quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Até o final de 2011, RN terá mais 400 km de malha rodoviária estadual

A malha rodoviária estadual do Rio Grande do Norte, que atualmente soma cerca de 4.400 quilômetros - entre estradas pavimentadas e não pavimentadas -, vai ter um crescimento considerável até o final do próximo ano. Isso porque, até lá, o estado vai ganhar mais 26 trechos, o que totaliza um acréscimo de 402 quilômetros.

De acordo com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Caio Pascoal, a ampliação da malha rodoviária do estado será realizada por meio do programa de implantação de rodovias, que integra recursos oriundos do BNDES, Ministério das Cidades e Governo Estadual. Os investimentos são da ordem de R$ 342 milhões.

Os trabalhos de construção de vias tiveram início em abril deste ano, com início da elaboração de um trecho de 42 quilômetros que corta o município de Baraúnas e do acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que possuirá 29 quilômetros. Sendo este último considerado prioridade pelo órgão.

“Os trabalhos começaram no início do ano e devem ser concluídos dentro do prazo final do programa, que é dezembro de 2011. O primeiro finalizado será uma via de 5 quilômetros, que servirá para ligar a BR 101 ao município de Zumbi”, disse. Essa obra, segundo observa, deve ser terminada em 90 dias.

De acordo com o diretor, todas as regiões do estado serão beneficiadas com estradas novas, que seguem padrões arquitetônicos diferentes dos encontrados nas vias antigas. “As rodovias estaduais atuais possuem 6 metros de largura e 1,5 metro para o acostamento de ambos os lados. As novas, por sua vez, possuirão 7 metros de largura e 1,5 para cada lado do acostamento”, revelou.

Segundo ele, as pistas novas também possuirão sinalização diferenciada da encontrada nas demais vias. Todas elas vão ter, além de sinalização vertical (placas) e de sinalização horizontal (pinturas no asfalto), a presença de tachas refletoras no eixo e nos bordos, que auxiliarão os motoristas em momentos de baixa visibilidade.

Cada novo trecho construído, observa Pascoal, é resultado de um estudo prévio, que leva em conta as necessidades da região na qual a via será instalada. Um exemplo disse, é a rodovia de 4,5 quilômetros que será construída na cidade de Assu, dando acesso ao santuário da irmã Lindalva, considerada a primeira santa legitimamente brasileira.

“Essa via servirá para impulsionar turismo religioso na região. Portanto, ela vai apresentar algumas características a mais do que as outras, como por exemplo, um calçadão e uma ciclovia”, explica o engenheiro.

A estrada de 42 quilômetros que será construída na região do município de Baraunas também apresentará especificidades, comenta Pascoal. De acordo com ele, o fato de a região ser um pólo industrial influenciou o DER durante o planejamento da obra. “ Como a região possui fábricas de cimento e outros bens, é necessário que a pista seja resistente e suporte o peso de veículos mais pesados”.

Por este motivo, esta rodovia será mais ampla que as outras, apresentando uma largura de 11 metros, com faixa de rolamento de 7 metros de largura. Além disso, será construído um viaduto, que servirá para desafogar o tráfego na região. “Este é um exemplo de via que vai beneficiar a economia do Rio Grande do Norte”, aponta Pascoal.

Prodetur garante mais 111 km de rodovias estaduais para o RN
Além dos 402 e dois quilômetros do programa de implantação de rodovias estaduais, um convênio realizado entre o Governo do Estado e o Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur) também vai possibilitar a construção de novas estradas no Rio Grande do Norte.

Desta vez, serão 111 quilômetros de vias, construídas estrategicamente em locais com potencial turístico, como as lagoas de Alcaçuz, Pirangi e Bonfim. Os investimentos serão da ordem de R$ 90 milhões.

Atualmente, segundo explica o diretor do DER, Caio Pascoal, o programa de construção de estradas do Prodetur está em processo de implementação. “Neste momento estamos na fase de receber e analisar os projetos das vias”, explica.

De acordo com o engenheiro, após os trâmites legais, será a vez de abrir o processo de licitação de construção. Com a empresa responsável pela obra escolhida ainda no segundo semestre deste ano, Pascoal afirma que as previsões para o início das obras é o mês de março de 2011.

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