sábado, 22 de outubro de 2011

Sessão Itinerante marcou o encontro dos vereadores com alunos do Pro Jovem de Cerro Corá/RN

Na noite desta sexta-feira (21/10/2011), realizou-se na sede do CRAS (Casa das Famílias) de Cerro Cora/RN a sessão Itinerante da Câmara Municipal de Vereadores juntamente com os adolescentes que fazem parte do programa PROJOVEM ADOLESCENTE. Foi uma noite muito especial por diversos motivos: marcou a primeira sessão desta natureza da Câmara Municipal deste ano de 2011; os adolescentes do projovem puderam ter um contato muito mais próximo com os legisladores municipais expondo as suas ideias e os problemas que eles enxergam no nosso município através dos seus Planos de Atuação Social

A sessão teve início com as palavras do Presidente da Casa Legislativa, o senhor Ronaldo Vilar abrindo os trabalhos da referida sessão itinerante. Logo em seguida, os Orientadores Sociais foram representados pelo Orientador Tadeu Fernando que mencionou a alegria dos mesmos e dos jovens em recebê-los naquele momento.
Na sequência, foi a vez dos jovens do Projovem demonstrarem as suas justificativas e reivindicações dentro das temáticas dos seus projetos sociais: Alcoolismo Juvenil, Gravidez na Adolescência, Cultura Popular e Trânsito

Os adolescentes deram uma verdadeira aula de cidadania ao expor os problemas existentes no nosso município e ao mesmo tempo sugerindo possíveis soluções aos parlamentares presentes.

Jeane Braga, Assistente Social e Técnica de Referência do Projovem Adolescente proferiu suas palavras afirmando da importância dos projetos sociais do programa e ao mesmo tempo cobrando dos legisladores mais apoio e empenho usando as seguintes palavras: "que esta ação realmente se concretize, não fique só no ato de requerer..."

Representando todos os jovens cerrocoraenses, Ludemário Medeiros, membro do Coletivo Teens Group, fez um discurso onde relatava a real situação dos jovens cerrocoraenses e solicitou dos representantes do povo ações imediatas para melhoria da qualidade de vida dos jovens do município.

Confiram:

"SENHORES VEREADORES, SENHORA VEREADORA, COLEGAS DO PROJOVEM, CAROS ORIENTADORES SOCIAIS E EQUIPE DO CRAS, SENHORES E SENHORAS AQUI PRESENTES, OUVINTES DA RÁDIO COMUNITÁRIA, MUITÍSSIMO BOA NOITE!

O meu nome é Ludemário Medeiros, faço parte, com muito orgulho, do programa PROJOVEM ADOLESCENTE deste município.

Estou aqui primeiramente para parabenizá-los pela iniciativa de ir até o povo, e às comunidades por meio do projeto Câmara Itinerante, e agradecer a vossas excelências pela oportunidade que nos deram de ouvir as sugestões que os jovens formularam para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a nossa cidade, nos diversos projetos que envolvem a Cultura Popular, o Alcoolismo Juvenil, O trânsito e sobre a Gravidez na Adolescência.

Por outro lado senhores, senhora vereadora, estou aqui também, dando voz a uma grande parcela da população cerro-coraense. Isto é, me sinto na responsabilidade de representar aqui a juventude deste município nessas breves palavras.

Sabemos que na sociedade na qual estamos inseridos, precisamos estar numa busca constante pelo que conhecemos hoje como SUCESSO. Este é um desejo de todo e qualquer cidadão que tem sonhos de ver-se crescendo, desenvolvendo-se e acima de tudo vendo em si próprio uma pessoa vitoriosa.

REAFIRMO; esse é um desejo de TODOS!

Sabemos também senhores e senhora que esse sonho não é tão simples de se realizar como muitos pensam. É um caminho que precisa ser trilhado passo a passo, que precisa ser antes de tudo acreditado por quem está trilhando e pelas pessoas que estão a sua volta.

Dessa maneira senhora e senhores vereadores quero dizer que a juventude cerro-coraense está trilhando esse caminho do tão sonhado sucesso. No entanto, tem sido difícil e para muitos até impossível conseguir vencer com tantos obstáculos que a vida nos impõe.

