terça-feira, 4 de outubro de 2011

Grupo de Rosalba tenta cortar as asas de Robinson Faria

Quem imaginou que o Democratas do senador José Agripino Maia daria mole para o PSD de Robinson Faria estava redondamente enganado.

A reação contra a criação do novo partido já começou no Rio Grande do Norte. E a estratégia me parece clara: reduzir a influência política do vice-governador na Assembleia Legislativa.

O recuo do presidente da AL, Ricardo Motta, de assinar ficha de filiação ao PSD é o sinal mais claro da orquestração contra Robinson Faria.

Até garantir a reeleição na presidência da casa legislativa, Ricardo Motta era tido como aliado incondicional de Robinson. Hoje, Motta parece sentir-se livre para caminhar com as próprias pernas sem a tutela do vice-govenador.

Ricardo Motta foi anunciado como quadro do PSD desde os primeiros movimentos de Robinson Faria para abiscoitar a nova legenda.

Além de Ricardo Motta, eram dadas como certas as filiações de Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho, Gesane Marinho e José Dias. Dos cinco citados, apenas Gesane e Zé Dias estão firmes e fortes com Robinson.

Os demais - Vivaldo, Raimundo e Gustavo Carvalho - formam a ala do governismo inveterado. A tendência deles é acompanhar o presidente da Assembleia Legislativa no entendimento com o Governo do Estado.

O pragmatismo explica o recuo de Ricardo Motta e de outros parlamentares governistas. Entre o vice-governador que representa uma expectativa de poder e o poder em si constituído hoje pela governadora Rosalba Ciarlini e seu Democratas, Motta, Vivaldo, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho tendem a ficar com a segunda opção.

A governadora Rosalba Ciarlini e o marido dela, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, enxergaram em Robinson Faria uma ameaça à autoridade governamental.

No episódio do empréstimo do Banco Mundial, Robinson Faria articulou uma ofensiva para mudar a partilha dos recursos em favor da secretaria que coordena, a de Recursos Hídricos. A movimentação nos bastidores parece não ter agradado o casal Rosalba e Carlos Augusto.

E nos arredores da Governadoria há quem garanta que tanto Rosalba Ciarlini como Carlos Augusto não vão aceitar iniciativas de um governo paralelo sob o comando do vice-governador.

Rosalba e Carlos Augusto demonstram a intenção de não repetir o erro da ex-governadora Wilma de Faria que ficou refém do grupo de Robinson Faria na Assembleia Legislativa durante sete anos de gestão.

A ordem para cortar as asas políticas de Robinson Faria conta com a simpatia do senador José Agripino Maia, líder do Democratas, maior perdedor com a criação do PSD de Kassab. A vindita alivia o coração amargurado pelo ódio e pelo sentimento da perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário