terça-feira, 10 de agosto de 2010

TRE divide propaganda eleitoral no RN


O guia eleitoral que começa no dia 17 de agosto e se estende até 30 de setembro promete esquentar o clima da campanha eleitoral, especialmente para os cargos da chapa majoritária (governador e senador). A escala dos horários no rádio e na televisão somente foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após encerramento do prazo de três dias para que o PSTU recorresse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão de indeferimento de todos os candidatos devido o partido não ter informado ao TRE sobre a modificação na composição do diretório estadual.

O tempo dos três principais candidatos ao governo do estado - governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) - soma 13 minutos. O candidato Iberê Ferreira terá o maior espaço com o tempo de 6 minutos e 12 segundos. Os demais candidatos terão apenas o tempo mínimo, inferior a um minuto de exibição. O primeiro a estrear o guia será o candidato Roberto Ronconi do PTC, no dia 18. No espaço destinado ao cargo de senador, as coligações Vitória do Povo, A Força da União e Por um Rio Grande do Norte Melhor, integradas pelos três candidatos mais citados nas pesquisas de intenção de voto - José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB) - somam o tempo de 9 minutos e 56 segundos. A coligação Vitória do Povo terá o maior espaço na mídia com 3 minutos e 34 segundos.

Para o cargo de senador, a coligação A Força da União que tem senador José Agripino (DEM) como candidato à reeleição é que vai estrear o horário eleitoral gratuito. Em seguida é a vez das coligações: Por um Rio Grande do Norte Melhor com o senador Garibaldi Filho (PMDB); Vitória do Povo, Wilma de Faria (PSB); Coragem pra Mudar, Sávio Hackradt (PC do B); e Mudança e Renovação, Joanilson de Paula Rego (PSDC). Os programas seguem com os candidatos dos partidos PSOL, PTC, PRTB, e PSTU. É importante lembrar que em todos os casos os candidatos aparecem em dias alternados.

Deacordo com o sorteio realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última sexta-feira, os programas dos candidatos à Presidência da República e os postulantes a deputado federal serão exibidos as terças, quintas e sábados.

Já os programas dos candidatos a governador, deputado estadual e senador serão veiculados as segundas, quartas e sextas-feiras. O horário definido para a televisão foram os seguintes: das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20.

O tempo na propaganda eleitoral no rádio é o mesmo, entretanto a ordem de apresentação dos candidatos é outra. Tanto na televisão quanto no rádio a partir do segundo dia haverá rodízio na exibição dos programas das coligações e partidos. O horário no rádio será das 7h às 7h50 e das 13h às 13h50.



Confira os partidos e candidatos que terão mais tempo no horário eleitoral em rádio e televisão (em minutos):

Governador

PTC - Roberto Ronconi - 00´51

Coragem pra Mudar - Carlos Eduardo (PDT) - 02´03

A Força da União - Rosalba Ciarlini (DEM) - 05´46

PSTU - Simone Dutra - 00´45

Vitória do Povo - Iberê Ferreira (PSB) - 06´12

PRTB - Bartô Moreira - 00´45

PSOL - Sandro Pimentel - 00´51

PCB - Camarada Leto - 00´47

Senador

A Força da União - José Agripino Maia (DEM) - 03´20

Por um Rio Grande do Norte Melhor - Garibaldi Filho (PMDB) - 03´02

Vitória do Povo - Wilma de Faria (PSB) - 03´34

Coragem pra Mudar - Sávio Hackradt (PDT) - 01´16

Mudança e Renovação - Joanilson Rego - 01´24

PSOL - Ronaldo Gomes e Valdemar Soares - 00´36

PTC - Pastor Clóvis Costa - 00´36

PRTB - Marcônio Cruz - 00´33

PSTU - Dário Barbosa - 00´39

Nenhum comentário:

Postar um comentário