Os obstáculos aos quais me refiro são as enormes pedras de uma educação de baixa qualidade; são as barreiras de concreto da falta de espaços profissionalizantes que impedem o jovem da nossa cidade de se profissionalizar, de se qualificar, de buscar um nível de conhecimento mais elevado por que não se tem estrutura educacional no município que supra tal desejo; são os abismos das drogas que estão constantemente presentes no nosso dia a dia e infelizmente não estamos isentos desses perigos por motivos diversos; são obstáculos também, os muros intransponíveis do desemprego, da falta de trabalho e de oportunidades que assola a todos nós. No entanto, senhoras e senhores, o maior dos obstáculos que a juventude enfrenta atualmente são os paredões da ignorância que se erguem a nossa frente quando dizem que a juventude de hoje não quer nada com a vida.

Isso fere a dignidade de qualquer ser humano. É algo que não pode ser nem pensado, quanto mais dito.

O jovem de hoje, é sim aquela pessoa alegre, divertida, que gosta de curtir a vida como todos aqui gostam; como todos aqui já vivenciaram ou vivenciam essa fase da vida cheia de descobertas, de surpresas... de desafios.

É preciso pensar a juventude de uma maneira muito mais ampla do que se pensa hoje. É necessário buscar meios de alavancar, de ajudar o jovem cerro-coraense a crescer, a se desenvolver, de contribuir para o crescimento do nosso município.

A realidade dos dias de hoje não são mais como a de quinze ou vinte anos atrás onde o mundo não tinha as inovações tecnológicas que vemos por ai; não tinha as exigências de um mercado de trabalho tão competitivo como o de agora, o que torna cada vez mais difícil, principalmente para os jovens de condições financeiras limitadas atingirem seus objetivos.

Portanto, caros representantes legítimos do povo, sabemos do empenho de vossas excelências em querer contribuir, cada um do seu modo, com os jovens da nossa pequena cidade. Mas queremos aqui deixar o nosso clamor por uma política também voltada para a juventude de Cerro Corá, onde não sejamos vistos ou lembrados somente de tempos em tempos, mas continuamente.

Festas e jogos esportivos de finais de semana são ótimo não só para os jovens, mas para todos. Porém, as festividades passam, os jogos têm o seu momento de glória ou não, mas as nossas necessidades vão muito mais além. Nosso desejo de lutar... , de vencer é constante, é vivo, é intenso...

Então senhores vereadores, em nome da juventude cerro-coraense, sugiro a vossas excelências a promoção de uma política de incentivo à juventude por meio de convênios com entidades educacionais públicas ou privadas, por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais ou privados que atenda às necessidades de qualificação profissional da nossa população jovem. Sugiro a viabilidade de incentivos fiscais para que empresas se instalem no nosso município gerando emprego e renda. Sugiro ainda senhores e senhoras, a criação de centros esportivos e de lazer acessíveis aos jovens para melhoria da sua qualidade de vida, bem como da criação de órgãos de representatividade da juventude a nível municipal. Sabemos que muitas dessas sugestões são difíceis de serem realizadas, mas com força de vontade política e com o real desejo de ver o desenvolvimento do nosso município tudo se consegue a curto, médio ou longo prazo.

Enfim, caros amigos, encerro as palavras da juventude cerro-coraense com o firme propósito de que, nós jovens, queremos mais para as nossas vidas. Com a nítida convicção de que somente o diálogo pode abrir portas. Acreditamos sim na força da conversa amistosa, do debate e de momentos como este que certamente marcarão a vida de todos.

Uma ótima noite a todos, que São João Batista nos abençoe!

Muito Obrigado!"

Também esteve presente a esta sessão a Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, a Senhora Maria Amália que manifestou o seu orgulho de programas sociais como o Projovem Adolescente que realmente atuam na sociedade. Maria Amália pediu também, o apoio dos legisladores e de toda sociedade cerrocoraense para os projetos de atuação social do projovem, além de prestar alguns esclarecimentos com relação a sua pasta de trabalho.

Na vez dos vereadores, todos mostraram-se empenhados em lutar pelas reivindicações dos jovens do Projovem Adolescente junto ao Poder Executivo, bem como junto a outros órgãos.

Ao usar do momento na tribuna não podia deixar de homenagear a iniciativa dos alunos e coordenadores do Pro Jovem, relatei minhas ações como parlamentar e empresário na luta por melhorias e projetos para a juventude e que vou continuar lutando, não só por eles, mais também pelos seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário