terça-feira, 30 de novembro de 2010

A 3ª Vaquejada do ano em Cerro Corá, vem ai.

Ipueira, Timbaúba dos Batistas, Bodó e Santana do Seridó na lista dos 10 municípios menores do Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou os 10 municípios menores do Rio Grande do Norte. Do Seridó, quatro municípios fazem parte da lista: Ipueira, Timbaúba dos Batistas, Bodó e Santana do Seridó. Comparando com o trabalho de 2000, o IBGE detectou que dessas quatro cidades apenas Bodó teve sua população diminuída em 350 habitantes. Os outros três municípios aumentaram suas populações, embora com pouca significância.

Viçosa - 1.618
Ipueira - 2.074
Galinhos - 2.150
Monte das Gameleiras - 2.266
Timbaúba dos Batistas - 2.295
Taboleiro Grande - 2.317
Bodó - 2.425
Santana do Seridó - 2.526
Pedra Preta - 2.583
João Dias - 2.601

Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz têm mais habitantes morando nas comunidades rurais que na cidade

Ainda de acordo com o Censo definitivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três municípios do Seridó possuem mais habitantes em comunidades rurais do que pessoas que preferem morar na cidade. Exemplo disso é Cerro Corá, que tem 10. 916 habitantes, sendo que 6.176 moram na Zona Rural e 4.740 na Urbana. Lagoa Nova também tem essa característica. Dos 13.990 habitantes, 7.185 residem em comunidades e distritos rurais contra 6.805 que vivem na cidade.

Também com população habitacional maior na Zona Rural consta Tenente Laurentino Cruz. Lá existem 5.406 habitantes, dos quais 4.254 moram em comunidades rurais e apenas 1.152 residem na Zona Urbana. Tenente Laurentino foi criada há 17 anos, quando foi desmembrada de Florânia em 1993.

Comissão especial aprova emendas à proposta de novo Código Penal

A comissão especial que analisou a proposta de novo Código de Processo Penal (CPP) encerrou hoje (30) suas atividades com a aprovação de mais de 200 emendas ao texto. Entre os principais pontos aprovados pelos senadores estão as alternativas à prisão e as medidas cautelares. Segundo o relator, Renato Casagrande (PSB-ES), o juiz não precisará mais escolher apenas entre soltar ou prender um réu. “Ele vai poder ter alternativas agora, como o monitoramento eletrônico e a prisão domiciliar”, explicou Casagrande.

O texto do novo código também prevê o fim das prisões especiais para pessoas com curso superior. Apenas magistrados e promotores deverão ter direito a este privilégio, que estará previsto em legislação específica.

A vítima também terá um capítulo especial no novo Código de Processo Penal. Ela passará a ter direito de produzir provas e acompanhar o processo, além de ser avisada sobre a soltura do réu, quando for o caso. “O CPP terá um capítulo inteiro sobre a proteção da vítima. Antes ela não era lembrada, agora a vítima terá direitos”, afirmou o relator.

A diminuição dos recursos, que foi tema polêmico durante os debates do código, foi outro tema aprovado hoje na comissão especial. Segundo Casagrande, eles eram usados para atrasar o processo e agora alguns foram eliminados. “Atualmente quem tem um bom advogado não é julgado nem preso nunca, porque existem recursos que levam o processo ao infinito”, disse.

Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), uma polêmica ainda persistirá no novo Código Penal e deverá ser levantada nas discussões na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o papel das polícias Civil e Militar e do Ministério Público nas investigações ainda não está bem definido. “Por exemplo, nós já sabemos que a Polícia Militar tem um papel ostensivo, de evitar que o crime aconteça, e que a Polícia Civil investiga o crime na fase pré-processual. Mas geralmente as pessoas ligam para o 190 quando o crime já aconteceu e quem chega ao local não é o delegado e sim o policial militar. Precisamos esclarecer e discutir essas funções”, afirmou Mercadante.

Ainda de acordo com ele, na fase pré-processual quem preside o inquérito é o delegado de Polícia Civil. Fase em que o Ministério Público (MP) também poderá investigar, mas sempre pedindo informações ao delegado. Após o início do processo, quem passa a conduzir a investigação é o MP. Outra alteração é a separação entre o juiz que acompanhará as investigações e o que julgará o processo. O objetivo é garantir que o julgamento não seja contaminado pelo processo investigatório.

O novo CPP ainda precisa ser votado em turno suplementar no plenário do Senado. O relator conseguiu um acordo com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e líderes partidários para que a votação ocorra na próxima terça-feira (7). Caso seja aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Plano Nacional de Banda Larga é adiado para abril de 2011

A meta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) de levar a conexão em alta velocidade a 100 cidades ainda este ano foi adiada para abril do ano que vem. O presidente da Telebras, Rogério Santanna, disse hoje (30), durante a terceira edição do Fórum Brasil Conectado, que o motivo do adiamento foi a falta de tempo hábil para assinar os contratos com os fornecedores que já foram licitados.

Inicialmente, o governo planejava levar a banda larga de baixo custo às 100 primeiras cidades em novembro ou dezembro deste ano. Questionamentos judiciais sobre o PNBL também atrasaram a implantação do sistema.

A previsão de Santanna é que até a metade de dezembro todos os contratos sejam assinados. A Telebras celebrou até agora apenas dois contratos com fornecedores para o PNBL. O presidente garantiu também que ainda este ano algumas cidades próximas a Brasília podem ser atendidas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nossa candidata a conselho tutelar

Vamos votar em Lucineia para conselho tutelar dia 10 de dezembro, lembramos que você pode votar em mais 04 candidato.

Veiculo envolvido no assassinato de Edmilson Firmo é queimado próximo a delegacia em Cerro Corá/RN

O veiculo queimado foi usado por Francisco Jenivânio de Lima que assassinou no último domingo (21), o pai de familia Edmilson Firmo da Silva, de 38 anos e deixou sua esposa Selma Batista ainda hospitalizada com fraturas na perna.

Esse veículo encontrava-se recolhido ao lado do quartel da policia militar de Cerro Corá (Delegacia), e na madrugada deste domingo (28) por volta das 02:00 horas, os dois policiais que estavam de plantão os PMs. Morais e João Batista foram surpreendidos com os estalos do veiculo em chamas, os policiais utilizaram um mangueira para conter o fogo.

Os policiais informaram que a ação foi muito rápida e quem fez saiu em direção ao terreno próximo a delegacia, e como eles estavam apagando o fogo para evitar atingir a delegacia não tiveram como sair em diligência.

Sabemos que a população está consternada com o fato, mais não convém querer fazer justiça com as próprias mãos, disse um dos policiais.
blog Dj Aildo

sábado, 27 de novembro de 2010

Ministério de Dilma deve contar com pelo menos oito mulheres

Diante da intenção declarada da presidente eleita, Dilma Rousseff, de ampliar o número de mulheres no primeiro escalão de seu governo, além de Miriam Belchior - já confirmada no Planejamento - e da diretora da Petrobras Graça Foster, que deverá ter nova função, pelo menos outras seis deverão reforçar o time feminino na Esplanada. Ainda assim, o número de mulheres será inferior à quota de 30% que chegou a ser mencionada em reunião entre Dilma, o presidente Lula e o comando do governo de transição.

São citadas ou cotadas como ministeriáveis a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), para o Esporte; a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres ou a da Pesca; a senadora eleita Lídice da Mata (PSB-BA), que tem o apoio do governador Jaques Wagner e poderia ir para a Integração Nacional; a embaixadora Vera Machado para o Itamaraty; a ministra Márcia Lopes, que pode ser mantida no Desenvolvimento Social; e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), para a Secretaria de Direitos Humanos ou das Mulheres.

Dilma manterá outra mulher com poder no governo: a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

PMDB não deve indicar mulheres
Nas conversas com os aliados, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, pediu a todos nomes de mulheres para o futuro Ministério. Mas não devem surgir muitos outros. O PMDB, maior aliado, não deve indicar nenhum.

O PCdoB manifestou a disposição de manter o Esporte, hoje ocupado por Orlando Silva, que pode permanecer no cargo ou abrir espaço para Manuela D'Ávila, deputada federal mais bem votada no Rio Grande do Sul. Orlando Silva deverá comandar a Autoridade Pública Olímpica, que cuidará da organização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Com origem no movimento estudantil, a deputada gaúcha não é estranha no ninho esportivo. No momento, Manuela disputa as eleições para o Conselho Deliberativo do Internacional. Ela tem repetido que não recebeu convite e evita falar sobre eventual participação no Ministério de Dilma, mas apoia a disposição da presidente de aumentar a participação feminina.

- Foi uma pauta que a presidente colocou e vai representar uma mudança na cara do governo. Mas é uma decisão da presidente - disse a deputada gaúcha.

Líder do governo Lula no Congresso, Ideli termina seu mandato de senadora no fim de janeiro e é nome dado como certo na Esplanada, mas ainda não foi definida a pasta. Ideli, que é amiga de Dilma, disputou o governo de Santa Catarina, abrindo palanque para a petista no estado.

A gaúcha Maria do Rosário é outra petista próxima a Dilma e conquistou espaço na Câmara graças à sua atuação em direitos humanos e causas das mulheres. Embora Dilma tenha preferência pelo embaixador Antônio Patriota, o Ministério das Relações Exteriores poderá ficar com uma mulher, e o nome mais forte é o de Vera Machado.

Ex-prefeita de Salvador, Lídice da Mata tem currículo para ter cargo na Esplanada, não se sabe qual ainda. Seu padrinho político, Jaques Wagner, briga para indicar o novo ministro da Integração Nacional, pasta que foi ocupada pelo seu desafeto Geddel Vieira Lima. Mas o petista baiano ainda precisa brigar por essa pasta, disputada pelo PSB.


Da Agência O Globo

Etá vida boa a de ex-presidente

Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, a partir de janeiro do próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor.

A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm direito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institucional, além de dois carros oficiais. Lula, assim como os outros que o antecederam, também terá outros dois assessores. Todos os funcionários são custeados pela Presidência da República e lotados na Casa Civil e receberão gratificações além de seus salários básicos.

Os presidentes não recebem nenhum tipo de pensão quando deixam o cargo. Em caso de morte, contudo, as viúvas têm direito a uma pensão equivalente às das viúvas de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor é o mesmo do salário de um ministro do Supremo, atualmente R$ 26.723,13, e é vitalício. A viúva não poderá acumular esse rendimento com nenhum outro tipo de pensão pago pela União, podendo escolher com qual ficará, se for o caso.

Ao todo, dois decretos presidenciais e um do Congresso Nacional regulamentam os benefícios aos quais os presidentes da República têm direito quando deixam o cargo. O primeiro, de 1986, do Congresso, promulgado pelo então presidente do Senado José Fragelli. O segundo decreto foi assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo, em janeiro de 1992. O último decreto foi do presidente Lula, em 2008. Todos eles se complementam e redundam na regulamentação dos mesmos benefícios.

O Brasil tem atualmente quatro ex-presidentes da República vivos: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Todos eles participam ainda ativamente da vida política do país. Os dois primeiros são senadores da República, sendo Sarney presidente do Senado Federal. Itamar Franco também venceu as últimas eleições para a Casa Legislativa e assume o cargo de senador a partir de janeiro. Apesar de não exercer nenhum cargo eletivo, Fernando Henrique Cardoso atuou com seu partido, o PSDB, nas últimas eleições presidenciais.


Da Agência Brasil

Coca-Cola abre 136 oportunidades de emprego no RN

A Norsa, empresa fabricante dos produtos Coca-Cola no Rio Grande do Norte, está com seleção aberta para preencher 136 vagas temporárias na sua fábrica em Macaíba, para cargos de auxiliar de produção, auxiliar de entrega, motorista, auxiliar de distribuição e operador de produção. Também estão sendo ofertadas vagas na Bahia, Ceará e Piauí, totalizando 715 oportunidades de emprego.

O pré-requisito mínimo para os candidatos é ter o ensino médio. A empresa oferece como benefícios assistência médica e odontológica, vale transporte, ticket refeição e cesta básica.

Os interessados podem participar da seleção até 15 de dezembro, enviando o currículo para o e-mail sducurriculos@norsa.com.br ou fazendo o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os que atenderem o perfil exigido deverão ser chamados para entrevista.

Diretores de escolas municipais de Cerro Corá e servidores publico em noite de expectativa na câmara..


A noite de sexta-feira sempre acontece a sessão na câmara municipal em Cerro Corá, isso todo mundo na cidade sabe, mas muitas vezes poucas pessoas participam das sessões a não ser quando se vai falar em salário e recursos, pois bem surgiu uma notícia nos bastidores da administração que os servidores, fornecedores,comissionados e outros só receberiam seus vencimentos se os parlamentares aprovassem um projeto de Lei de autoria do executivo que solicitava do legislativo autorização para abrir crédito especial à Lei 661, de 07/01/2010, orçamento Geral do Município de Cerro Corá/RN, retroativo ao dia 1º de janeiro de 2010.

Essa noticia surgiu como um efeito explosivo entre a classe funcional, eles foram para a sessão em bom numero, iniciada a sessão lida a ordem do dia apresentados os requerimentos e defendidos pelos autores, vem então os projetos de leis, que eram dois na pauta, o presidente Ronaldo Vilar expôs que a Comissão analisou com cuidado o citado projeto de Lei e com objetivo de garantir a governabilidade e transparência, chegaram a conclusão de que, sem essa autorização as ações do governo municipal serão penalizadas, foi apresentada uma emenda que impossibilitava a retroativa a 1º de janeiro, e sim a partir da data em que foi dado entrada o projeto, data de outubro de 2010, e teve apresentação do projeto no completo.

Colocado em votação o projeto de Lei nº. 020/2010, dos 08 vereadores presentes 07 votaram favoráveis com a emenda e 01 aprovou o projeto de forma retroativa.

O presidente da Câmara Ronaldo Vilar explicou que o projeto ainda não havia sido votado antes devido o próprio poder executivo que segundo ele, solicitou que alguns vereadores não participassem de uma sessão onde seria votado o projeto, todos sabiam que haveria emenda.

O projeto de Lei nº. 021/2010 que solicitava ao legislativo a prorrogação nas eleições para diretores de escolas do município, também estava na pauta, um dia antes os vereadores se reuniram com o sindicato dos professores, onde foram esclarecidos a respeito do processo, pois bem, colocado em votação 06 vereadores foram favoráveis a prorrogação do mandato da atual diretoria por mais um ano e apenas 02 vereadores pretendiam que a prorrogação fosse por apenas 03 meses.

Ao final todos saíram vencedores os vereadores por cumprirem seu dever, os servidores e diretores por serem beneficiados por mais um ano.
Fonte dj Aildo.

3ª VAQUEJADA DE CERRO CORÁ ESSE ANO VEM AI

Assis Aquino já confirmou a realização da 2ª Vaquejada do Parque Francisco Canindé, no Sítio Várzea dos Félix, e a terceira do município em 2010. O evento acontecerá nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, a chamada "Vaquejada Natalina".Na Morada Nova Casa Show traz como principal atração a Banda Forró Cavalo de Aço comandada pelo forrozeiro Assum Preto.
Sábado (18)
Forró Cavalo de Aço/Assum Preto
Pode Balançar
Forrozão Bate Coxa

Domingo (19)
Pisada de Bakana
Forrozão Só o Míi

A premiação total da competição
para a vaqueirama será de R$ 5,5 mil.
Fonte dj Aildo.

Próximo governo terá R$ 8 bi para aplicar em segurança pública

A cenas de violência registradas nos últimos dias, no Rio de Janeiro, com o combate direto entre traficantes e a tropa de elite da Polícia Militar, apoiada por soldados e equipamentos das Forças Armadas, retoma o tema da situação da segurança pública amplamente debatido durante a campanha eleitoral. Em 2011, a presidenta eleita Dilma Rousseff terá aproximadamente R$ 8 bilhões disponíveis para o setor em recursos orçamentários a serem aplicados em todo o país.

Esse volume de recursos poderá será ainda maior. A Comissão Mista de Orçamento ainda analisa os recursos relativos às emendas do projeto orçamentário, ao todo 10.040, que definirão as prioridades do Poder Legislativo. O levantamento feito pela liderança do PT.

Dos R$ 8 bilhões propostos pelo Executivo no projeto orçamentário, apenas R$ 1,2 bilhão estão classificados como investimentos. Os técnicos ressaltam, entretanto, que R$ 2,8 bilhões separados para custeio e R$ 3,9 bilhões para pessoal dão suporte aos investimentos.

Além disso, do total de recursos destinado para segurança pública, 99% estão carimbados na rubrica “nacional”, ou seja, ficará a cargo do Executivo definir para que estado ou áreas serão destinados os recursos. Isso, destacam os técnicos, inviabiliza qualquer análise regional, ou seja, não é possível avaliar ainda para onde irão os recursos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DANIELLE DUARTE VIAJA PARA O PERU

A atleta Daniele Duarte de Cerro Corá Viaja neste sábado (27/11) para o Peru, em busca de mais uma medalha inédita para nosso município. Depois de conquista a 1ª medalha de ouro nas OLIMPIADAS ESCOLARES BRASILEIRAS em Fortaleza CE, em setembro passado. Danielle vai tentar mais um feito histórico para a cidade de Cerro Corá. Danielle vai disputar OS JOGOS SUL-AMERICANOS ESTUNDANTIS DE 2010, na cidade de Lima no Peru. A sua prova será o arremesso de peso. Atualmente Dani é a campeã brasileira nessa prova com a marca de 11,53 m e tentará melhorar sua marca nessa competição.

Danielle Duarte embarca no próximo sábado dia 27/11 para São Paulo, onde se integra a delegação brasileira no Hotel Mônaco Convention e segue para Lima dia 28/11 as 20:00 horas o seu retorno tá marcado para o dia 04/11.

O professor Edilson Oliveira acredita numa boa participação de Danielle no sulamericano, ela está bem treinada e num crescente, desde de setembro que ela vem melhorando sua marca e temos chances de trazer uma medalha para nosso estado e para o Brasil.

Anatel acaba com limitações para mercado de TV a cabo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (25) mudanças no Planejamento do Serviço de TV a Cabo, que acaba com a limitação do número de emissão de outorgas para empresas em cada localidade e com a necessidade de licitação para a concessão.

Cada outorga deverá custar R$ 9 mil e poderá ser dada para atuação em mais de um município. A Anatel vai elaborar uma regulamentação específica estabelecendo condições para as novas concessões, que podem ser em relação a limites ou a encargos, como já foi adotado na abertura do mercado de telefonia fixa e na licitação de telefonia celular de terceira geração.

A intenção da Anatel com a abertura do mercado é aumentar a competição e contribuir para a massificação do serviço de TV por assinatura, que hoje atende a 9 milhões de assinaturas. O relator da proposta, conselheiro Jarbas Valente, prevê que em um ou dois anos o preço dos serviços diminua. “Quanto mais operadoras tiver, de maior porte, isso gera escala, e os preços caem. O usuário final vai ter serviços de mais qualidade e menor preço, não só nos grandes centros, mas também em todos os locais do país”.

Valente lembrou que a revisão do planejamento do setor é necessária, pois as condições do mercado são distintas das de 15 anos atrás, quando as primeiras regras foram elaboradas. “Toda vez que liberamos mercado é natural que haja reclamações, porque quem está no mercado quer ficar sozinho. Mas nossa decisão tem embasamento jurídico, não passamos por cima de nada”.

O novo regulamento será submetido à consulta pública, e as regras serão aplicadas em seis meses aproximadamente.

Ontem (24), a Anatel aprovou a retirada da cláusula que proíbe empresas de telefonia fixa de atuar no mercado de TV por assinatura, que atualmente consta dos contratos de concessão firmado com as operadoras.

Secretaria de Saúde do Estado lança mobilização contra a AIDS

A Secretaria do Estado da Saúde Pública lançou na tarde desta quinta-feira (25) a mobilização “Fique Sabendo”, para o Dia Mundial de Luta contra a Aids no Rio Grande do Norte, no próximo dia 1º de dezembro.

A ação é uma mobilização de incentivo ao teste da AIDS (por meio do teste rápido), que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia e provocar mudanças de atitude, com foco na prevenção ao HIV.

A exemplo do ano passado, a ação “Fique Sabendo” terá uma estrutura fixa montada no cruzamento das avenidas Romualdo Galvão e Aminta Barros, no período do Carnatal. No local serão distribuídos aproximadamente 50 mil preservativos por dia, o que corresponde a 200 mil ao final da festa.

Outra ação está diretamente ligada ao teste de HIV. De acordo com Sônia Cristina Lins, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, serão viabilizados entre 150 a 200 testes por dia.

“Toda a campanha é de livre e espontânea vontade das pessoas que são atendidas. Os teste saem em 15 minutos e, caso seja positivo, nós vamos encaminhar o indivíduo para o início do tratamento, deixando claro que não fazemos apenas o diagnóstico”, falou.

Aids no RN
Sônia Cristina destacou que os números da Aids no Rio Grande do Norte e apontou, que apesar da estabilização do quadro nos últimos anos, é possível verificar fatos importantes com a feminilização da doença, interiorização e queda de proporção de números de casos de homens e mulheres.

“No início da doença,tínhamos 20 homens para uma mulher. Hoje esse número ficou de 2 para 1. Outra constatação é que todos os anos verificamos que pelo menos um município do interior registra caso de AIDS, o que é uma preocupação.

Jornalistas elegem Robinson Faria e Ricardo Mota

O Comitê de Imprensa da Assembleia elegeu, esta tarde, o parlamentar da 59a Legislatura e o Parlamentar do ano.

36 jornalistas votaram, o deputado e presidente da Casa, Robinson Faria foi eleito o melhor de toda a legisaltura com 25 votos.

Ricardo Mota foi eleito o paralamentar do ano de 2010. As homenagens serão feitas no próximo dia 09 de dezembro.

DO TL: Por coincidência, ou não, Ricardo Mota é o deputado mais cotado para ser o sucessor do deputado Robinson na presidência da Casa.

Presidente da Câmara de Cerro Corá vereador Ronaldo Vilar concede entrevista na FM 104

O presidente da Câmara Municipal vereador Ronaldo Vilar foi o entrevistado de hoje na rádio comunitária Liberdade FM 104 no programa do DJ Manynho, esse programa tem fins policiais e como estreou essa semana depois de um assassinato que abalou toda a população, e depois da participação do Sargento Adaildo que por duas vezes participou do programa, Ronaldo foi o convidado do dia, ouvintes ligaram perguntando a respeito do trabalho do legislativo na área de segurança, e foram respondidos, ele ressaltou que o legislativo tem o papel de solicitar as ações e não de executar, por isso muitas vezes a população imagina que eles não fazem nada, já foram cobrados ao executivo lombadas, redutores de velocidade, criação da guarda municipal, criação de conselho de combate as drogas e a criação de gabinete de gestão entre outros.
A questão do apadrinhamento é um problema individual, mas que cada poder deve exercer o seu papel e realizar suas ações, disse.
Quero acrescentar que nosso trabalho é para defender o interesse da população e não do individualismo pessoal.

Câmara é convocada para reunião com o SINTE - CC

O presidente da Câmara vereador Ronaldo Vilar, convidou os senhores vereadores e a vereadora para uma reunião com os membros do núcleo de Cerro Corá que fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte - SINTE, com o objetivo de discutirmos o Projeto de Lei que prorroga provisoriamente o prazo de mandato da eleição das Escolas Municipais por mais um ano de mandato. Será realizada na Câmara Municipal, nesta quinta-feira(25) ás 19:00 horas.
É de suma importância a reunião para que possamos dar continuidade e melhorar as atividades desenvolvidas por este Poder.

Caso Edmilson Firmo

Hoje pela manhã nosso blog conversou com o Sargento Adaildo Benedito a respeito do caso da morte de Edmilson Firmo, fato ocorrido no ultimo domingo em Cerro Corá, segundo Adaildo que está pessoalmente cuidando do inquérito policial, o acusado do crime já foi ouvido, assim como os ocupantes do veiculo no dia do crime, como ainda está em fase do inquérito não foram relatados os testemunhos, Ainda hoje Adaildo entregará o inquérito com os fatos e as pessoas já ouvidas ao juiz da vara da justiça da comarca de Currais Novos Dr. Valdir Flávio.

O acusado encontra-se sob cuidados médicos ainda, e não foragido como comentaram na cidade, existe uma preocupação por parte do próprio sargento Adaildo nesse tocante, ele nos informou que não vai medir esforços para que esse caso seja resolvido de forma a responder o anseio da sociedade.

Ontem o Capitão Egidio, comandante da 1ªNPRE de Currais Novos esteve aqui em Cerro Corá, conversou com o prefeito Raimundo Marcelino, o Novinho e se prontificou que constantemente Cerro Corá receberá o efetivo de Transito.
Fonte : blog dj Aildo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Assembleia aprova obrigatoriedade de diploma na administração estadual

O legislativo estadual aprovou na sessão desta terça-feira (23) o projeto que torna obrigatório que os cargos de jornalista na administração do Governo do Estado sejam preenchidos por jornalistas diplomados. Criado em maio deste ano pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e subscrito pelo deputado Paulo Davim (PV), o projeto foi aprovado por unanimidade na Casa.

O próximo passo agora é encaminhar o projeto para sanção e regulamentação do Governo do Estado. O artigo segundo do projeto diz que caberá às instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos estaduais incluírem nos seus editais a informação sobre a exigência do diploma de jornalismo.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Nelly Carlos, acompanhou a votação do projeto.

Para Fernando Mineiro, o projeto garante a valorização profissional dos jornalistas e traz benefícios para o trabalho no Governo do Estado. O mesmo projeto já foi aprovado na Câmara Municipal de Natal e é válido para os órgãos da Prefeitura de Natal.

A postura adotada pelo Rio Grande do Norte segue os outros estados do Brasil onde há exigência do diploma para o cargo de jornalista.

RN terá R$ 274 milhões para emendas ao orçamento federal

As emendas dos parlamentares ao orçamento federal destinadas ao Rio Grande do Norte somam R$ 274 milhões em 2011, valor que será aplicado em projetos de infraestrutura, saúde, educação através de propostas individuais ou de consenso. Esse foi o tema abordado durante entrevista desta quarta-feira (24) no Jornal 96, da 96 FM com o deputado federal Betinho Rosado que explicou como funciona a votação.

“As emendas individuais para cada deputado somam R$ 13 milhões, vezes a quantidade de deputados e mais os R$ 170 milhões para emendas de consenso. Depois, a bancada tem direito a 18 emendas e o que se convencionou que cada deputado escolhe, aportando recursos e mais sete emendas – de consenso – entre os deputados”, explica.

Ontem, a bancada federal esteve reunida com associações e entidades para discutir as prioridades e conhecer as demandas do Estado. Para Betinho Rosado, a reunião foi uma boa oportunidade para ouvir os detalhes de cada projeto e hoje será o dia em que os deputados vão apreciar as propostas. “A reunião foi boa e serviu para que a sociedade potiguar, as entidades, as organizações apresentassem as reivindicações que passam pelas solicitações de verbas adicionais, como verbas para reforma da UFRN, da Justiça do Trabalho e recursos para construção das suas sedes próprias”, destaca Betinho.

O deputado contou ainda que os representantes do setor de Turismo do Estado também reivindicaram recursos para aplicar em propaganda para divulgação das belezas naturais do Rio Grande do Norte e do interior. “Começamos a atender reivindicação dos prefeitos, das universidades e do próprio Governo do Estado”, disse.

Betinho Rosado (DEM) explicou ainda que esse é o momento de indicação, mas que o “grande nó” é a questão da execução. “A quantidade é grande e vem de diversas fontes: funcionários do INSS, fundo de participação estadual, transferência de recursos da área da saúde e outros. A área de manobra é de R$ 170 milhões de reais, mais R$ 13 milhões de cada deputado, recursos que são “mexidos” através das emendas e de transferências voluntárias para implementar ações”, argumenta.

Sobre a participação do atual governador do Estado, Iberê Ferreira (PSB) e da senadora eleita como governadora para os próximos quatro anos, Rosalba Ciarlini (DEM) na reunião junto com a bancada, Betinho contou detalhes. “O governador Iberê disse que não estava pra sugerir, quem deveria fazer isso era a nova governadora, mas ele ressaltou algumas ações que estão em andamento, para que as ações não sofram problemas de continuidade”, detalhou.

Ele disse ainda que a prioridade de Rosalba é manter as obras que estão em andamento e depois, fazer obras de infraestrutura, agricultura e irrigação e comentou a importância de investir em segmentos produtivos. “Em 2003 o Rio Grande do Norte exportava frutas cinco ou seis vezes mais do que o Ceará. Agora, eles exportam mais do que o nosso Estado”, contou.
no minuto.

Resultado do gabarito da prova seletiva e os classificados para conselheiro tutelares do municipio de Cerro Corá/RN

01

B

02

A

03

C

04

B

05

D

06

A

07

ANULADA

08

C

09

B

10

C

A relação abaixo são dos que foram classificados por atingirem a media da prova, os detalhes e maiores informações procurem a comissão.

Classificados:
01 = ANA LÚCIA CANÁRIO DE BRITO
02= CACÍLIA MÔNICA DE MEDEIROS
03= FRANCISCO TEIXEIRA DE CARVALHO
04= GEANE SOARES DOS SANTOS MEDEIROS
05= JANAINA DA SILVEIRA SOARES
06= LUCINEIA MARIA BATISTA
07= MARIA CLARICE PEREIRA FERNANDES
08= MARIA ZILDETE DA SILVA
09= NADJA KELLIANE DA SILVA CAVALCANTE
10= ROSA MARIA DA SILVA
11= PRISCILLA CAYALLY FERNANDES DA SILVA
12= RAFAEL CESAR OLIVEIRA DE ARAÚJO
13= RÂNIA AMARO PEREIRA FAUSTINO
14= SYNARA MARIA FERNANDES CAMILO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projetos para sanear 100% os municípios de Assú, Caicó e Macaíba são apresentados ao Ministério das Cidades

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está solicitando recursos ao Ministério das Cidades para deixar os municípios de Caicó, Assu e Macaíba com 100% de esgotamento sanitário por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os projetos foram aprovados em primeira fase e nesta segunda-feira (22), o diretor-técnico da Companhia, Clóvis Veloso Freire e o gerente de projetos, Josildo Lourenço, farão a apresentação da viabilidade dos projetos para aprovação dos recursos no valor de R$ 65 milhões.

A Caern dividiu o sistema de esgotos de Macaíba em seis setores denominados tecnicamente de Bacias, considerando as condições topográficas da cidade. Nas Bacias (setores) 1, 2 e 3, que contemplam os bairros do Centro, Monte Líbano, Bairro da Raiz, Campo das Mangueiras, parte de Campinas e Caranguejo, a empresa já implantou 82% da rede coletora.

Cidade que tem crescido em função de integrar a região metropolitana de Natal, o projeto de Macaíba, está orçado em R$ 10 milhões para contemplar todo o município. As ações de esgotamento sanitário em áreas de expansão são necessárias para acompanhar o adensamento populacional e garantir saneamento gerando saúde e mais qualidade de vida para os habitantes.

Para a cidade de Caicó estão sendo solicitados R$ 44 milhões para complementação da implantação do sistema de esgoto em toda a cidade. Já as bacias 1, 2 e 3 que contemplam os bairros Penedo, Centro, Acampamento e Paraíba já estão em fase de implantação com recursos obtidos do Pró-Saneamento.

Para a cidade de Assu estão sendo solicitados R$ 10 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Atualmente já estão em execução as obras do Centro, Bela Vista, Novo Horizonte, Centro, São João, Cohab, Frutilândia e Vertentes. Tanto Caicó, como Assu, integram a área a ser contemplada pela transposição do Rio São Francisco e são áreas essenciais para a implantação de esgotos, daí a importância deste projeto.

Na última sessão apresentei o REQUERIMENTO Nº 140

MATÉRIA PARA A 20ª SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL ORDEM DO DIA 19/11/2010

TIPO

DESCRIÇÃO

AUTOR

MOVIMENTAÇÃO

Requerimento

n° 139/2010.

Solicitando ao Sr. Prefeito Municipal, para que sejam efetuada a venda dos carros pertencentes a Saúde do município que estão sem serventia, e com o valor arrecadado comprar consultório móvel odontológico.

Ver. Manoel de Claúdio

Apresentação

E

Aprovado c/ 05 votos a favor

Requerimento

n° 140/2010.

Requerimento

n° 141/2010

Solicitando ao Sr. Eng. Peterson da Cosern, substituição de um transformador monofásico por um trifásico, no sitio Baixa Verde II, Resd. José Pedro Sobrinho.

Solicita ao Sr. Prefeito Municipal, para que sejam providenciados crachás de identidade para os funcionários publico municipal.

Ver. Rubens Pereira

Ver.

Aldo Maciel

Apresentação

Aprovados

Projeto de Lei

Nº005

Denomina de Centro Cirúrgico Agenor Alves Feitosa o centro cirúrgico do hospital Maternidade da Unidade Mista Clotilde Santina, e da outras providencias.

Ver.

Evilásio

Votado e aprovado