segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Três professores serão selecionados em Cerro Corá para o Pro Jovem Campo

Cerro Corá está entre os 54 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte selecionados para contar com o projeto Pro Jovem Campo – Saberes da Terra Potiguar, que trabalha a formação de trabalhadores rurais com idade entre 18 e 29 anos. O município tem é o unido da Serra de Santana a receber o programa, que através da Secretaria de Estadual Educação e da Cultura (SEEC) abriu inscrições para a seleção simplificada de 250 professores temporários para atuar nos municípios que fazem parte do Pro Jovem Campo.

Em Cerro Corá o Pro jovem vai selecionar três professores, candidatos que devem realizar inscrições até a próxima sexta-feira, dia 25. A remuneração dos professores será de R$ 1.076,00 e o contrato tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. Serão formadas 82 turmas em todo o RN. O edital foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 17.

A SEEC informa que podem participar da seleção, professores com licenciatura nos cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática, Biologia e Sociologia. O Processo Seletivo Simplificado, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado mediante prova de títulos, experiência profissional e experiência em movimentos sociais no campo e/ou em associações rurais. Os cronogramas das etapas de chamada e contratação do processo de seleção, assim como o número de vagas, localização das turmas e o edital estarão disponíveis no www.educacao.rn.gov.br até amanhã.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar todos os documentos necessários, via Correios, com aviso de recebimento, para a Comissão Central da Secretaria de Estado da Educação / Setor CODESE / Núcleo de Educação do Campo e da Diversidade, no endereço: Centro Administrativo, BR 101, BL 01, 1° andar, Lagoa Nova, CEP 59.064-901, Natal RN. Os documentos também podem ser entregues pessoalmente no mesmo endereço.

O Pro Jovem Campo – Saberes da Terra Potiguar é um programa nacional de Educação de Jovens e Adultos no campo, integrado com qualificação social e profissional para agricultores familiares. O objetivo do projeto é fortalecer e ampliar o acesso e a permanência de jovens agricultores ao sistema formal de ensino, proporcionando formação integral e elevação do nível de escolaridade.

A população atendida pelo programa é composta por jovens residentes em assentamentos rurais, agricultores familiares, quilombolas, e outros sujeitos do campo, que tenham o domínio da leitura e escrita, mas que não estão matriculados na rede pública de ensino e não concluíram o ensino fundamental.

As atividades desenvolvidas no Pro Jovem Campo estão aliadas à qualificação social e profissional em Produção Rural Familiar, além da potencialização da ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades.

Segundo a SEEC, a proposta pedagógica do projeto utiliza a metodologia da alternância, que prevê períodos de formação na escola e na família, dividido em Tempo Escola e Tempo Comunidade. O regime é de 30 horas semanais.

Com informações de Valdir Julião

Nenhum comentário:

Postar um comentário