quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sábado é o dia "D" de vacinação contra a raiva

A campanha de vacinação anti-rábica, que começou no dia 18 de agosto e irá até o dia 18 de outubro, terá como "dia D" este sábado (18). As vacinas serão aplicadas em escolas, postos de saúde ou em pontos de grande circulação de pessoas. A meta é vacinar 628.418 cães e gatos.

Devem ser imunizados animais saudáveis a partir dos dois meses de idade e não há restrição para gestantes e lactantes, porém, animais doentes não devem receber a vacina. "Os que estiverem doentes, devem ser vacinados após sua recuperação", explica a veterinária da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Alene Uchoa Castro.

Até a segunda semana deste mês, 62.746 animais receberam a vacina. Desse somatório, 44.700 foram de cães e 18.046 de gatos. O objetivo é vacinar 80% dos animais do Estado e até esta semana 10% dos animais foram vacinados. "Nós esperamos que esse número aumente após o dia D", acredita Alene.

A veterinária lembrou ainda que após 17 anos sem haver registro de casos de raiva no Estado, foi registrado um caso da doença no município de Frutuoso Gomes, no Rio Grande do Norte. "A vacina é a principal medida de prevenir que a doença chegue aos humanos", esclarece. Ela explica que esse caso serve de alerta já que a enfermidade tem um alto grau de letalidade. Alene informou que só há tratamento para os humanos e ainda assim 55 mil pessoas morrem no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário