sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estarei requerendo hoje na sessão da câmara esses benefícios para Cerro Corá/RN

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CÂMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ

Praça Tomaz Pereira, 11 – Bairro Centro – Cerro Cora/RN.

CNPJ 08.386.716/0001-80

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ

REQUERIMENTO Nº.

Rubens Pereira de Araújo Júnior, Vereador com assento a esta Câmara requer ao presidente desta casa que depois de ouvido no plenário, que seja encaminhado um ofício ao Eng.Marcos Néri, lotado no Departamento de Manutenção e Distribuição da COSERN para que seja substituído o transformador do povoado Várzea dos Evaristo Zona Rural de Cerro Corá O mesmo é de 10kva monofásico e não suporta mais a carga instalada, provocando queima de equipamentos. Consequentemente, os proprietários rurais não podem ligar as suas forrageiras, pois o transformador não suporta a carga instalada desarmando a proteção. Informo também, que já foi regulado o TAP do transformador.

OBS: Estrutura onde estar ligado o TRAFO- AA3 / 2239

Nº. do contrato do consumidor 0458320012 – Geraldo Evaristo de Medeiros

JUSTIFICATIVA

O autor justifica esta iniciativa, tendo em vista que estes proprietários necessitam de uma melhor qualidade no fornecimento de energia, para melhorar a sua renda com a utilização de equipamentos.

Na certeza de contribuir para o bem estar de seus munícipes, neste termo,

Pede Deferimento

Sala das sessões, 30 de Abril de 2010.

Rubens Pereira de Araújo Júnior

Vereador Autor

REQUERIMENTO Nº.

Rubens Pereira de Araújo Júnior, vereador com assento a esta Câmara, requer que depois de ouvido no plenário, que seja encaminhado um ofício ao Eng. Tarso lotado no O.E.S (COSERN), para que seja contemplado no programa de universalização os proprietários rurais do povoado de Serra Preta no Município de Cerro Cora.

José Paixão de Oliveira CPF=331.806.474-91 ident: 992.779-RN;

José Ivaneide da Silva Lima CPF=056.999.704-60 ident: 002.720.926-RN;

José Andelson Barbosa CPF= 099.817.064-00ident: 410.078-RN;

João Adelino da Silva CPF= 009.925.104-30

Francisco Paixão de Oliveira CPF= 289.089.104-68 indent:401.075-RN

Maria Edileide de Oliveira CPF= 068.278.784-14 indent: 001.761.770-RN;

Emilia Maria de Lima CPF=750.636.704-15

Obs. Próximo a Maria José

Estrutura mais próxima de nº. pvo 2178

JUSTIFICATIVA

O autor justifica esta iniciativa, tendo em vista que os moradores desta comunidade são de baixa renda e estão sem o benefício da eletrificação rural, que tanto contribui no desenvolvimento e, conseqüentemente, numa melhor qualidade de vida.

Com a certeza de estar contribuindo para o bem estar de seus munícipes, neste termo,

Pede Deferimento.

Sala das Sessões, 30 de Abril de 2010.

Rubens Pereira de Araújo Júnior

Vereador Autor

Não deixe de adquirir seu titulo ele é importante


Neste sábado dia 1° de maio dia reservado para as comemorações do trabalhador, o Cartório Eleitoral de Cerro Corá estará funcionando em regime de plantão, das 08:00h às 15:00h.
O objetivo é para atender aos cidadãos que ainda não tiraram o título de eleitor ou que queriam transferir seu domicílio eleitoral.
Esse expediente no feriado facilitará para que jovens e adultos possam colocarem as suas situações eleitoral em dia.
O atendimento também será estendido nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, quando acontecerá das 07:00h às 19:00h, atendendo determinação da Justiça Eleitoral.

Absurdo administrativo numa prefeitura com tanta gente trabalhando

As famílias carentes do município de Cerro Corá perdem o Programa da Bolsa Família, por não serem informadas no sistema pelo município, uma faixa de 950 famílias, hoje por falta de competência da administração municipal estão ficando sem esse benefício. É infelizmente as nossas famílias carentes são esquecidas por parte do nosso Poder Executivo, isso mostra o descaso da atual administração para com a nossa população. Isso é uma vergonha...

Fonte do companheiro vereador Evilásio.

TODO ANO A MESMA HISTÓRIA

Estradas vicinais do município quase fechadas com o mato e a buraqueira, na véspera do festival de inverno, tudo isso somente é falta de planejamento por parte do poder público e suas secretarias.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Copa 2014: Ministro volta atrás

Horas depois de admitir a possibilidade de exclusão de quatro das 12 sedes da Copa 2014, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., voltou atrás em nota oficial. Na última sexta-feira, Silva declarou em Comandatuba (BA) que o “plano B” do governo seria eliminar as cidades que extrapolassem o prazo-limite da Fifa para o início das obras dos estádios, marcado para 3 de maio.

“No caso de descumprir o prazo de início das obras, o ‘plano B’ para a Copa é a exclusão de cidades”, afirmou Silva. Pouco depois, no entanto, a assessoria do ministério divulgou um documento negando a declaração: “Não há Plano B do Governo Federal para reduzir o número de cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Estádios é assunto entre as cidades, estados e a Fifa”, afirma a nota.

Ainda de acordo com o documento, a responsabilidade de fiscalizar o cronograma de obras não é do ministério, mas da Fifa. O papel do governo federal, continua a nota, é criar condições para que os estádios saiam do papel. “A participação do Governo Federal se limita à abertura de uma linha de financiamento exclusiva no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção e reforma dos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo 2014.”

A Fifa exige um mínimo de oito sedes para o Mundial. O governo federal, no entanto, decidiu ampliar para 12 o número de cidades para incluir todas as regiões do país no evento.

Fonte- Portal 2014

Ministro manda dançar e fazer sexo para combater a hipertensão

Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde revelam que a hipertensão tem avançado no Brasil - passou de 21,5% da população em 2006 para 24,4% no ano passado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no entanto, os números já chegam a 30% em todo o país.

- Além de comer cinco porções de frutas ao dia, iria propor fazer sexo cinco vezes ao dia - brincou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão , completando:

- Dancem, façam sexo, mantenham o peso, mudem o padrão alimentar, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial regularmente.

A pesquisa divulgada pelo ministério foi feita com 54 mil adultos e mostra que a prevalência da doença, entre 2006 e 2009, aumentou em todas as faixas etárias - sobretudo entre os idosos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema. O índice, em 2006, era de 57,8%.

Entre a população até 34 anos, os números não passam de 14%. Já dos 35 aos 44 anos, a taxa é de 20,9%. Dos 45 aos 54 anos, chega a 34,5% e dos 55 aos 64 anos, totaliza 50,4%.

O estudo mostra ainda que a proporção de hipertensos é maior entre as mulheres - 27,2% contra 21,2% entre os homens. Além disso, quanto menor a escolaridade, maiores são os casos diagnosticados. Entre os adultos com oito anos de escolaridade, por exemplo, o índice é de 31,5%, enquanto entre os com nove, dez ou 11 anos de estudo soma 16,8%.

Segundo o documento, a cidade do Rio de Janeiro foi a capital em que a pesquisa encontrou o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos (28%). Na sequência aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com o registro de 14,9% de pessoas com a doença.
Dia Nacional de Combate à Hipertensão

O estudo lançado nesta segunda-feira, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, tem como foco a prevenção da hipertensão por meio de escolhas individuais como hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo e à obesidade. A parceria inclui as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia.

A promessa é investir R$ 1,5 milhão em cartazes e folders, além de peças veiculadas na televisão e no rádio. De acordo com o ministério, a hipertensão é uma "inimiga silenciosa da saúde", já que não apresenta sintomas. A orientação é que as pessoas tenham como hábito aferir a pressão, que deve estar dentro da média de 12 por 8.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. O movimento acaba sobrecarregando órgãos como o coração, os rins e o cérebro. Se não for tratada, a hipertensão pode provocar complicações como o entupimento de artérias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos.

Da Agência O Globo

Gabarito das provas do concurso da Caern é divulgado

O gabarito das provas objetivas do Concurso Público da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi divulgado às 8h desta terça-feira, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a instituição organizadora do concurso, aproximadamente 15% dos 16.737 candidatos não compareceram aos locais de provas.
Os recursos contra o gabarito devem ser enviados até amanhã. Todas as informações sobre o andamento do concurso estão disponíveis no site www.fgv.br. O resultado final do concurso público da Caern será divulgado no dia 15 de junho.

Tribunal amplia atendimento para emissão de titulo eleitoral.

Durante o período de 1º a 5 de maio, as zonas eleitorais do Rio Grande do Norte ampliarão o horário de atendimento aos eleitores que precisam fazer sua inscrição eleitoral ou realizar transferência de domicílio eleitoral.

O atendimento também será feito a jovens que tenham entre 16 e 18 anos incompletos que desejem obter o título eleitoral para votar no dia 3 de outubro. Inclusive, aqueles que completam 16 anos no dia eleição poderão votar, desde que façam o alistamento eleitoral até o dia 5 de maio.

Os serviços concentram-se no público que vai votar pela primeira vez, nas pessoas que têm facultado o direito de exercer o voto, em quem deseja mudar de domicílio eleitoral e nos portadores de necessidades especiais que expressem ao juiz de sua zona eleitoral, a necessidade de ser inscrito em uma seção especial para portadores de deficiência.

Quem vai fazer o alistamento pela primeira vez precisa ir a zona eleitoral com documento de identificação com fotografia, comprovante de residência e se for do sexo masculino, deve apresentar o certificado de reservista.

Aqueles que desejam realizar transferência de domicílio devem levar o título de eleitoral, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Nos últimos dias do alistamento, os horários de atendimento nas zonas eleitorais serão os seguintes :

Sábado, 1º de maio : 8h às 15h.

ESTAMOS PREPARANDO A FESTA DAS MÃES EM CERRO CORÁ/RN

Juntamente com meu irmão o ex-vereador Tomaz Neto estamos preparando para o próximo dia 09 de maio um dia especial para comemoramos o dia das mães Cerrocoraenses o evento acontecerá na Netão Casa de Show.

VEREADOR RUBÉNS PEREIRA DEVE APOIAR CARLOS EDUARDO


Pois é estou analisando a possibilidade de apoiar a candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves ao governo do estado.
Em Cerro Corá já existe amigos que se manifestaram esse apoio, eu ainda não me decidi mais a possibilidade é grande.

Caern automatiza adutora Sertão Central Cabugi para evitar desperdício de água

Para evitar desperdício de água, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai implementar o sistema de automação na adutora Sertão Central Cabugi. Para executar o trabalho, é necessário suspender o fornecimento de água nesta terça-feira (27), a partir das 10h até 16h, para as cidades de Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta, Jardim de Angicos e comunidades rurais.

O trabalho de automação consiste em ligar e desligar o bombeamento de água, a partir da informação transmitida pelo reservatório, se está seco ou cheio. A medida evita possíveis transbordamentos e conseqüente desperdício de água, comum quando o trabalho é realizado de forma manual. Os técnicos estarão trabalhando nas estações Elevatória EB-1 e de Tratamento de Água (ETA-1) em Itajá e EB-2 em Angicos.

A adutora Sertão Central Cabugi mede 204 quilômetros de extensão e tem uma vazão de 756 mil litros de água por hora. A captação é feita no Canal do Pataxó, em Itajá, e atende uma população 39 mil habitantes.

PSB do RN vota pela saída da candidatura de Ciro Gomes

Provocado pela direção nacional do PSB, o diretório estadual da legenda decidiu se posicionar pela saída da candidatura do deputado federal Ciro Gomes que tentava disputar a Presidência da República. A reunião, ocorrida no último domingo, que seria apenas para discutir o pleito de Ciro Gomes, terminou apontando para problemas que o Partido dos Trabalhadores poderá ter para emplacar o candidato ao Senado na chapa majoritária que já tem o governador Iberê Ferreira como candidato a reeleição e Wilma de Faria para disputar uma vaga ao Senado.

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) não confirma o apoio ao candidato a senador petista. “Não sei. Preciso conhecer primeiro os nomes e depois darei minha opinião. Por enquanto só tenho um nome para candidatura ao Senado, que é o de Wilma de Faria”, disse a parlamentar, única peessebista do Rio Grande do Norte com mandato no Congresso. Indefinição sobre o nome do PT ao Senado, mas já palanque certo no pleito proporcional. A deputada Sandra Rosado defende que todos os partidos da majoritária de Iberê Ferreira integrem uma mesma coligação para deputado federal. “Teremos vários candidatos a deputado federal na chapa proporcional integrada por PSB, PT, PP, PTB, PPS, PHS e PRTB e estamos conversando com o PRB”, disse o secretário geral do PSB, Genildo Pereira.

Ele observou que a aliança proporcional de deputado estadual terá mais de uma coligação, mas no caso de deputado federal será apenas uma. Entre os candidatos, Pereira cita o vereador Adenúbio Melo, a deputada federal Sandra Rosado e o ex-vereador Jorge Araújo. Genildo Pereira também afirmou que estudam a possibilidade da candidatura os ex-auxiliares de Wilma de Faria Luiz Cláudio Macedo, conhecido como Chopp, e Vagner Araújo.

Governador Iberê Ferreira inaugura Restaurante Popular de Santa Cruz

O governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou na noite desta segunda-feira (26) o Restaurante Popular de Santa Cruz, que representa um investimento do Governo do Estado de R$ 1,8 milhão e irá oferecer 1.000 refeições por dia a um preço simbólico de R$ 1,00.

Para o governador Iberê, só sabe a importância de um restaurante popular aqueles que utilizam ele. “O restaurante é uma forma concreta de melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham e que necessitam. Por isso prosseguiremos ampliando o programa e fazendo com que o restaurante popular chegue a mais municípios”, afirmou.

Em sua primeira visita a sua terra, Santa Cruz, como governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira foi saudado por seus conterrâneos com palavras de confiança. “O que mais me dá força são os gestos das pessoas que me abraçam e dizem: estamos torcendo por você, rezando. Você vai vencer a todas as dificuldades e lutar por melhores dias para todos nós”, enfatizou Iberê.
O prefeito de Santa Cruz, Péricles Farias, chamou a atenção para o fato de Iberê Ferreira - em sua primeira visita à sua terra na condição de governador - já entregando uma obra da importância social e econômica do Restaurante Popular.

Além do prefeito Péricles Faria, também estiveram presentes a inauguração os prefeitos José Andrade Dantas (São Bento do Trairi), Jorge Eduardo (Tangará), João de Deus (São Pedro), Cláudio Marques (Coronel Ezequiel), Jessé Gomes (Serra Caiada), Carlos Roberto (Campo Redondo), Fabiano de Souza (Serrinha) e Vady Antonio (Jaçanã).

BALANÇO - Com a inauguração do Restaurante Popular de Santa Cruz já são 22 unidades do programa espalhadas pelas diversas regiões do Rio Grande do Norte. Essa grande rede de apoio social e de incentivo a economia oferece aos norte-rio-grandenses mais de 22 mil refeições por dia, representando um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões.

Cada unidade do restaurante popular gera, em média, 16 empregos diretos – com pessoas da própria cidade sendo contratadas. Produtos como carnes e legumes são adquiridos pelo programa no próprio município. Isso tem feito com que a implantação de um restaurante popular provoque nos municípios uma maior movimentação na economia local. O projeto do Governo do Estado é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

O Restaurante Popular oferece alimentação saudável à população de baixa renda, além de realizar trabalho de educação alimentar como propõe as Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais. Os pratos são elaborados com valor calórico médio de 1,5 mil calorias, que atende cerca de 70% das necessidades nutricionais segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A produção das refeições é realizada com base nas recomendações das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com execução das boas práticas de fabricação.

sábado, 24 de abril de 2010

OBRAS DA RN042 CONTINUAM


As obras na RN042 continuam a todo vapor e graça aos nossos conhecimentos conseguimos gera emprego para 15 pessoas do município poderem ganhar seu dinheiro de forma justa trabalhando, com a continuidade da obra a tendência é surgir novos empregos embora de forma temporária mais não deixa de ser uma boa opção, com o inicio das obras nas outras RN's iremos lutar para que surja novos empregos.
Estive visitando as obras na RN042 conversando com a equipe de trabalho e eles se mostraram otimistas com o andamento dos trabalhos e pretensiosos quanto ao tempo para concluírem as obras mais difíceis, segundo o encarregado do serviço até 28 de maio a parte principal estará se não concluída faltando muito pouco.
Nossa cobrança e que pelo menos no inicio do festival de inverno esses serviços estejam bastante avançado.

Provas do concurso da Caern são neste domingo

Estão marcadas para amanhã as provas objetivas e discursivas (25) do concurso público da Companhia de Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O certame tem como objetivo a formação de cadastro reserva para diversos cargos e funções do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da empresa. Mas a previsão é que pelo menos 50 pessoas sejam chamadas para diversas funções de imediato.

As provas serão realizadas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Os inscritos que desejarem tirar dúvidas sobre seu local de prova ou constatar incorreção sobre a cidade de realização das provas devem ligar para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do 0800 283 4628 ou entrar no site do concurso.

De acordo com a organização, não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início. O edital também prevê que o candidato que não apresentar documento de identidade original não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora e levar caneta esferográfica de tinta preta, documento de identidade original e seu cartão de identificação retirado no endereçohttp://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/caern10/.

No concurso, serão selecionados profissionais de nível superior para os cargos de administrador, assistente social, analista de materiais, economista, engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, engenheiro de produção, geógrafo, jornalista, psicólogo, químico e sociólogo.

O Cadastro de Reserva terá ainda cargos e funções de nível médio, contemplando agente administrativo e nível médio técnico, para técnico de contabilidade e técnico em engenharia (saneamento, edificações, eletrotécnica, topografia e mecânica).

Os salários iniciais são de R$ 1.242,88 para nível médio, R$ 1.753,02 para nível médio técnico e R$ 3.652,12 para nível superior, além de outros benefícios e vantagens concedidas pela Companhia, contidas no Acordo Coletivo de Trabalho.

De acordo com o edital do concurso, a prova para o nível médio será aplicada no período da manhã, das 8h às 12h30 (horário oficial de Brasília), com duração de quatro horas e meia. As provas para nível médio técnico e nível superior serão aplicadas no período da tarde, das 15h às 20h (horário oficial de Brasília), com duração de cinco horas para a sua realização.

Concorrência

Até o último dia 14 de abril, a Caern havia registrado 16.737 inscritos para os 28 cargos de nível médio, médio técnico e superior. A maior concorrência registrada foi para o cargo de agente administrativo com lotação em Natal, que obteve 7.868 interessados.

O segundo cargo mais concorrido foi o de agente administrativo para a região de Mossoró com 1.345 inscritos e o terceiro foi de agente administrativo para Caicó com 771 concorrentes.

Entre os cargos de nível superior, a concorrência para administrador foi a maior com 698 inscritos. Em segundo lugar foi a de assistente social com 424 concorrentes e em terceiro lugar foi de engenheiro civil com 295.

Nos cargos técnicos, o maior número de inscrições foi registrado para técnico de engenharia de controle ambiental ou saneamento com 420 inscritos, seguido por técnico de engenharia em edificações com 392 e em terceiro o técnico em contabilidade com 277 pessoas.

Do total geral de inscritos, 240 pessoas declararam ser portadores de deficiência física e vão concorrer entre si. Entre os portadores de necessidades especiais o maior número de inscritos foi para agente administrativo na Região de Natal com 240 pessoas.

Em segundo lugar foram 25 pessoas concorrendo para agente administrativo na Região de Mossoró. Não se inscreveram portadores de deficiência para os cargos de engenheiro de produção, engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro químico.

Conforme o edital do concurso, 5% das admissões serão destinadas aos deficientes.

Copa 2014: Natal pode ficar de fora do Mundial

O ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), admitiu nesta sexta-feira (23) que o Governo Federal pode reduzir de 12 para oito o número de cidade sedes da Copa do Mundo de 2014. O critério de seleção será o cumprimento do cronograma de obras, que deve ser iniciado no dia 3 de maio deste ano.

“No caso de descumprir o prazo de início das obras, o Plano B para a Copa é a exclusão de cidades", confirmou o ministro em entrevista à Folha de São Paulo. Neste particular, Natal pode ficar de fora da Copa 2014, pois o até o momento o governo ainda enfrenta problemas como a falta de recursos e, segundo Orlando Silva, a Fifa exige apenas oito cidades sedes para o Mundial no Brasil.

Quando falou em exclusão de cidades, o ministro citou a execução dos projetos de reforma ou construção de estádios. Mas não apenas esses, também os projetos de mobilidade urbana estão “parados” em Natal.

Ainda buscando o dinheiro
O governador Iberê Ferreira de Sousa encaminhou para Assembleia Legislativa, desde o dia 8 de abril, uma mensagem para que os deputados autorizem o governo a contrair um empréstimo no valor de R$ 77,6 milhões, que serão investidos em obras de mobilidade urbana, com vistas ao campeonato Mundial de Futebol.

No entanto, a matéria ainda não foi votada na Casa Legislativa. Nesta sexta-feira (23), em entrevista ao Nominuto.com, o deputado Fernando Mineiro (PT) anunciou que o Estado não iria perder o empréstimo, pois havia chegado a um consenso com o presidente da AL, Robinson Farias (PMN).

No entanto, as comissões técnicas não foram formadas e para o projeto ir para votação na próxima semana, como pretende Mineiro, precisaria que houvesse dispensa de tramitação pelos líderes partidários. Ferrenho opositor do Governo do RN, o líder do PMDB resiste em liberar a tramitação.

Essa disputa política pode atrasar a autorização de empréstimo, a liberação do dinheiro pela Caixa Econômica e, com isso, colocar a Copa do Mundo em Natal em risco.

O secretário estadual especial da Copa 2014, Fernando Fernandes, resolveu encaminhar parte da documentação para o banco nesta sexta-feira (23), cumprindo o prazo que a Caixa havia concedido ao governo.

“Falta apenas a autorização da Assembleia”, disse o secretário.

Recebi a relação dos servidores,contratados e comissionados da prefeitura solicitação feita através de requerimento, vou analisar.

O Requerimento: solicitando relação dos funcionários estagiários até 31/12/2009 e de janeiro à abril de 2010, por cargos e por Secretarias, incluindo todos os prestadores de serviço da Prefeitura (médicos, assistente social etc.), também por Secretaria.
Esse requerimento foi respostado mais rápido do que imaginava e analisarei para avaliar a denuncia de nepotismo dentro do poder executivo.

O descaso com a saúde em Cerro Corá/RN

É constante as reclamações que recebemos sobre o atendimento na área da saúde em nosso município, na Serra de Santana falta médicos nos postos de saúde, no posto do centro faltam medicamentos.
Isso tudo os preocupa fazemos nosso papel de vereador reivindicando melhoras ao poder executivo mas não somos atendidos.
Já pensamos em agir judicialmente para que aja providências, continuaremos cobrando e aguardando.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral toma posse hoje

Foto: Arquivo















O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, toma posse hoje (22) às 19h, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai substituir o ministro Ayres Brito, que ocupa o cargo desde maio de 2008.

Lewandowski entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2006, como ministro substituto, mas tornou-se membro efetivo com a renúncia de Eros Grau em maio de 2009. Antes do STF, ele foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do estado (TJ/SP).

Também toma posse, como vice-presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. Ela chegou ao STF em junho de 2006 e se tornou ministra substituta do TSE em abril de 2008. Cármen iniciou carreira jurídica como procuradora de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do estado no governo Itamar Franco.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participam da solenidade.

Carlos Eduardo Alves e Álvaro Dias estão reunidos com PDT de Mossoró

Foto: Ismael Sousa






O presidente do PDT/RN e pré-candidato a governador, Carlos Eduardo Alves, está reunido neste momento, em Mossoró, com lideranças de seu partido, na cidade.


Do encontro deverá ser tirada uma posição oficial sobre a posição do PDT, em Mossoró, para as eleições de 2010.

Também está sendo discutida a situação do comando do partido, já que o mandato do presidente Claudionor Santos, se expirou há algumas semanas.

Participam do encontro, o presidente de honra do PDT/RN, deputado estadual Álvaro Dias, os vereadores Claudionor Santos (presidente do diretório local) Jório Nogueira e Ricardo de Dodoca, o presidente de honra em nível local, empresário Rútilo Coelho, e um grupo de lideranças que disputaram o cargo de vereador no último pleito municipal.

“Governo tem que se jogar na Segurança Pública”, diz Serra

Depois de ser entrevistado pela TV Tropical e participar de encontro com o CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, e almoçar com vários políticos do estado. Serra ainda foi até a Rádio 96fm conceder entrevista confira alguns pontos.

Com um discurso voltado para as áreas da Saúde, Segurança e Educação, o pré-candidato pelo PSDB à Presidência da República, José Serra, defende que o Governo deve "se jogar" na Segurança Pública.

Com isso, o tucano deixa nas entrelinhas o entendimento de que o Governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concede a atenção necessária ao setor.

“O governo tem que se jogar na Segurança Pública como integrante, combatendo o contrabando de armas e drogas e criando novas forças”, disse o político, em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, para a TV Nominuto.com e Rádio 96 FM.

Pré-candidato pelo PSDB à Presidência da República, José Serra saiu em defesa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo quando foi questionado sobre o projeto de partilha e distribuição dos royalties do pré-sal. “O petróleo deve beneficiar todo o Brasil, mas você não pode matar os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo”, disse o tucano, acrescentando que esses Estados contam com os recursos da produção do petróleo em mar há anos. “Você quebra esses Estados [RJ e ES] e fica uma guerra entre os Estados brasileiros”, opinou em entrevista concedida para a TV e portal Nominuto e veiculada ao vivo pela Rádio 96 FM. A entrevista concedida ao jornalista Diógenes Dantas encerrou a programação do tucano no Estado do Rio Grande do Norte. José Serra embaraça agora para Brasília, onde participa, às 19h, da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski. A cerimônia conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Governo conclui licitação para construção de escolas profissionalizantes

O Diário Oficial do Estado divulgou nesta quinta-feira (22) a licitação para construção de mais duas escolas profissionalizantes. Desta vez, os municípios beneficiados serão Mossoró e Alto do Rodrigues. A Secretaria Estadual da Infra-Estrutura (SIN), responsável pela fiscalização das obras, avalia em R$ 5,52 milhões o investimento em cada unidade.

Também serão construídos Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica em Natal (no conjunto Parque dos Coqueiros e no bairro Pitimbu), São Gonçalo do Amarante (nos bairros Golandim e Santo Antônio), Tibau, Extremoz e Ceará-Mirim. No total, serão investidos cerca de R$ 55 milhões. A verba é resultado de um convênio feito entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

As escolas profissionalizantes serão dotadas de toda infra-estrutura necessária para o aprendizado teórico e prático de segmentos profissionais como computação, mecânica e informática. A previsão é de que até o final do ano todas estejam concluídas, para o início das aulas em 2011.

Restaurante Popular oferece diariamente 21 mil refeições a preço simbólico de R$ 1

A importância social do programa Restaurante Popular vai além dos expressivos números que apresenta – as 21 unidades espalhadas pelas diversas regiões do Estado oferecem 21 mil refeições por dia a um preço simbólico de R$ 1 para os trabalhadores e população em geral. O programa representa um investimento anual do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões.

As ações do Restaurante Popular são, de imediato, traduzidas em benefícios e melhorias para as pessoas e para os mais diferentes segmentos da comunidade onde se localiza.

O governador Iberê Ferreira de Souza destaca a importância social do Restaurante Popular e reforça o compromisso com a expansão do programa. "Nosso compromisso é com a melhoria da qualidade de vida da população. O programa Restaurante Popular é referência em toda a região Nordeste, e beneficia diariamente a milhares de pessoas com alimentação balanceada e de qualidade, a um preço simbólico. Vamos continuar a expansão do programa, fazendo-o chegar a outras cidades do Rio Grande do Norte", enfatiza.

O Restaurante Popular do Centro Administrativo é um exemplo permanente do alcance social do programa. Inaugurada em maio de 2007, a unidade do Centro Administrativo oferece diariamente 700 almoços, sendo 350 para funcionários públicos – estadual, municipal, federal e aposentados, e 350 para trabalhadores e moradores da região – vendedores, comerciários, entregadores, idosos, estudantes universitários, etc.

A alimentação barata do Restaurante Popular não significa baixa qualidade. Pelo contrário. Ela se destaca pela qualidade, variedade e balanceamento. Acompanhada diretamente por nutricionista do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), a alimentação apresenta diariamente as 1.500 calorias necessárias para um trabalhador adulto.

Para Romildo Coelho Xavier, morador da zona Norte e funcionário da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania, o Restaurante Popular é importante porque tem comida variada e de qualidade, e custa apenas R$ 1. "Não existe isso em canto nenhum, só no Restaurante Popular do governo. É tão bom que eu traria toda a minha família para almoçar aqui se fosse necessário", afirmou.

O entregador Leandro Antonio dos Santos Ferreira, 20 anos, casado, morador da zona norte, também é um assíduo frequentador do Restaurante Popular do Centro Administrativo. "Almoço aqui há um ano e meio, sem faltar nenhum dia. É barato, econômico para o bolso, tem qualidade e a alimentação é balanceada", acrescentou.

Veterano funcionário da Secretaria de Educação, Marcone de Souza, atravessa boa parte da cidade todos os dias. Marcone trabalha no bairro de Petrópolis e mora em Pium – todos os dias ele se desloca para almoçar no Restaurante Popular do Centro Administrativo, bairro de Lagoa Nova. "Almoço aqui desde a inauguração. O Restaurante Popular representa uma grande mudança para minha vida em termo de economia. É bem melhor e mais barato do que nos restaurantes convencionais. Minha sugestão é que o governo coloque um restaurante deste modelo no Centro da cidade”, ressaltou Marcone.

A funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Erinalva da Silva, moradora do Conjunto Amarante, diz que o Restaurante Popular agrada muito as pessoas que trabalham nos bairros próximos. "Acho muito bom. O restaurante oferece uma comida excelente a preço baixo. Venho almoçar aqui desde o início do ano, todos os dias", ressaltou.

A história de Terezinha Urbano, moradora do bairro de Potilândia, assídua frequentadora do Restaurante Popular do Centro Administrativo, mostra que além da oferta de alimentação de qualidade a preço baixo, o programa também consegue lidar com destaque, por meio de seus técnicos, com aspectos de natureza social.

"Dona Terezinha" almoça todos os dias no Restaurante Popular. Idosa, diabética, hipertensa, colesterol alto, ela mora sozinha, e todos os dias é observada e assistida pelos técnicos do Meios. Além disso, devido ao alimento balanceado do restaurante, passou a ter as taxas de saúde regularizadas.

"Almoço aqui desde a abertura do restaurante. Os funcionários daqui me ajudam em tudo, até na hora de servir o almoço. Nos outros restaurantes por aí, isso não acontece. E tem mais, a comida é boa e muito barata", ressaltou Terezinha.

Edmilson Braga dos Santos, conhecido como o poeta Braga Santos, é outro assíduo frequentador do Restaurante Popular do Centro Administrativo. Pintor, chargista, desenhista e cordelista, Braga Santos é autor do "Cordel do Barriga Cheia" – trabalho sobre o programa Restaurante Popular.

Braga Santos mora na Cidade Alta e todos os dias almoça na unidade do Centro Administrativo. "Almoço no Restaurante Popular há dois anos. Acho bacana. A alimentação é balanceada, acompanhada por nutricionista, preço bom, e o ambiente é higiênico. Prefiro vir para cá pela qualidade, do que ir almoçar nos restaurantes do Centro da cidade", afirmou.

Sobre o Restaurante Popular do Centro Administrativo, o cordel de Braga Santos não deixa dúvidas:

“Rumando pra Candelária / É fácil você chegar / Localizando o Papódromo / Você vai logo encontrar / Centro Administrativo / Com um povo prestativo / Que gosta de trabalhar”.

“Lá vai uma sumidade / Vigilante e agricultor / Vendedor de picolé / Motoboy e professor / Trabalhador Liberal / Xangozeiro, federal / Cantor, palhaço e ator”.

Expansão do programa


No ano de 2003, havia apenas três Restaurantes Populares em todo o Rio Grande do Norte: dois em Natal - nos bairros Alecrim e Igapó, e outro em Mossoró. Nos últimos sete anos, foram implantadas mais 18 unidades nas várias regiões do Estado. O governo levou restaurantes populares para os municípios de Currais Novos, Assú (dois), Caicó, Macaíba, Nova Cruz, Parnamirim, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Parelhas, Extremoz, Apodi, Canguaretama, Ceará- Mirim, Mossoró (mais um), Macau, Natal (mais um), e João Câmara.

Cada refeição tem um custo efetivo de R$ 4. O usuário paga apenas um R$ 1 e o restante do valor é pago pelo Governo do Estado, que desta forma garante ao público que forma a clientela das unidades uma alimentação saudável, balanceada e barata.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A FESTA DO AGRICULTOR CONTINUA ERRADA.

O momento para o homem do campo que esse ano em Cerro Corá acontecerá no dia do trabalhador, já que está mudando de data, poderia ser melhor aproveitado, o desfile deveria ser pela manhã e após a missa depois da missa era para acontecer várias ações com os agricultores; como retirada de segunda via de documentos, atendimento medico e de educação e prevenção a saúde bucal e ao cancer de mama entre outros, lazer para os jovens filho dos agricultores com oficinas de teatro e dança, e claro distribuição de lanche e o tradicional forró do agricultor.
Assim seria uma mudança e um dia especial para aqueles que dão sustentabilidade ao comércio e ao município.

GUARDA MUNICIPAL EM CERRO CORÁ ACREDITO QUE NÃO SAI.

A intenção é muito boa a iniciativa da cobrança é louvável, a vinda da secretária do município de Ceará Mirim foi importante e chamou atenção dos comerciantes, secretários, professores e a população em geral.
Mais a pessoa que interessava que estivesse no evento era o prefeito e ele não foi, por isso não acredito que esse desejo da sociedade Cerrocoraense sai do papel, torço para que se concretize e serei favorável a qualquer lei de criação da guarda municipal.

Micarla recebe deputado para conversa sobre acomodação do PR

A prefeita Micarla de Sousa (PV) aguarda uma ligação telefônica para marcar um encontro ainda nesta quarta-feira (21) com o deputado federal João Maia, líder do PR. Na pauta da reunião, a nomeação do novo titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), pasta antes ocupada pelo republicando Kelps Lima.

Indicação de João Maia, Kelps deixou o comando da secretaria para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Com isso, era esperado que a “via” ficasse “livre” para uma nova indicação do Partido da República.

Mas, Micarla de Sousa teria convidado o vice-prefeito Paulinho Freire (PP) para ocupar o cargo. Ao ouvir o zum-zum-zum, João Maia resolveu conversar com a prefeita sobre os espaços do PR na gestão verde.

O deputado se encontra em Brasília e deve chegar a Natal, por volta das 16h desta quarta-feira (21). “Ficou combinado que quando chegar ligo para Micarla. Vamos conversar sobre a substituição na Semob”, confirmou o deputado.

Questionado se iria cobrar o espaço na Mobilidade, João Maia disse que não iria adiantar a conversa para a imprensa, mas confirmou novamente que o assunto era a Semob. Diante da indagação do que achava da possibilidade de Paulinho Freire ocupar a vaga, o parlamentar respondeu com outra pergunta: “e já é certa a indicação de Paulinho Freire?”.

Com isso, o deputado espera reverter a situação após conversa com a pevista ou, quem sabe, conseguir um novo espaço em meio as mudanças na gestão.

7ª Feira de Negócios do Seridó é lançada nesta sexta

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico – Sedec, lança nesta sexta-feira (23), na Casa do Empresário, ás 19h30, a 7ª Feira de Negócios do Seridó.

O evento acontecerá de 10 a 12 de junho, na Ilha de Sant’Ana em Caicó, e esse ano tem a previsão inicial de 150 estandes dos setores de agronegócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado.

Durante o lançamento, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, juntamente com a comissão organizadora do evento, apresentará o novo formato de ambientação e layout da Feira, que oferecerá mais espaço para produtos e serviços atendendo o perfil de cada empresa.

Nesta sétima edição, o complexo da Ilha estará incorporado a Feira, ou seja, os quiosques hoje ocupados com a praça da alimentação e as entidades de classe (artesanato e bonelaria) estarão automaticamente inseridos no espaço da feira.

Uma nova programação cultural será apresentada em espaço ampliado para a participação de artistas regionais, valorização da cultura potiguar, além dos tradicionais shows encerrando a Feira todos os dias.

Outro destaque do evento será a Ação Cidadania que terá um dia voltado para prestação de atendimento gratuito a população na área de saúde e emissão de documentos.

Para o secretário, “as feiras de negócios são muito importantes, porque movimentam diversos setores da economia das regiões onde são realizadas. O Governo do Estado está sempre empenhado em promover ações que fortaleçam a economia norte-riograndense”, afirma.

A 7ª Feira de Negócios do Seridó é uma promoção do Governo do Estado, através da Sedec em parceria com a CDL de Caicó, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN - FCDL, Junta Comercial do RN (Jucern), Prefeitura Municipal de Caicó, Sebrae, Fiern, Fecomércio, Sesc, Casa do empresário, Sindicato do Comercio Varejista e Associação Comercial Industrial do Seridó (Acisc).