A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta terça-feira (3) a visita do diretor nacional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Jorge Fraxe, e do diretor regional do DNIT para o RN, Ézio Reis, com quem conversou sobre a viabilização das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 e sobre a duplicação de rodovias para facilitar o tráfego de veículos no estado.
Durante o encontro, que teve ainda a presença do diretor do DER, Demétrio Torres, e da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, foram discutidas as construções de um túnel na Av. Maria Lacerda, em parceria com o DER, medida que deve aliviar o trânsito na via; um viaduto no Gancho de Igapó, para facilitar o acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; acesso que liga a Av. Prudente de Morais (a partir de seu prolongamento) à BR-304; a duplicação da BR-110 em Mossoró (trecho urbano na Av. Francisco Motta), que dá acesso à Ufersa e à UERN; e a duplicação da Reta Tabajara (BR-304) até o Ceará.
Para a governadora Rosalba Ciarlini, a visita do general Jorge Fraxe traz força aos projetos do RN, em especial à construção dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Nós já temos o acesso ao ASGA pela BR-406, mas o acesso pela BR-304 será reforçado pelo general Jorge Fraxe junto ao Governo Federal”, disse Rosalba, lembrando que essa rodovia vai ligar o Aeroporto à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba e dar força na mobilidade de veículos.
De acordo com Demétrio Torres, “nosso projeto de mobilidade urbana deve trazer benefício à cidade e tem que estar atrelado ao DNIT”. O diretor Ézio Reis concordou e disse que é preciso “trabalhar a quatro mãos”.
Obras
Além do acesso do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante à BR-406, a construção do túnel da Av. Maria Lacerda também receberá atenção especial do DNIT. O diretor nacional do órgão, general Jorge Fraxe, disse que “a matriz de responsabilidade da mobilidade para a Copa-14 inclui a BR-101, pois algumas obras que serão executadas se ligam a ela” e, para isso, será preciso fazer uma reunião com os projetistas do DNIT para definir os detalhes da obra.
Outra questão discutida foi a duplicação da Reta Tabajara (BR-304), que liga os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo o general Jorge Fraxe, a BR-304 tem uma demanda reprimida e liga duas capitais importantes do Nordeste: Natal e Fortaleza. Assim, a necessidade da obra deve ser reforçada, já que ainda nesta semana será assinada a autorização para licitar o projeto de duplicação e em no mínimo seis meses o DNIT deve estar com o projeto pronto.
A governadora Rosalba Ciarlini disse que já conversou com o governador do Ceará, Cid Gomes, para que os dois estados atuem juntos para viabilizar a obra. Dessa maneira, as bancadas do RN e CE também serão acionadas para reforçar o apoio à duplicação da Reta Tabajara.
Para Mossoró, o reforço será dado na duplicação do trecho urbano da BR-110 – Av. Francisco Motta –, que dá acesso à Ufersa e à UERN. Uma adequação está sendo feito no projeto original e assim que ela for entregue pela Prefeitura do município o processo de licitação será iniciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário