quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brasil e Holanda protagonizaram grandes jogos em Copas

Brasil e Holanda têm em suas camisas cores que se tornaram símbolo de força no futebol. De um lado, o amarelo canarinho pentacampeão do mundo e do outro a laranja mecânica, que apesar de nunca ter levantado a taça, sempre chega forte as Copas. Na história dos mundiais, as duas seleções se enfrentaram três vezes, proporcionando grandes espetáculos.

O primeiro encontro aconteceu no ano de 1974, em uma semifinal. Naquele ano, o “Carrossel Holandês”, como era conhecido, passou por cima do Brasil, tirando nossa seleção da final.

O jogo, realizado em Dortmund, na Alemanha Ocidental, terminou 2 a 0 para os holandeses. A seleção laranja da época tinha como craque Cruyff, autor do segundo gol, marcado aos 65 do segundo tempo. Já o Brasil era comandado por Mario Jorge Lobo Zagallo.

O técnico brasileiro esperou 20 anos para se “vingar” da Holanda. Na Copa de 1994, Zagallo era auxiliar técnico de Parreira. Naquele ano, as duas seleções se encontraram nas quartas de final, no mundial dos Estados Unidos.

Em campo, também estava Dunga. Em um jogo eletrizante, recheado de gols e histórias inesquecíveis, o Brasil passou pelos “carrascos” de 1974 e abriu caminho para o tetracampeonato.

Para quem não lembra ou nem era nascido, Romário e Bebeto fizeram 2 a 0 para o Brasil no segundo tempo da partida. No segundo gol, aliás, Bebeto eternizou a comemoração do “embala neném”, em homenagem ao nascimento do filho.

O que parecia vitória fácil se tornou sofrimento com os gols de Bergkamp e Winter, deixando o placar em 2 a 2. A partida parecia caminhar para a prorrogação até que Branco fez um dos gols de falta mais bonitos da história. Ele acertou uma bomba de perda esquerda e a bola passou pelas costas de Romário até achar o fundo do gol.


Quatro anos depois, Brasil e Holanda se encontraram de novo em mais uma semifinal. Desta vez, após empate em 1 a 1, com gols de Ronaldo e Kluivert, a partida foi para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro tetracampeão em 1994, Taffarel. Ele defendeu duas cobranças dos holandeses, de Cocu e Ronald de Boer.

Com toda essa história, brasileiros e holandeses devem protagonizar nesta sexta-feira mais um grande jogo, digno de Copa do Mundo. A partida será válida pelas quartas de final e será realizada no Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.
Thyago Macedo/dj Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário