segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF reconhece tardiamente título nacional do Flamengo de 1987

A CBF, através de Resolução da Presidência nº 02/2011, reconheceu o Sport Club Recife e o Clube de Regatas do Flamengo como campeões brasileiros de 1987.

Na mesma Resolução, foram reconhecidos como vice-campeões brasileiros de 1987 o Guarani Futebol Clube e o Sport Club Internacional de Porto Alegre.

A decisão da CBF foi comunicada pelo presidente Ricardo Teixeira a presidente do Flamengo Patrícia Amorim em encontro que aconteceu nesta segunda-feira, na sede da entidade.

Do encontro participaram ainda o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro Rubens Lopes e diretores do Flamengo.

A presidente Patrícia Amorim agradeceu ao presidente Ricardo Teixeira e ao departamento jurídico da CBF pelo reconhecimento de um título que o clube conquistou no campo, de fato, e agora, o tem de direito - "Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro".

O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que o reconhecimento do título de 1987 a Sport e Flamengo segue a linha traçada quando da recomposição histórica feita no final do ano passado pela CBF, representada pela unificação dos títulos de campeão brasileiro que beneficiou Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

Ainda segundo o presidente da CBF, a decisão, tomada depois de novos e convincentes argumentos apresentados pelo departamento jurídico do Flamengo, contempla ainda o reconhecimento de que em 1987 houve dois campeonatos brasileiros, que tiveram Sport e Flamengo como campeões (só para lembrar: se a definição sobre os campeões de 1987 tivesse ocorrido há bem poucas semanas, o Fla seria de quebra o detentor da polêmica "Taça das Bolinhas", entregue na semana passada ao São Paulo, até aquela data primeiro pentacampeão brasileiro)

Ricardo Teixeira enfatizou ainda o fato de que não houve prejuízo esportivo ao clube pernambucano, que foi inclusive, ao lado do vice-campeão Guarani, o representante brasileiro na Taça Libertadores de 1988.

2 comentários:

  1. Depois de 24 anos de enrolação, chegou a decisão
    A CBF finalmente reconheceu o Flamengo campeão
    Cai o asterisco do título de 1987, agora legalizado
    Corrige-se a distorção sobre um vencedor legitimado

    Não está entendendo? Calma, vou explicar
    Coisa que só acontece no Brasil (pra variar)
    Em 87, a CBF disse: torneio nenhum vou organizar
    E os times, claro, parados não poderiam ficar

    Montaram um grande torneio, a Copa União
    Que foi sucesso de público, patrocínio e televisão
    A elite do futebol nacional teve o Flamengo campeão
    Gol de Bebeto contra o Internacional querido de Falcão

    A CBF voltou atrás, percebendo a repercussão
    Inventou dois módulos e uma nova decisão
    Sport e Guarani que jogavam torneio paralelo
    Disputariam o título com Flamengo e Inter. Fala sério!

    Cariocas e gaúchos, era evidente, se negaram a jogar
    E a CBF disse que como campeão não ia considerar
    Oficializou o Sport vencedor de 87, sem choro nem vela
    Mas depois de muita picuinha política, acabou-se a novela

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir