quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Apoio do PV passa a ser principal alvo de pré-candidatos

A indefinição sobre a postura do PV para a eleição de 2010 foi um dos destaques do noticiário potiguar nesta quinta-feira (21). A legenda, diretamente ligada ao Democratas desde a eleição de Micarla de Sousa para a Prefeitura do Natal, discute qual o rumo que deve tomar para a disputa eleitoral deste ano. O apoio dos verdes é disputado por Rosalba Ciarlini (DEM), aliada de primeira hora de Micarla, e por Iberê Ferreira (PSB), que pretende suceder Wilma no comando do estado. O PV prefere manter a cautela, mas adversários já reagem.

Após a declaração do vereador Paulo Wagner (PV) ao Nominuto.com, em que o vereador disse que o partido estava inclinado a apoiar a candidatura de Iberê, o PV definiu que apenas a prefeita Micarla de Sousa poderia falar em nome do partido. Mesmo assim, informações dão conta que Micarla está próxima de definir seus votos para o Senado: José Agripino, do DEM, e Wilma de Faria, do PSB. Já Iberê garante que também vai lutar pelo apoio da prefeita.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, o vice-governador disse que teve uma boa surpresa ao saber que parte do PV desejava apóia-lo e, como o partido pertence à base de Wilma e do presidente Lula, iria procurar os verdes para uma possível coligação. Mas um dos principais aliados do governo do estado bateu o pé e disse que, com Micarla não subirá em nenhum palanque.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo garantiu que não estará no mesmo palanque do PV em nenhuma hipótese. Apesar de manter a sua pré-candidatura ao governo, o presidente do PDT admite a possibilidade de apoiar Iberê Ferreira em um possível segundo turno e estar no palanque de Wilma para a disputa pelo Senado, desde que o PV não esteja no palanque.

Iberê, que busca aglutinar o maior número de lideranças possível para alavancar sua candidatura, acredita que o posicionamento de Carlos Eduardo não é definitivo e que há, sim, a possibilidade de que o ex-prefeito reveja seu posicionamento. Para isso, o pessebista aposta no diálogo, lembrando que ainda não teve uma conversa com o PDT.

Depois de um ano vitorioso eleitoralmente, o PV segue com um dos trunfos para a eleição deste ano. O posicionamento do partido não será definido tão rapidamente e, enquanto isso, líderes políticos se articulam para saber qual o melhor rumo a ser tomado. O PV, que não quer entrar em uma disputa para perder, segue observando o quadro, pois como já está no poder, é importante que esteja ao lado dos vitoriosos no plano estadual e federal em 2010.
no minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário