Uma das competições mais tradicionais do esporte começa amanhã, em Natal. O Norte-Nordeste de Atletismo, que ocorre ininterruptamente desde 1977, reunirá atletas de 11 estados para as disputas em todas as provas, desde os 100 metros rasos até o salto com vara. Entre os competidores, dois potiguares despontam como favoritos não só ao título, como também a representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
Nas provas dos 100 e 200 metros rasos masculino, a esperança do Rio Grande do Norte fica a cargo de Diego Cavalcanti, de 20 anos. O atleta aparece desde 2008 como promessa brasileira para os Jogos Olímpicos de 2012, e já conquistou importantes títulos desde o juvenil. No salto em distância, uma das provas que o Brasil tem mais tradição no atletismo, a aposta é em Joabson Nascimento. Natural de Currais Novos, o atleta de 23 anos é um dos principais nomes da prova e favorito ao título da disputa em Natal.
O Norte-Nordeste é considerado uma das provas mais disputadas e com nível mais elevado do país. Apesar dos índices para as Olimpíadas serem computados apenas a partir do ano que vem, o presidente da Federação Norte-Riograndense de Atletismo, José Figueiredo, acredita que a competição servirá para mostrar quais atletas nordestinos brigarão por vagas nos Jogos Olímpicos. "O Norte-Nordeste é um dos principais eventos da Confederação Brasileira de Atletismo e o Rio Grande do Norte tem tudo para fazer bonito. Quem for prestigiar a competição não vai se arrepender", disse.
O secretário de Esportes do Estado, Joacy Bastos, comemorou a realização da competição, mais uma vez, em Natal. Para ele, o atletismo é um dos esportes em que o Rio Grande do Norte tem mais destaque internacional e, por isso, o Governo do Estado, através da Seel, decidiu apoiar a competição.
Entre potiguares e demais participantes, aproximadamente 300 atletas estarão na disputa, realizada pela 10ª vez em Natal. Campeões de 30 provas em 2010 estão inscritos para a edição deste ano. Entre os que irão buscar o segundo título consecutivo, vários são destaques: Fernanda Araújo da Silva (PI) 100m e 200m, Itamar do Carmo (PA) 800m e 1.500m, Ubiratan José dos Santos (PE) 5.000m, Edna Maria de Oliveira (PA) 1.500m e 3.000m com obstáculos, Raílson Ângelo da Cruz (CE) no arremesso do peso e lançamento do dardo, Susyane Cavalcante (PE) salto em altura e heptatlo, Cristiane dos Santos Silva (PI) 400m e 800m.
As delegações já começaram a chegar a Natal para as disputas, que começam a partir das 14h da sexta-feira (15), no CAIC de Lagoa Nova. As provas serão realizadas até a manhã de domingo (17), e a entrada para acompanhar as disputas é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário