segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mundo atinge hoje marca de 7 bilhões de pessoas

Esta segunda-feira é o dia em que a população mundial atinge 7 bilhões de pessoas e será comemorado em várias cidades do mundo. Os nascimentos de bebês em diferentes localidades simbolizam o marco histórico.

Nas Filipinas, a data já foi comemorada, tendo como símbolo o nascimento de Danica Maio Camacho. Ela nasceu nesse domingo (30), dois minutos antes da meia-noite. Porém, para os médicos, o nascimento deve ser comemorado como se fosse hoje. Atualmente, a expectativa média de vida é 68 anos, nos anos 1950 era 48 anos.

Os especialistas, no entanto, não conseguem determinar com precisão onde nasceu ou vai nascer o cidadão de número 7 bilhões. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até a metade deste século o número vai triplicar. Para a ONU, é fundamental que os governos invistam mais em planejamento no que se refere a alimentos, à água, energia e maior produção de lixo e poluição.

Com uma população de 13 milhões de pessoas, na Zâmbia, no Sul da África, o desafio do governo é o altíssimo número de nascimentos. A estimativa é que esse número triplique até 2050 e chegue a 100 milhões até o fim do século, fazendo com que o país tenha uma das populações que mais crescem no planeta.

Escola Estadual Querubina Silveira realizará eleição para diretor

Escola Estadual Querubina Silveira realizará sua eleição para escolher a nova direção para o biênio 2012/2013 no próximo dia 17 de novembro e apenas o responsável pela matricula do aluno e o próprio aluno terão direito ao voto.

Atualmente a direção está sob o comando dos professores Tenan que tem como vice diretora Ritinha, mas agora eles resolveram separa - se, Ritinha e Suelene formaram a Chapa 2, enquanto que Tenan e Junior de Lila formam a chapa 1.

Os candidatos estão em plena campanha pelas ruas e comunidades do município em busca de votos, aqui em Cerro Corá, se tem algo que o povo gosta é de eleição, se não houver campanha não presta.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA PARA O DIA DE FINADOS EM CERRO CORÁ/RN

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA PARA O DIA DE FINADOS EM CERRO CORÁ/RN

+ Missa no cemitério publico São João Batista às 07:00 horas
+ Missa no cemitério publico do Povoado Albino(Zona Rural) às 10:00 horas
+ Missa no cemitério publico São João Joaquim no Bairro Tancredo Neves às 16:00 horas
+ Missa no cemitério publico São João Batista às 17:30 horas

Convite / Programação – Projeto Família na Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga

PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
EMSAN- ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIANA ALVES NÔGA ENSINO FUNDAMENTAL

PROGRAMAÇÃO
DATA - 01/11/2011
Abertura: 08h30min
Grupo de flautas do PETI;
Acolhimento com o grupo do
PROERD;
09h00min - Abertura da escola para
visitação;
10h00min - Palestra com o tema:
Relação pais e filhos (Equipe
PROERD)
Turno vespertino
Ciclo de Palestras
13h00min - Como é o comportamento
do meu filho hoje? (Psicóloga
Jaqueline Lizete)
14h00min - Abuso sexual (Psicóloga
Michele Porfírio Nunes)
15h00min - Câncer de mama e colo do
útero (Enfermeira Carla Cilene A.
Dantas)
OUTRAS ATIVIDADES
 Aplicação de flúor e orientação
sobre a saúde bucal;
 Cortes de cabelo;
 Sobrancelha;
 Sala com o tema “Revivendo os
velhos tempos”
 Sala de artes;
 Jogos de mesa;
 Atividades recreativas;
 Informática;
 Controle da pressão arterial;
 Exame de glicemia;
 Emissão do cartão SUS;
 Mostra de talentos;
 Atualização de Vacinas.
 Mostra literária na biblioteca da
Escola
ENCERRAMENTO
16h00min - Apresentação da peça de
teatro “Sonho de Alice” (Alunos da
EMSAN).
Benção Final:
Padre JOCIMAR DOMICIANO DE ARAÚJO.
PARCEIROS:
CÂMARA MUNICIPAL

Requerimentos apresentados dia 29 de outubro de 2011

REQUERIMENTO Nº 173 / 2011

Requeiro dentro dos preceitos regimentais, e depois de ouvido o plenário que se faça oficio em forma de apelo ao Excelentíssimo Prefeito Municipal desta cidade, para que seja concluída as obras do calçadão da Rua Antonio Henrique Pereira Vila Tupã, fazendo a drenagem das águas, que quando chove as águas oriunda das chuvas entram dentro das residências trazendo prejuízo e desconforto dos que ali moram.

JUSTIFICATIVA

O autor justifica esta iniciativa, tendo em vista que os moradores desta Rua necessitam de uma melhor qualidade de vida, pois com esta ação ira desaparecer as enchentes das águas oriundas das chuvas dentro das suas residências causada pela construção deste CALÇADÃO.

Na certeza de ser atendido por V. Exa. Apresento meus protestos de estima e consideração.

Sala das Sessões, 28 Outubro de 2011.

Rubens Pereira de Araújo Júnior

Vereador Autor

REQUERIMENTO Nº. 174 / 2011

Rubens Pereira de Araújo Júnior, vereador com assento a esta Câmara, requer que depois de ouvido no plenário, que seja encaminhado um ofício ao Eng. Tarso lotado no O.E.S (COSERN), para que seja contemplado no programa de universalização uma extensão Secundária com implantação de 02 postes , para atender os Proprietários rurais José Nilson Olegario CPF: 038257164-90 , RG: 3144486-RN e Francisco Aldeir dos Santos CPF: 045514474-55 , RG: 002277380-RN no Sitio Vazea dos Felix Zona Rural.

OBS: Visinho ao campo de Futebol.

JUSTIFICATIVA

O autor justifica esta iniciativa, tendo em vista que os moradores desta localidade necessitam de energia elétrica para ter uma melhor qualidade de vida.

Com a certeza de estar contribuindo para o bem estar de seus munícipes, neste termo,


Sala das Sessões, 28 de Outubro de 2011.


Rubens Pereira de Araújo Júnior

Vereador Autor

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara Municipal funcionará nesta sexta e aumentará o feriado do servidor na segunda, terça e quarta

Apesar do feriado pelo dia do servidor publico, a Câmara Municipal de Cerro Corá estará funcionando nesta sexta-feira, inclusive com sessão a noite, acontece que o presidente resolveu fazer melhor, na segunda será o feriado, na terça ponto facultativo e na quarta feriado de finados.

Com tudo isso nesta sexta-feira (28) haverá sessão e estarei defendendo mais requerimento em prol dos Cerrocoraenses.

Infidelidade partidária é o argumento de promotores para apuração se detentores de mandatos tiveram “justa causa”

Não é só a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) que anda ajuizando ações por desfiliação sem justa causa. No Rio Grande do Norte, são dezenas de questionamentos por parte de suplentes e partidos. Nesta quarta-feira (26), quatro ações pedem a perda dos cargos do prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva, dos vereadores Wlademir Carlos da Silva e Paulo de Lima Ferreira, do mesmo município, além do vereador de Areia Branca José Nazareno de Lemos. Todos trocaram de partidos, sem antes terem em mãos uma “justa causa”.

Em vários municípios do interior, o Ministério Público Eleitoral também vem tomando providências. No Seridó, a 20ª Zona Eleitoral, provocada por suplentes de Lagoa Nova, já chegou até pedir justificativa aos vereadores Ivamar Domingos e Toinhão Pereira, que deixaram o PSB e assinaram a ficha do PMDB. O prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira e o vereador Francisco de Assis Batista, também correm o risco de perder os mandatos. A Procuradoria Regional Eleitoral ingressou com duas ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), pedindo a perda dos respectivos cargos eletivos, em virtude de desfiliação partidária sem justa causa.

Ex-governadora Wilma será reconduzida à presidência do PSB-RN

A ex-governadora Wilma de Faria será reconduzida à presidência do Diretório do PSB-RN neste sábado, durante o Congresso Estadual do partido.

O evento será realizado na Assembléia Legislativa, a partir da 9h, e também será eleita a nova Comissão Executiva. Na ocasião, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza também será reeleito vice-presidente estadual.

O Congresso terá a participação de dirigentes e filiados de todo o estado, mas é aberto a todos que queiram participar.

Fátima Bezerra vai reunir gestores municipais para discutir OGE 2012


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) reunirá vereadores do partido, gestores municipais e militantes dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte para fazer uma discussão e dar orientações sobre o orçamento participativo ao OGE 2012 para municípios com até 50 mil habitantes.

A inovação é iniciativa do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), relator Geral do Orçamento.

O relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012 determina que a emenda deve ser definida em audiência pública promovida conjuntamente pela Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, com ampla divulgação e participação social.

A reunião será realizada no auditório da Câmara de Diretores Lojista de Natal, localizada na Rua Ceará Mirim 322, Tirol, às 09h30 da próxima quinta-feira, dia 03 de novembro.

Para os 159 municípios do Rio Grande do Norte com menos de 50 mil habitantes, essa inovação ao UGU significará aporte de R$ 66,1 milhões em investimentos em obras preventivas de desastres, estruturação da rede básica de saúde, ações de infraestrutura urbana, construção de escolas de educação infantil e recuperação de escolas públicas.

Novo ministro do Esporte diz que evitará convênios com ONGs

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje (27) que evitará convênios com organizações não governamentais (ONGs) na pasta que assumirá na próxima segunda-feira. O ex-ministro, Orlando Silva, deixou o cargo após denúncias envolvendo organizações que eram contratadas para executar programas do ministério.

As suspeitas eram de desvios de verbas e favorecimento de ONGs ligadas ao PCdoB, partido de Rebelo e de Orlando Silva. “Como ministro não pretendo fazer convênios com ONGs”, disse Rebelo em sua primeira entrevista coletiva como ministro.

Rebelo promoverá mudanças na equipe ministerial. Assessores próximos a Orlando Silva também foram envolvidos em denúncias. Rebelo evitou responsabilizar funcionários com cargos de confiança no ministério pelas ações suspeitas de fraude. “A mudança não significa a condenação de ninguém. As investigações terão curso com o apoio e ajuda do ministério”.

O ministro também rebateu denúncias divulgadas hoje no jornal O Estado de S.Paulo de que ele teria recebido doações para sua campanha de deputado de empresas que patrocinam a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele disse não se lembrar de todas as doações que recebeu, mas garantiu que isso não afetará o seu trabalho no Esporte.

“Não atingirá e não atingiu minha independência”. Da mesma forma, Rebelo disse que manterá a independência na relação com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), com quem irá tratar de todos os detalhes da organização da Copa do Mundo de 2014, e defenderá a aprovação da Lei Geral da Copa e de outros projetos de interesse do governo em relação ao evento e às Olimpíadas.

Rebelo deixa a vaga de deputado federal por São Paulo para o suplente, o petista Vanderlei Siraque, que foi deputado estadual e vereador em Santo André (SP).

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no CE

O Ministério da Educação (MEC) vai anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do certame. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A direção do Colégio Christus acredita que os estudantes devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.

Para o MEC, o fato configura quebra de isonomia e, por isso, há a necessidade de aplicar uma nova prova para os alunos do colégio. O ministério informou ainda, em nota, que, em caso de envolvimento da instituição de ensino ou de terceiros, “manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente”. A Polícia Federal continuará investigando o caso.

Da Agência Brasil

Governadora concede aumento aos professores do Estado

A governadora Rosalba Ciarlini aumentou a remuneração dos professores do Estado. De acordo com o Diário Oficial desta quarta-feira (26), os magistrados do RN com carga horária de trabalho de 30h terão os salários readequados, de acordo com as classes e níveis que ocupam no quadro funcional. As alterações nos salários dos professor são referentes aos meses de setembro, outubro,novembro e dezembro, e serão pagos em parcelas.

Em gafe, apresentadora da Globo chama Dilma de 'a presidente Lula'

Durante o telejornal Bom Dia Brasil nesta quarta-feira (26), a apresentadora Renata Vasconcelos chamou a presidente Dilma Rousseff de "presidente Lula".

Os apresentadores comentavam a decisão do Senado de facilitar o acesso a documentos públicos nos três Poderes da República.

Dilma deve nomear interino para lugar de Orlando Silva, diz Gilberto Carvalho

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, informou que a presidenta Dilma Rousseff deverá nomear o secretário executivo da pasta, Waldemar Manoel Silva de Souza, para o Ministério do Esporte, no lugar do ministro Orlando Silva, que pediria demissão do cargo ainda nesta quarta-feira (26).

De acordo com Gilberto Carvalho, nas reuniões que o governo teve com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, ontem à noite, e com o próprio ministro Orlando Silva, nesta quarta-feira (26), pela manhã, não se chegou a um acordo sobre o nome do substituto. Como não houve uma definição sobre o nome, a presidenta poderá nomear o secretário executivo como interino para poder decidir com calma. “ Pode haver situação de interinidade. É o mais provável”, disse o ministro.

A reunião de Dilma Rousseff com o ministro Orlando Silva e com representantes do PCdoB está marcada para ocorrer às 17h30 no Palácio do Planalto. Nessa reunião, Orlando deverá entregar a Dilma sua carta de demissão.

Orlando Silva enfrenta diversas denúncias de irregularidades no Ministério. Ontem (25), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido de abertura de inquérito, feito na semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Na avaliação do Planalto, a decisão do STF agravou a situação do ministro. “ O PCdoB disse que respeita a decisão da presidenta. Sabe que a decisão é da presidenta, e o ministro Orlando Silva foi de uma maturidade política muito grande”.

Há duas semanas, o policial militar João Dias Ferreira acusou o ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do Programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse para garantir sua inocência.

Inscrições para o Pronatec são prorrogadas até esta sexta-feira

As inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) serão prorrogadas até esta sexta-feira (28). O aluno pode se inscrever pela internet através de um site da Secretaria de Estado da Educação (Seec) criado especificamente para esta finalidade: www.pronatec.rn.gov.br.

A pré-seleção será divulgada no dia 1º de novembro e o candidato pré-selecionado terá seu nome divulgado no site da Seec, que é o www.educacao.rn.gov.br. Os cursos deverão ter início no mês de novembro.

O Pronatec irá beneficiar os estudantes das Escolas Estaduais com cursos profissionalizantes que serão ofertados no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), SENAC (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O programa foi lançado no Rio Grande do Norte na última terça-feira (18). Ainda este ano serão oferecidas 5.400 vagas, divididas entre o Senai e o Senac, nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Caicó, Assu e Mossoró. A previsão é que esse número aumente para 8 mil com o retorno das atividade no IFRN, que no momento encontra-se em greve. Implantado inicialmente em Natal e cidades pólos, o programa será gradativamente ampliado para todo o Estado.

"A procura está sendo imensa. Pretendo ir ao Ministério da Educação para ampliar o número de vagas", disse a Governadora. Oito mil vagas serão insuficientes para atender a demanda. Vou atrás do que for necessário, de novos parceiros, para poder ampliar as oportunidades. Esse programa vai construir um novo modelo de Educação", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Este ano, serão ofertados cursos de qualificação (curta duração) através do Pronatec - FIC (Formação Inicial Continuada). São cursos de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores diesel, Montagem e Manutenção de Computadores, Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem, entre outros.

A oferta de cursos atenderá alunos que tenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o Ensino Fundamental, e que tenham o Ensino Médio incompleto.

"Tem todo um sistema informatizado, de fácil acesso e fácil compreensão. É só acessar o site. ‘Pronatec" é a palavra chave para iniciar o processo da pré-matrícula. São oferecidas várias opções de cursos profissionalizantes", explicou a secretária da SEEC, Betânia Ramalho. "O Pronatec é um passo para a escola de tempo integral, que dá a oportunidade ao estudante da escola pública, conciliar a escola regular com a formação para o trabalho. Isso vai fazer a diferença na formação desses jovens. Eles querem muito mais do que normalmente uma escola oferece", destaca a secretária.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cadernos de prova do Enem estão disponíveis para consultas na internet

Estão disponíveis na internet os cadernos de prova dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem consultar e baixar o material no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Ontem (23), as provas foram de linguagens e matemática, além da redação, cujo tema foi Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado.

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Neste ano, as cores foram azul, branca, amarela rosa e cinza . Todos os cadernos estão disponíveis para download.

O gabarito oficial deve ser divulgado até quarta-feira (25), segundo o edital, mas o Inep pode adiantar a publicação para amanhã. Os resultados individuais dos participantes só serão divulgados em janeiro de 2012.

Governo define últimos preparativos para 9ª Feira de Negócios do Seridó

Considerada uma importante ação para fomentar a economia dos municípios, a 9ª Feira de Negócios do Seridó está nos últimos preparativos para sua realização no período de 03 a 05 de novembro, em Currais Novos. Nessa terça-feira (25), as equipes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), CDL, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Currais Novos se reúnem para definir os acertos finais do evento.

Distribuídas em 120 estandes, empresas locais dos segmentos de agronegócio, indústria, comércio, artesanato, moda, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado deverão receber a visita de um público estimado em 30 mil pessoas durante os três dias da Feira.

Além da exposição de produtos, serviços, prospecção de novos negócios e investimentos, o evento será uma oportunidade para a população prestigiar apresentações culturais de artistas locais, conferir shows musicais e ter acesso a emissão de documentos pessoais e serviços médicos e odontológicos oferecidos durante a Ação de Cidadania.

A realização da Feira de Negócios do Seridó é um importante investimento do Governo do Estado no fortalecimento da economia regional para garantir o desenvolvimento integral do RN.

A 9ª Feira de Negócios do Seridó é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico - Sedec em parceria com a CDL de Currais Novos, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN - FCDL/RN, Prefeitura Municipal de Currais Novos, Sebrae, Banco do Nordeste, Fiern e Fecomercio.

Inscrições para o concurso do magistério serão encerradas nesta terça-feira (25)

As inscrições para o concurso público para o magistério, com 3.500 vagas, serão encerradas nesta terça-feira (25). Até o início da tarde desta segunda-feira (24) já se inscreveram 25.000 candidatos. Destes, nove mil confirmaram as inscrições com o pagamento do boleto bancário.

As inscrições estão sendo feitas através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura.

