Conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Este é o principal objetivo da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Governo do Estado e que este ano terá como tema a água. Representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e suas coligadas - Caern, Idema e Igarn - terão nova reunião nesta terça-feira (11), quando debaterão as ações que serão desenvolvidas entre o dia 30 deste mês e 12 de junho.
Durante encontro na semana passada, cada órgão apresentou as ações de educação ambiental previstas e sugeriu novas atividades para o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Toda a programação está sendo planejada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos mananciais.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, virá a Natal para assinar com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o convênio para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do San Vale. A obra, orçada em mais de R$ 20 milhões, vai garantir a qualidade da água do aqüífero, onde estão localizados oito poços de abastecimento que produzem 1.500 metros cúbicos por hora de água. A Caern também fará apresentações do grupo de teatro e mamulengo e panfletagem sobre o uso racional da água em pontos estratégicos da capital.
Na Semana do Meio Ambiente também serão realizados mutirões de educação ambiental e limpeza dos rios Cobra e Potengi, com caminhadas ecológicas, oficinas e palestras de conscientização nos municípios onde se localizam os mananciais. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) também fará passeio com o Barco Escola, que realiza educação ambiental no Potengi, blitz ecológica nas praias de Ponta Negra e do Meio e atividades socioeducativas no Parque das Dunas, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário