda-feira (26), o escritor Thiago Cascabulho realiza duas palestras em Santa Cruz, uma palestra em Lajes Pintadas e uma palestra em Campo Redondo.

No dia 27, haverá quatro palestras em Currais Novos. Na quarta-feira (28), o projeto visita as cidades de Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó. No dia 29, Thiago fará uma palestra em Santana do Matos e outra em Itajá. E para terminar o trajeto, eles realizarão, no dia 30 de outubro, quatro palestras em Açu.

O personagem principal da história, o peixe Douradinho, se depara com a poluição do rio e entende que todos somos capazes de ajudar a combatê-la. Dessa forma, o livro fala sobre preservação ambiental diretamente para as crianças. A proposta pedagógica elaborada pela pedagoga Anésia Gilio serve como ferramenta para a orientação dos professores na utilização do livro.

As instituições de ensino também receberão sugestões para a criação de projetos ambientais em sala de aula.

“Mesmo com o interesse de alunos e professores no desenvolvimento de ações ambientais concretas, percebemos que lhes faltavam ferramentas e incentivo. Assim, recriamos a palestra, o projeto pedagógico e o site do Projeto Douradinho para dar suporte a projetos mais duradouros”, diz Thiago Cascabulho.

O site abre mais espaço para a publicação de trabalhos dos alunos e professores e janelas de discussão sobre ecologia. “A temporada de palestras começa e termina em outubro, para 28 municípios, mas esperamos que os livros distribuídos e as propostas apresentadas continuem a circular por 2010 e 2011. Pelo site vamos acompanhar de perto o crescimento destas sementinhas plantadas pelo caminho”, conclui.

A Caraminholas é uma produtora cultural que tem como objetivo elaborar propostas e oferecer consultoria de projetos em sintonia com as necessidades das empresas clientes e de seu público. “Nossa missão é promover o intercâmbio de idéias, a democratização e o acesso à cultura, utilizando as artes como instrumento de aproximação entre instituições e pessoas”, finaliza o autor.
NM.

Sarney diz que vai colocar em prática reforma administrativa

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou hoje (23) que vai colocar em prática a reforma administrativa que há pelo menos seis meses a Fundação Getúlio Vargas, contratada pela Casa, vem elaborando.

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo alega que nove meses depois de tomar posse com a promessa de enxugar os gastos do Senado, Sarney ainda não tirou a reforma do papel.

“O processo está razoável. Uma reforma dessa complexidade não se pode fazer em 24 horas numa estrutura como a do Senado”, afirmou acrescentando que deu prazo de dez dias para que a FGV resolva as “incompatibilidades” entre a Fundação e o Senado na redução da estrutura da Casa. “Há divergência entre a Casa e a FGV. Dei prazo para compatibilizar.”

Sarney prometeu na próxima semana submeter à Mesa Diretora o relatório da FGV que, em seguida, será encaminhado ao plenário. “Só não mandei esta semana porque o primeiro-secretário estava fora.”

O presidente do Senado também prometeu acabar com os funcionários fantasmas na Casa. Mais de 800 funcionários ainda não responderam ao cadastramento anual. “Fantasma, se tiver, vamos exorcizar todos.”
NM.

Atletismo Cerrocoraense já soma 15 medalhas no Jern's 2009.

Os nossos atletas de Cerro Corá/RN, continua ganhando medalhas no Jern's 2009, ao todo eles já conseguiram 15 medalhas e vão em busca de mais.
Desejo sucesso e medalhas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Serra de Santana é uma das áreas mais privilegiadas em energia eólica no Rio Grande do Norte


Além da agricultura, a região denominada Serra de Santana será potência também com os ventos

O Brasil é o melhor país para investimentos na área de energias renováveis no mundo, sendo o Rio Grande do Norte que oferece as melhores condições para implantação de usinas eólicas, apresentando ventos intensos e constantes, uma clara política de apoio ao setor e diversas empresas interessadas em investir em energia eólica, ocupando assim lugar de destaque no setor eólico do país. Uma das áreas de potencial eólico que ganhou especial atenção no Estado é a Serra de Santana, no Seridó.

Diferente dos projetos do Litoral Norte onde as áreas são grandes e congregam cerca de oito proprietários por projetos, no interior do Rio Grande do Norte um único projeto possui de 100 a 300 contratos de arrendamento. A empresa que lidera a absorção destes projetos na Serra de Santana é a Gestamp Eólica Brasil, que está sediada já em Lagoa Nova há quase um ano. Segundo o seu representante, o espanhol Máximo Lopez, é possível que após o leilão, 03 parques eólicos contemplem a região com a geração de mais empregos e de impostos tributáveis aos municípios contemplados.

Publicado blog Marcos Dantas.

Câmara realisará nesta sexta(23) sessão itinerante no Assentamento São Francisco

Nesta sexta-feira dia 23 de outubro estarei participando da sessão itinerante da Câmara Municipal, que acontecerá no assentamento São Francisco em Cerro Corá, estará comigo Tomaz Neto e os meus companheiros do legislativo.
Vale lembrar que esse momento faz parte das comemorações do padroeiro da comunidade, e que no sábado dia 24 de outubro, estarei apoiando a festa social, que será animada pelo forrozão Só o Mii.

Equipe do Ministério das Cidades analisa possíveis mudanças no trânsito

Uma equipe de analistas do Ministério das Cidades está em Natal, circulando pelas principais vias da cidade a fim de avaliar os pontos onde poderão ser realizadas intervenções para melhorar a fluidez no trânsito, aumentando a mobilidade urbana especialmente para o período de realização da Copa do Mundo de 2016.

Os técnicos estão percorrendo inicialmente as avenidas Prudente de Morais, Bernardo Vieira e ponte Newton Navarro. Eles também devem avaliar como o Ministério poderá contribuir para a realização das intervenções. Além dessas, ainda devem sofrer mudanças as áres da rótula do Machadão, complexo viário do 4º Centenário e o viaduto da Urbana.

O número de projetos listados pela Prefeitura é dezessete e o valor total chega a R$ 414 milhões.

A técnica do Ministério das Cidades Martha Maiolino afirmou que o mais importante é melhorar a mobilidade durante a copa, mas que as obras fiquem como legado para o usufruto da população.
TB.

Oposição critica declaração de Lula sobre alianças

BRASÍLIA - A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que, se Jesus fosse governante do Brasil teria que fazer coalizão com Judas, foi duramente criticada por políticos da oposição. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, avalia que a popularidade de Lula o fez "perder o senso de realidade". O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considera que, ao fazer essa analogia, o presidente da República "defende a promiscuidade".
A entrevista em que o presidente compara a relação de Jesus e Judas com a política brasileira foi publicada hoje no jornal "Folha de S. Paulo". "Qualquer um que ganhar as eleições, pode ser o maior xiita deste país ou o maior direitista, não conseguirá montar o governo fora da realidade política. Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do oceano Atlântico. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão", disse Lula, ao defender suas atuais alianças políticas.
Para o senador Álvaro Dias, "a empáfia do presidente está cada vez pior". "Ele mostra cada vez mais vocação autoritária. Ele despreza a questão ética e defende a promiscuidade que levou o partido dele a responder pelo Mensalão. É pagar um preço muito elevado em nome de um projeto de poder - porque ele mostra, ao dizer isso, que não tem projeto de País, tem projeto de poder", criticou o tucano em entrevista à Agência Estado.
Roberto Freire aponta os altos índices de popularidade do presidente aferidos em pesquisas de opinião como a razão pela qual Lula chega ao "cúmulo de justificar suas alianças escusas colocando Jesus e Judas em conluio". O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, afirma que Lula "exagerou" ao se comparar a Jesus, e ainda "ofendeu" seus aliados ao relacioná-los a Judas.
"Aula"
O vice-líder do governo no Senado, senador Gim Argello (PTB-DF), no entanto, defende o presidente Lula e afirma que ele "deu uma aula" com a afirmação. "Lula deu uma aula na entrevista. Falou o que é a realidade do País".
Argello, que também é líder do PTB, partido aliado ao governo, disse ainda não ter se ofendido com a comparação do presidente usada para justificar suas atuais alianças políticas. "Hoje os parâmetros são outros. O ideal é um presidente popular, bem avaliado, com credibilidade no Brasil e no mundo. Eu não sou PT, eu sou Lula - que é o animal político que mais conhece o sentimento do povo".
Apoio a Sarney
Senadores como Pedro Simon (PMDB-RS) e Arthur Virgílio também criticaram a justificativa usada por Lula para o apoio que deu à permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado quando o senador foi acusado de quebra de decoro parlamentar. Segundo as declarações de Lula publicadas no jornal "Folha de S.Paulo", "a queda do Sarney era o único espaço de poder que a oposição tinha", e se o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), tomasse o poder, iria "fazer um inferno neste país".

"Lula distorce a verdade. O senador Marconi Perillo teria, de acordo com o regimento, apenas cinco dias para realizar novas eleições no Senado. Lula defendeu o Sarney porque o Estado que ele quer é o Estado que o Sarney quer. Lula não respeita a proporcionalidade partidária. O PSDB chegou à vice-presidência por uma verdade democrática. Como iríamos destruir o Estado brasileiro em cinco dias?", questiona Virgílio.

Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o presidente Lula "mentiu" ao justificar o apoio a Sarney como forma de não deixar a oposição presidir o Senado. "Outro dia ele também disse que, se não tivesse apoiado o Sarney, não haveria aliança com o PMDB. É mentira também. Haveria sim, se ele quisesse, mesmo não salvando o Sarney, porque o PMDB quer ficar no poder. Ficou oito anos com Fernando Henrique, ficará oito com o Lula e ficará de novo com quem for eleito", disse o parlamentar gaúcho. CAROL PIRES - Agencia Estado

Prefeitura de Currais Novos lança edital para concurso público

Publicação:

A Prefeitura de Currais Novos lança edital de concurso público para preenchimento de vagas nos níveis fundamental, médio e superior. A empresa organizadora já foi escolhida – será a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) – e as inscrições serão realizadas no período de 9 a 19 de novembro, no site www.funcern.br.

São oferecidas, no total, 111 vagas: 44 para os candidatos com nível fundamental, 41 para nível médio e 26 para nível superior. Os salários variam entre R$ 465 e R$ 1.119,15, e as taxas de inscrição são de R$ 40 e R$ 60.

Os cargos são: Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Merendeira, Motorista, Vigilante, Soldador, Agente Administrativo, Auxiliar de Laboratório de Análises, Auxiliar de Odontólogo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar, Técnico de Raio-X, Professor, Assistente Social, Enfermeira, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Maestro, Nutricionista e Psicólogo.

Para o candidato que não tenha acesso à internet, serão disponibilizados, no mesmo período de inscrição (nos dias úteis), no horário das 8h às 17h, computadores para tal finalidade, no Campus de Currais Novos do IFRN, localizado à Rua Manoel Lopes Filho, 733, Bairro Valfredo Galvão.

Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório. Para os cargos de Professor, haverá avaliação de Títulos. A aplicação do exame escrito vai acontecer no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 15 de janeiro de 2010.

O edital completo está disponível no site da FUNCERN: www.funcern.br.

IFRN abre vagas para professor efetivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou edital de concurso público para professor do quadro permanente em nove campi. Ao todo, são 26 vagas de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para as disciplinas de Matemática, Química, Física, Geografia Física, Administração Pública e Higiene e Saúde do Trabalho.

Estas vagas não foram preenchidas no último concurso (Edital 04/2009), cujo resultado foi homologado pelo Edital 10/2009 (veja aqui mais informações). Os interessados neste novo concurso devem fazer a inscrição a partir do dia 27 de outubro, até o dia 6 de novembro, exclusivamente via internet, no site www.ifrn.edu.br.

De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), os novos professores vão ingressar na classe D1, nível 1, com regime de trabalho de dedicação exclusiva (DE). A remuneração inicial é de R$ 2.757,64, que corresponde ao vencimento básico mais a Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, a GEDBT, podendo ser acrescida do valor da retribuição por titulação (Especialização R$ 319,64 ou Mestrado R$ 1.336.61 ou Doutorado R$ 3.297,37) e benefícios adicionais previstos na legislação.

Correios cancelam edital

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) invalidou os editais divulgados no Diário Oficial da União da última sexta-feira (16). Os concursos pretendiam preencher milhares de vagas efetivas e formar cadastro reserva para funções de níveis médio e superior em todos os Estados do país.

De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, a razão do cancelamento foram problemas técnicos na elaboração dos editais.

Assim, o período de inscrição previsto para 3 a 13 de novembro nas agências dos Correios credenciadas, está anulado até a publicação do novo edital. Segundo o órgão os novos editais devem ser divulgados ainda esta semana no Diário Oficial da União. Os salários iniciais previstos no concurso variam entre R$ 706,48 (carteiro) e R$ 3.431,06 (engenheiro eletrônico), mais benefícios. A taxa de participação vai de R$ 20 (carteiro) a R$ 45 (cargos de nível superior).

Para o Rio Grande do Norte a relação de cargos disponíveis, de acordo com o edital era a seguinte: carteiro, auxiliar de enfermagem do trabalho, médico do trabalho, analista de nível superior para os cargos de administrador, advogado, analista de desenvolvimento de sistemas, arquiteto, assistente social, contador, engenheiro civil, economista, engenheiro eletrônico, engenheiro mecânico, engenheiro de produção e psicólogo.

Prefeitos do RN podem perder função pública por não atender requisição

O MPF em Mossoró propôs uma ação de improbidade contra o atual prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Nunes Rego e outra contra a prefeita de Viçosa Maria José Oliveira. O motivo é o não cumprimento das requisições do MPF por parte das respectivas prefeituras, o que tem prejudicado as investigações de possíveis irregularidades praticadas com verba federal repassada aos municípios. As acusações podem levar Maria José de Oliveira e Leonardo Nunes Rego inclusive à perda da função pública.
Em julho de 2007, o MPF requisitou à prefeitura de Pau dos Ferros por meio de ofício o envio de documentação e cópia da prestação de contas referente ao uso de verba repassada pelo Ministério da Saúde em 2005 e 2006. Os recursos foram recebidos pelo município para execução do Programa Piso de Atenção Básica. Nenhuma resposta ou documentação foi enviada por parte da prefeitura. Um novo ofício foi enviado com o mesmo pedido, em agosto de 2008, também sem obter resposta.
Para a prefeita de Viçosa Maria José Oliveira, o MPF em Mossoró encaminhou também dois ofícios solicitando informações acerca de providências da atual gestão para corrigir irregularidades apontadas em um relatório da Controladoria Geral da União. O referido relatório analisou a aplicação dos recursos do Ministério dos Esportes repassados àquela cidade no ano de 2001. A primeira requisição foi enviada em novembro de 2008, tendo sido reiterada em março de 2009. De acordo com a ação, os esforços foram em vão, pois não houve qualquer resposta por parte da prefeitura.
"Vale ressaltar que, no mês de maio, o MPF em Mossoró enviou recomendações aos municípios em que atua, incluindo Viçosa e Pau dos Ferros, alertando sobre as possíveis consequências da recusa em atender as referidas requisições", diz a assessoria da Procuradoria da República do RN.
Para o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina as ações, Maria José Oliveira e Leonardo Nunes Rego deixaram de praticar, indevidamente, ato de ofício e ainda não prestaram informações, quando eram obrigados a fazê-lo. Por tais razões, além de perder a função pública, os atuais gestores municipais podem ter os direitos políticos suspensos por até cinco anos e serem proibida de contratar com o poder público pelo mesmo prazo, entre outras penalidades.
O desatendimento injustificado às requisições do MPF também caracteriza crime, com pena prevista de até três anos de reclusão e multa. Porém, somente a Procuradoria Regional da República da 5ª Região pode propor ação penal contra prefeitos em exercício, uma vez que possuem foro privilegiado. Dessa forma, o MPF em Mossoró encaminhou documentos para a PRR da 5ª Região analisar a natureza criminal da conduta praticada pelos dois.
Maria José Oliveira e Leonardo Nunes Rego não são os primeiros prefeitos a responder à ação por não cumprir requisições do MPF. Em agosto desse ano, o MPF em Mossoró encaminhou ação idêntica contra a prefeita de Água Nova Iliene Maria Ferreira de Carvalho. A ação de nº 2009.84.01.001246-6, proposta contra a prefeita de Água Nova, tramita na 8ª Vara da Justiça Federal.

DN.

Apenas 15 familias se enquadraram nos criterios do programa do leite no assentamento São Francisco

Apenas 15 famílias foram cadastradas no programa do leite no assentamento São Francisco, acontece que o programa assim como todos os programas tem seus criterios com isso foram cadastradas essas famílias, mais será feito outro levantamento com moradores vizinhos para aumentar esse numero.
O Programa do Leite se constitui num apoio nutricional as famílias carentes com prioridade para gestantes, nutrizes, desnutridos e deficientes, através da distribuição diária de 01 (um) litro de leite pasteurizado tipo C, por família.

Objetivo:

Reduzir as carências nutricionais de crianças, gestantes, nutrizes, desnutridos e deficientes, através da distribuição diária de 1 (um) litro de leite por família. Além de promover o aumento da pecuária no Estado e melhoria do rebanho e da produtividade, contribui para geração de ocupação e renda ao homem do campo.

Público alvo:
- Crianças - 6 meses a 3 anos
- Gestantes
- Nutrizes
- Desnutridos - até 6 anos
- Portador de Deficiência (incapacitado para o trabalho)
- Idosos a partir de 60 anos.

I Exposição do PETI está sendo sucesso em Cerro Corá-RN


As crianças de Cerro Corá bem que mereciam uma extensão de suas artes, com isso eles poderiam conseguir gerá ate renda para ajudar seus familiares, para isso é preciso incentivo e apoio.

Resolução que determina data para nova eleição da mesa diretora é públicada.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ-RN, no uso das atribuições regimentais, especificamente as contidas no Art. 23, inciso III e Art. 28 do Regimento Interno.

RESOLUÇÃO;

Art. 1º - Fica determinado que a eleição da Mesa Diretora para o Biênio 2011 a 2012 será realizada no dia 30 de outubro de 2009, na reunião Ordinaria.
Art. 3º - A Secretaria da Câmara no dia 30 de outubro funcionará das 08:00 às 18:30 horas para recebimento de registro de chapas.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua públicação.

Câmara Municipal de Cerro Corá-RN, 22 de outubro de 2009.

Antonio Ronaldo Vilar de Araujo.
Presidente.