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado

sábado, 22 de outubro de 2011

Sessão Itinerante marcou o encontro dos vereadores com alunos do Pro Jovem de Cerro Corá/RN

Na noite desta sexta-feira (21/10/2011), realizou-se na sede do CRAS (Casa das Famílias) de Cerro Cora/RN a sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores juntamente com os adolescentes que fazem parte do programa PROJOVEM ADOLESCENTE. Foi uma noite muito especial por diversos motivos: marcou a primeira sessão desta natureza da Câmara Municipal deste ano de 2011; os adolescentes do projovem puderam ter um contato muito mais próximo com os legisladores municipais expondo as suas ideias e os problemas que eles enxergam no nosso município através dos seus Planos de Atuação Social

A sessão teve início com as palavras do Presidente da Casa Legislativa, o senhor Ronaldo Vilar abrindo os trabalhos da referida sessão itinerante. Logo em seguida, os Orientadores Sociais foram representados pelo Orientador Tadeu Fernando que mencionou a alegria dos mesmos e dos jovens em recebê-los naquele momento.
Na sequência, foi a vez dos jovens do Projovem demonstrarem as suas justificativas e reivindicações dentro das temáticas dos seus projetos sociais: Alcoolismo Juvenil, Gravidez na Adolescência, Cultura Popular e Trânsito

Os adolescentes deram uma verdadeira aula de cidadania ao expor os problemas existentes no nosso município e ao mesmo tempo sugerindo possíveis soluções aos parlamentares presentes.

Jeane Braga, Assistente Social e Técnica de Referência do Projovem Adolescente proferiu suas palavras afirmando da importância dos projetos sociais do programa e ao mesmo tempo cobrando dos legisladores mais apoio e empenho usando as seguintes palavras: "que esta ação realmente se concretize, não fique só no ato de requerer..."

Representando todos os jovens cerrocoraenses, Ludemário Medeiros, membro do Coletivo Teens Group, fez um discurso onde relatava a real situação dos jovens cerrocoraenses e solicitou dos representantes do povo ações imediatas para melhoria da qualidade de vida dos jovens do município.

Confiram:

"SENHORES VEREADORES, SENHORA VEREADORA, COLEGAS DO PROJOVEM, CAROS ORIENTADORES SOCIAIS E EQUIPE DO CRAS, SENHORES E SENHORAS AQUI PRESENTES, OUVINTES DA RÁDIO COMUNITÁRIA, MUITÍSSIMO BOA NOITE!

O meu nome é Ludemário Medeiros, faço parte, com muito orgulho, do programa PROJOVEM ADOLESCENTE deste município.

Estou aqui primeiramente para parabenizá-los pela iniciativa de ir até o povo, e às comunidades por meio do projeto Câmara Itinerante, e agradecer a vossas excelências pela oportunidade que nos deram de ouvir as sugestões que os jovens formularam para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a nossa cidade, nos diversos projetos que envolvem a Cultura Popular, o Alcoolismo Juvenil, O trânsito e sobre a Gravidez na Adolescência.

Por outro lado senhores, senhora vereadora, estou aqui também, dando voz a uma grande parcela da população cerro-coraense. Isto é, me sinto na responsabilidade de representar aqui a juventude deste município nessas breves palavras.

Sabemos que na sociedade na qual estamos inseridos, precisamos estar numa busca constante pelo que conhecemos hoje como SUCESSO. Este é um desejo de todo e qualquer cidadão que tem sonhos de ver-se crescendo, desenvolvendo-se e acima de tudo vendo em si próprio uma pessoa vitoriosa.

REAFIRMO; esse é um desejo de TODOS!

Sabemos também senhores e senhora que esse sonho não é tão simples de se realizar como muitos pensam. É um caminho que precisa ser trilhado passo a passo, que precisa ser antes de tudo acreditado por quem está trilhando e pelas pessoas que estão a sua volta.

Dessa maneira senhora e senhores vereadores quero dizer que a juventude cerro-coraense está trilhando esse caminho do tão sonhado sucesso. No entanto, tem sido difícil e para muitos até impossível conseguir vencer com tantos obstáculos que a vida nos impõe.

Os obstáculos aos quais me refiro são as enormes pedras de uma educação de baixa qualidade; são as barreiras de concreto da falta de espaços profissionalizantes que impedem o jovem da nossa cidade de se profissionalizar, de se qualificar, de buscar um nível de conhecimento mais elevado por que não se tem estrutura educacional no município que supra tal desejo; são os abismos das drogas que estão constantemente presentes no nosso dia a dia e infelizmente não estamos isentos desses perigos por motivos diversos; são obstáculos também, os muros intransponíveis do desemprego, da falta de trabalho e de oportunidades que assola a todos nós. No entanto, senhoras e senhores, o maior dos obstáculos que a juventude enfrenta atualmente são os paredões da ignorância que se erguem a nossa frente quando dizem que a juventude de hoje não quer nada com a vida.

Isso fere a dignidade de qualquer ser humano. É algo que não pode ser nem pensado, quanto mais dito.

O jovem de hoje, é sim aquela pessoa alegre, divertida, que gosta de curtir a vida como todos aqui gostam; como todos aqui já vivenciaram ou vivenciam essa fase da vida cheia de descobertas, de surpresas... de desafios.

É preciso pensar a juventude de uma maneira muito mais ampla do que se pensa hoje. É necessário buscar meios de alavancar, de ajudar o jovem cerro-coraense a crescer, a se desenvolver, de contribuir para o crescimento do nosso município.

A realidade dos dias de hoje não são mais como a de quinze ou vinte anos atrás onde o mundo não tinha as inovações tecnológicas que vemos por ai; não tinha as exigências de um mercado de trabalho tão competitivo como o de agora, o que torna cada vez mais difícil, principalmente para os jovens de condições financeiras limitadas atingirem seus objetivos.

Portanto, caros representantes legítimos do povo, sabemos do empenho de vossas excelências em querer contribuir, cada um do seu modo, com os jovens da nossa pequena cidade. Mas queremos aqui deixar o nosso clamor por uma política também voltada para a juventude de Cerro Corá, onde não sejamos vistos ou lembrados somente de tempos em tempos, mas continuamente.

Festas e jogos esportivos de finais de semana são ótimo não só para os jovens, mas para todos. Porém, as festividades passam, os jogos têm o seu momento de glória ou não, mas as nossas necessidades vão muito mais além. Nosso desejo de lutar... , de vencer é constante, é vivo, é intenso...

Então senhores vereadores, em nome da juventude cerro-coraense, sugiro a vossas excelências a promoção de uma política de incentivo à juventude por meio de convênios com entidades educacionais públicas ou privadas, por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais ou privados que atenda às necessidades de qualificação profissional da nossa população jovem. Sugiro a viabilidade de incentivos fiscais para que empresas se instalem no nosso município gerando emprego e renda. Sugiro ainda senhores e senhoras, a criação de centros esportivos e de lazer acessíveis aos jovens para melhoria da sua qualidade de vida, bem como da criação de órgãos de representatividade da juventude a nível municipal. Sabemos que muitas dessas sugestões são difíceis de serem realizadas, mas com força de vontade política e com o real desejo de ver o desenvolvimento do nosso município tudo se consegue a curto, médio ou longo prazo.

Enfim, caros amigos, encerro as palavras da juventude cerro-coraense com o firme propósito de que, nós jovens, queremos mais para as nossas vidas. Com a nítida convicção de que somente o diálogo pode abrir portas. Acreditamos sim na força da conversa amistosa, do debate e de momentos como este que certamente marcarão a vida de todos.

Uma ótima noite a todos, que São João Batista nos abençoe!

Muito Obrigado!"

Também esteve presente a esta sessão a Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, a Senhora Maria Amália que manifestou o seu orgulho de programas sociais como o Projovem Adolescente que realmente atuam na sociedade. Maria Amália pediu também, o apoio dos legisladores e de toda sociedade cerrocoraense para os projetos de atuação social do projovem, além de prestar alguns esclarecimentos com relação a sua pasta de trabalho.

Na vez dos vereadores, todos mostraram-se empenhados em lutar pelas reivindicações dos jovens do Projovem Adolescente junto ao Poder Executivo, bem como junto a outros órgãos.

Ao usar do momento na tribuna não podia deixar de homenagear a iniciativa dos alunos e coordenadores do Pro Jovem, relatei minhas ações como parlamentar e empresário na luta por melhorias e projetos para a juventude e que vou continuar lutando, não só por eles, mais também pelos seus familiares.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eletrificação nosso meta é essa.

Durante meu mandato como vereador no Município de Cerro Corá sempre me preocupei com o social, principalmente ajudando as pessoas mais carentes do meu município, claro que não posso ajudar a todos, pois nem Jesus Cristo conseguiu, na minha área profissional que é a engenharia elétrica, e com o conhecimentos dos programas do governo, solicitei através de requerimentos inúmeras ligações de baixa renda para famílias que não haviam sido beneficiadas e ainda continuo realizando essa ação.

Recentemente moradores da comunidade de Serra Verde em Cerro Corá receberam essa benfeitoria, e ainda solicitei a mudança de um transformador para o P.A São Francisco na Serra do Meio.

Apesar de minha empresa atuar nesta área de eletrificação, mas não tiro proveito disto, mesmo porque, tudo hoje, é preciso licitação.

Seis novos diáconos serão ordenados em dezembro na Diocese de Caicó, entre eles um conterrâneo.

824Na foto: João Júnior, Jerônimo Batista, Cláudio Dantas e Luiz Carlos
A Diocese de Caicó realizará no dia 26 de dezembro deste ano, a ordenação diaconal de seis seminaristas. A cerimônia será celebrada pelo bispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, a partir das 19 horas, na Catedral de Santana. Três deles nasceram em Jardim do Seridó: Cláudio Dantas de Oliveira e João Diniz do Nascimento Júnior. Os demais são: Jerônimo Batista de Araújo, Josenilton Hipólito de Araújo (Parelhas), Luiz Carlos Alves da Silva (Cerro-Corá) e Rodrigo Jovita Ubaldo (Currais Novos).

Demolição do Machadinho continua, um grande desperdício.

Para mim um grande desperdício, a derrubada do ginásio de esporte Machadinho em Natal, tantos municípios do estado precisando de um ginásio de esportes, mais fazer o que, continuam a demolição.

A partir de dezembro pagamento mínimo do cartão de crédito será de 20 por cento

A partir de dezembro, o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito sobe de 15% para 20%. A mudança faz parte do cronograma das medidas macroprudenciais do Banco Central adotadas em dezembro do ano passado, segundo o chefe de departamento de Normas do Sistema Financeiro do BC, Sergio Odilon dos Anjos.

Odilon destacou ontem que o BC, ao adotar as medidas, estava preocupado com o aumento do endividamento das pessoas e a expansão dos prazos em algumas linhas de crédito. Por isso, criou essas medidas para os cartões e em outras linhas, como o financiamento de veículo, crédito pessoal e consignado.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Próxima sessão da câmara será com os alunos do Projovem de Cerro Corá

A mesa diretora já agendou para o dia 21 de outubro a sessão itinerante da Câmara Municipal de Cerro Corá, que será realizada no Centro de Referencia e Assistência Social -CRAS, atendendo a solicitação dos alunos do Projovem, será no mesmo horário das sessões habitual às 19:30 horas.

Câmara Municipal de São Tomé concederá título de cidadão são-tomeense a vereador de Cerro Corá

O Poder Legislativo de São Tomé homenageará, durante solenidade especial em comemoração ao aniversário de 83 anos de emancipação política do município, o vereador cerrocoraense Antonio Ronaldo Vilar de Araújo, Presidente da Câmara Municipal.

O homenageado ganhará o Título de Cidadão são-tomeense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade, através da batalha empreendida pelo mesmo objetivando o prolongamento da RN 203, esta que interligará as cidades de São Tomé a Cerro Corrá.

O evento será presidido pelo vereador José Miguel de Menezes Junior, e acontecerá no próximo dia 29 de outubro, às 17h, no ginásio poliesportivo Adriano Galvão Pereira.

Estará presente no evento o prefeito municipal de São Tomé, Sr. Anteomar Pereira da Silva, e os demais membros da sociedade são-tomeense, além de líderes políticos da região Potengi, Seridó e do estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: DJ Aildo

Surto de meningite em Minas preocupa cerrocoraenses

A cidade de Ouro Branco, na região Central de Minas, para onde foram recentemente alguns Cerrocoraenses, está em situação de alerta por causa de um suposto surto de meningite. Na última sexta-feira, um jovem de 19 anos morreu vítima da doença. Outras dezessete pessoas estão internadas em dois hospitais da cidade com os sintomas da meningite bacteriana. Todos os casos são de trabalhadores que vieram de Sergipe, contratados pela Construtora Paranasa, responsável pela ampliação da usina da Gerdau Açominas. Eles moram em alojamentos, na área externa da siderúrgica, a cerca de 6 km de Ouro Branco. Somente na área onde estavam os possíveis infectados, vivem cerca de 1.200 pessoas.

Alguns funcionários, que não vivem alojados e pediram para não serem identificados, confirmaram o problema e disseram que os moradores dos alojamentos foram proibidos de falar com a imprensa. Eles denunciaram ainda as péssimas condições de higiene dos abrigos. “Aqui todos estão com medo dessa doença. A Gerdau está tentando colocar panos quentes e esconder a situação”, afirmou um dos funcionários.

Os caminhoneiros que chegam à Gerdau estão usando um sanitário na entrada da empresa no meio da lama. “Ficamos dois dias aqui no pátio, e eles proibiram o nosso acesso ao banheiro que tem chuveiro e outros sanitários”, contou um caminhoneiro, que pediu para não ter o nome divulgado.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Hideraldo Belini, a siderúrgica notificou a prefeitura na sexta-feira quando surgiu o primeiro caso. “Infelizmente, o homem morreu no mesmo dia e recebemos os outros 17 casos em seguida”, afirmou. Segundo Belini, a secretaria está investigando se algum funcionário veio doente de Sergipe.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, por meio da assessoria, que ainda não foi notificada pela Superintendência Regional de Saúde. Segundo Belini, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento para mandar ainda hoje um relatório para a SES.

O secretário afirmou que o líquido da coluna das pessoas com sintomas de meningite foram enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. “O laudo confirmando ou descartando a doença deve ser emitido em 15 dias”, explicou Belini.

Respostas

Em nota, a Gerdau admitiu a existência de casos de meningite entre os trabalhadores terceirizados, lamentou a morte de um deles, mas não deu detalhes de quantas pessoas estariam infectadas. Segundo a siderúrgica, “todas as providências foram tomadas para que os colaboradores estejam devidamente alojados e protegidos da exposição a quaisquer riscos de saúde”.

A construtora Paranasa informou que “os alojamentos são de boa qualidade, dentro das normas sanitárias. Os colaboradores trabalham normalmente na obra, estando livres para sair dos alojamentos”.

Concurso para professor do Estado prevê 15 vagas em Cerro Corá

O "Diário Oficial do Estado" deste sábado, dia 15, traz o edital do concurso público para a contratação de professores para a rede estadual de ensino, visando o ano letivo de 2012. Pelo edital, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) está abrindo 15 vagas de professores para o município de Cerro Corá, que deverão ensinar na Escola Estadual Querubina Silveira. Para Lagoa Nova são 16 vagas e Currais Novos são 43, enquanto para Bodó são 11.

Em Cerro Corá, o concurso de professor está abrindo duas vagas na disciplina de Biologia e Ciências e mais duas para a cadeira de História. As disciplinas com uma vaga são as seguintes: Arte, Educação Física, Física, Geografia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Química e Sociologia. Outras três vagas se destinam para o profissional de Suporte Pedagógico.

O salário inicial previsto do professor que for aprovado no concurso público, vai ser de R$ 1.246,35 por uma jornada de trabalho de 30 horas/aula.

Conferência estadual debate Sistema Único da Assistência Social no RN

Os serviços socioassistenciais no Rio Grande do Norte serão temas dos debates da 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, que a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social (Sethas) promove a partir desta segunda-feira (17) até quarta-feira (19), no Imirá Plaza Hotel, em Natal, numa parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). A abertura oficial da conferência está marcada para as 19h30 com presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Os avanços na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), aquele que rege programas como Bolsa Família, PETI (de erradicação do trabalho infantil), benefício de prestação continuada (para idosos e deficientes) e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), serão discutidos por gestores municipais, representantes de conselhos e de organismos públicos estaduais, federais e municipais.

Uma das palestrantes é a coordenadora geral da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, Léa Braga, que apresentará as estratégias adotadas pelo Ministério para a estruturação da gestão do SUAS.

"Estas conferências têm nos dado um grande suporte para que trabalhemos mais especificamente as nossas ações na área social, ouvindo governo, conselhos e a sociedade civil organizada no sentido de unificarmos as propostas", frisou o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.

Os temas a serem abordados durante toda a conferências serão debatidos em quatro Grupos de Trabalho: Estratégias para a estruturação da gestão do SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social e, por fim, O SUAS como instrumento para a erradicação da extrema pobreza no Brasil.

Ao final da conferência, na tarde da quarta-feira (19), haverá a eleição para a escolha dos delegados que vão representar o Rio Grande do Norte na 8ª Conferência Nacional de Assistência Social, no mês de dezembro, em Brasília.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Audiencia Publica sobre o transito em Cerro Corá não aconteceu.

O Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Norte, convocou os interessados para participarem de uma Audiência Publica, que estava prevista para às 14:00 horas de hoje, na Câmara Municipal de vereadores de Cerro Corá/RN, com a finalidade de discutir sobre a questão relativa a fiscalização do transito no município.

Mais na hora de começar o evento todos foram surpreendido com a notícia de que não seria mais realizada, é que ligaram para a câmara comunicando.

Depois de mobilizarem a população os poderes legislativo e executivo ficaram com saúdo com o judiciário, que poderia ter comunicado com antecedência.

Atleta Cerrocoraense disputará medalha em São Paulo

Leonildo já está em São Paulo
O atleta Fábio Leonildo do AESC de Cerro Corá já se encontra em São Paulo. Ele vai participar do Campeonato Brasileiro de Menores e as provas iniciam nesta sexta feira a partir das 8:00 horas da manhã. O nosso representante estará competindo nas provas dos 110 com barreira e 400 com barreira. Boa Sorte.

STF aguardará nomeação de ministra para julgar Ficha Limpa

Deu n’O Globo que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, disse que pretende incluir na pauta de julgamentos do plenário a ação que definirá a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 assim que o 11º integrante da Corte tomar posse. A cadeira está vaga desde 8 de agosto, quando a ministra Ellen Gracie se aposentou. Peluso disse temer incluir o tema na pauta com apenas 10 ministros, pois haveria o risco de empatar a votação.
E o relator da ação, ministro Luiz Fux, disse que pretende concluir o voto nos próximos dias. Quando isso ocorre, cabe ao presidente da Corte marcar a data do julgamento. Fux já declarou que o julgamento deveria começar o quanto antes , mesmo sem a indicação do 11º ministro, ao contrário do que pensa Peluso. Neste ano, o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições gerais de 2010. No entanto, não declarou se a norma é ou não constitucional, ou se terá validade para as eleições municipais do ano que vem. CLIQUE AQUI e acompanhe na íntegra.