segunda-feira, 2 de agosto de 2010

RN é considerado referência nacional em programa de agricultura familiar

Dos 167 municípios potiguares, 140 estão incluídos no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o Compra Direta ao Produtor. São sete mil produtores rurais atendidos e cerca de 600 mil pessoas beneficiadas em aproximadamente 2.800 instituições públicas cadastradas, como escolas, hospitais, creches e abrigos de idosos. O Compra Direta é executado pelo Governo do Estado, por meio da Emater-RN, e esses números comprovam o bom desempenho que tornou o Rio Grande do Norte uma referência nacional do programa.

"O próprio Ministério do Desenvolvimento Social nos considera o Estado de melhor desempenho no país. Tanto que sempre que algum Estado adere ao programa, os técnicos vêm fazer treinamento aqui. Em agosto próximo, vamos receber uma comissão de Sergipe que vem conhecer como é nossa operacionalização a implantar o modelo lá", afirmou Lindolfo Medeiros, gerente estadual do programa.

O primeiro convênio do Programa Compra Direta no Rio Grande do Norte foi assinado, em 2004, no valor de R$ 3,5 milhões atendendo a 36 municípios potiguares. Atualmente, está em execução o quarto convênio no valor de R$ 20 milhões, iniciado em setembro de 2009 com validade até abril do próximo ano. A expectativa é que durante este período sejam adquiridas 8.220 toneladas de alimentos.

"Esse programa tem uma grande relevância social. Segura o homem no campo, evitando assim o êxodo rural e a conseqüente favelização nas áreas urbanas, contribuindo também para a redução da criminalidade. Outro ponto importante é a redução na evasão escolar, já que as escolas públicas estão entre os principais destinos dos alimentos comprados", ressaltou Lindolfo.

Além cadastrar os agricultores familiares, a Emater-RN também é responsável pelo recebimento e emissão da nota fiscal dos produtos comercializados. "Os alimentos são vendidos sem a interferência dos atravessadores, possibilitando uma melhor negociação, daí a importância e o sucesso desse programa", frisou o governador Iberê Ferreira de Souza.

O pagamento é feito diretamente ao produtor pelo Banco do Brasil. O Programa Compra Direta garante aos agricultores familiares um preço justo pela produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário