segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEC e UFRN querem integrar todo o Seridó com a vinda do Curso de Medicina

O curso de medicina a ser implantado pela UFRN no interior do Rio Grande do Norte vai abranger toda a região do Seridó. Pelo menos foi à garantia dada pelo pró-reitor adjunto de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino Dantas de Medeiros, que acompanhou neste último final de semana, uma delegação do Ministério da Educação em visita a estrutura de Saúde em Caicó.

Além de Caicó, a comissão formada pelo médico George Dantas e duas professoras do curso de Medicina da Universidade de São Paulo, também visitou as instalações de hospitais em Santa Cruz e Currais Novos. O curso, na avaliação de Adelardo não ficará necessariamente voltado apenas para um município, já que a intenção de acordo com ele é trabalhar com um consórcio de municípios, porque a criação do curso requer uma quantidade de leitos e infraestrutura muito grande, que provavelmente conseguiremos reunir através da junção de várias instalações em alguns municípios.

Temos que ter instalações, envolvimento das autoridades municipais, estaduais e federais. Médicos que possam funcionar como preceptores das pessoas. Tudo isso está sendo analisado. O Governo Federal já demonstrou o interesse de criar um curso de medicina no interior, e nós estamos conhecendo as instalações disponíveis em diversos municípios, para ver o que podemos fazer em cooperação para viabilizar tanto o curso como a residência”, explicou.

A análise feita pela comissão está sendo bastante técnica. Para o interior do RN como um todo, a vinda do curso de medicina é de muita importância, já que aumenta a possibilidade de, no futuro os profissionais formados se estabelecerem no interior. “Já está decidido que vai ser um curso multi-campis, envolvendo várias cidades porque essa é a melhor condição para dar uma boa formação aos futuros médicos. Provavelmente vamos trabalhar com parte do curso em uma cidade, outro internato em outra região, residência em outra. Vamos tentar abranger toda a região”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário