quinta-feira, 28 de julho de 2011

Governo implanta fórum voltado para micro e pequenas empresas

Os microempresários do Rio Grande do Norte vão contar, a partir desta quinta-feira (28), com um fórum para debater as necessidades da categoria. A novidade foi implantada oficialmente, pelo Governo do Rio Grande do Norte, em uma solenidade, realizada no auditório do SEBRAE, em Natal.

O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte atuará como instância governamental, articulando e promovendo políticas estaduais de apoio e fomento ao segmento empresarial. Na prátrica, será um espaço para discussão de soluções da iniciativa privada junto ao poder público.

O espaço será composto por 16 entidades estaduais e empresariais, incluindo as secretarias ligadas a área econômica, agrária e turística do estado e as federações e associações que defendem a categoria empresarial.

De acordo com secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Benito Gama, a iniciativa irá beneficiar cerca de 90% das empresas constituídas no Rio Grande do Norte, correspondendo a 40% dos empregos formais do estado.

“Vamos começar pela implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - a Redesim - que irá informatizar e simplificar o processo de constituição das empresas”, exemplifica o secretário.

As parcerias também foram comentadas pelo secretário. “Será um trabalho desenvolvido pela Jucern, com apoio da Femurn e das unidades da Secretaria de Tributação, para dar capilaridade a rede e permitir, por exemplo, que uma pessoa no interior do Estado possa abrir seu próprio negócio em poucos dias, uma maneira de incentivar a formalização”, explica Benito Gama.

A adoção da Redesim visa desburocratizar a inscrição ou registro de empresas na Junta Comercial do RN, auxiliando na interiorização do cadastro. Para isso, a Secretaria de Estado da Tributação (SET) irá disponibilizar seis unidades regionais no interior e uma em Natal.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, apontou ainda a criação Programa de Compras Governamentais - com ênfase na participação de empresas de pequeno porte e microempresas - como uma das ações que serão estimuladas pelo Fórum.

Para o superintendente do Sebare, José Ferreira Melo (Zeca Melo), a criação do programa irá facilitar o processo de compras aos empresários potiguares. "Esse programa de Compras Governamentais vêm se arrastando há muitos anos e agora o Estado sinaliza que irá passar a comprar o que for possível a partir dos pequenos empresários. Nós produzimos e, para crescermos, essa produção precisa ser comprada, são suprimento de área alimentícia, tecnologias, médicos e hospitalares, por exemplo", comenta Zeca Melo.

A expectativa é de que o Fórum Estadual passe a integrar o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário