quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vereadores de Cerro Corá participam do VI Fórum dos vereadores em Brasilia/DF

Na tarde do primeiro dia da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um dos eventos paralelos foi o VI Fórum de Vereadores. O encontro promoveu discussões que apóiam as reivindicações dos prefeitos e do movimento municipalista, entre elas os Royalties do Petróleo, Piso dos professores e Emenda Constitucional 58. Além de Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

À mesa do Fórum de Vereadores estavam o vereador de Ibirubá (RS), Silvestre Rebelatto, como presidente do fórum. Na abertura

Também estavam na mesa de palestrantes o advogado e especialista em direito público, presidente do Instituto Brasil Cidades, Antonio Sergio Baptista que tratou sobre a Emenda 58 – Que trata sobre a composição das câmaras municipais .

Vereadores
Ronaldo Vilar, vereador de Cerro Corá/RN, acredita que é importante que os vereadores tenham espaço nos debates e que este tipo de evento fortalece para que seja discutido o papel do vereador nas reivindicações. “O que me chamou a atenção foi à discussão sobre o Piso dos professores, nosso Município é pequeno, mas temos muita dificuldade em pagar o piso. Mas queremos valorizar os professores e lutamos para que seja cumprida a Lei, explica. É importante para o nível legislativo os vereadores terem sua representação em nível federal. “O Fórum valoriza o vereador que também ajuda a gerir o Município e é hoje o representante legal da população, ajudando a criar muitas leis”, conta.

“A CNM é a entidade mais forte do cenário político atual. E ela é a razão de os gestores estarem mais bem articulados que nunca”, reconheceu o vereador, Evilásio Bezerra do Município de Cerro Corá no Rio Grande do Norte. O vereador Manoel de Claudio também de Cerro Corá/RN confirma que discutir esses temas e trazer as pautas dos Municípios para a Capital Federal é a unica solução para que o Município melhore e cresça.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explica que os vereadores são importantes para os debates e reivindicações. “Cedemos o espaço para o Fórum porque gestão se faz com a ajuda de todos e com a troca de experiências. Este encontro é o momento certo para isso, além de resolver algumas dúvidas sobre o andamento de assuntos como:Royalties do Petróleo e o piso dos professores” e conclui que este apoio é necessário para fortalecer a luta municipalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário