segunda-feira, 18 de junho de 2012

RN está em primeiro lugar na vacinação contra poliomielite

O Rio Grande do Norte já conseguiu vacinar quase 141. 953 crianças, isso corresponde 58, 86% da sua população-alvo. Por causa disso, o estado está em primeiro lugar do Nordeste, foi o que mais vacinou crianças contra a paralisia infantil. A campanha começou no último sábado (16).

A meta do estado é vacinar 95% da população na faixa etária entre 0 a 4 anos, o que representa 241. 417 crianças. Alagoas e Sergipe estão em segundo (56,63%) e terceiro lugar (53,14%), respectivamente, das cidades que mais vacinaram as crianças contra a doença.

A campanha de vacinação contra a poliomielite segue até 06 de julho em mais de 900 postos de vacinação fixos em todo o estado. Os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, levando a carteira de vacinação da criança.

A vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as crianças com idade entre zero a 4 anos 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite, independente de tê-la recebido anteriormente.

Causas da Poliomielite
Ela é uma doença viral e altamente contagiosa. A transmissão é feita por alimentos e água contaminada e por contato com as pessoas. O vírus se multiplica dentro do intestino da pessoa e causa paralisia e deformações no corpo.

O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas varia de 3 a 35 dias. Quando infectado, o vírus invade e se multiplica dentro do tecido linfático da faringe.

Os primeiros sintomas são febre, dor de garganta e gripe. Além disso, os sintomas podem ser náuseas, vômitos e dor abdominal. Depois, o Vírus passa para corrente sanguínea e infectar diferentes órgãos. Quando atinge o sistema nervoso, ele ocasiona a destruição de neurônios motores, que resulta na paralisia dos músculos.

Sendo uma doença neurológica crônica, não há tratamento específico para a poliomielite. Os sequelados da poliomielite devem submeter a programas de reabilitação, para fortalecer os músculos atrofiados. A doença é erradicada, graças a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário