segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Votação de Serra no RN surpreende em Natal e Mossoró

A votação obtida pelo candidato tucano José Serra nos dois principais colégios eleitorais do estado, Natal e Mossoró, trouxe um resultado inesperado. Enquanto na capital Serra superou Dilma, na principal cidade da região Oeste, reduto eleitoral da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), ele perdeu para a candidata petista com expressiva desvantagem.

Em Natal, o tucano obteve 202.019 votos contra 188.558 da candidata Dilma Rousseff (PT). A análise sugerida pelos números mostra surpresa, já que o trabalho de apoio feito pela coordenadora de campanha, a deputada federal Fátima Bezerra, juntamente com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) não surtiu o efeito desejado pelo comitê suprapartidário criado para incrementar a campanha da petista.

A outra surpresa nas urnas potiguares foi a vitória de Dilma no município de Mossoró - segundo maior colégio eleitoral do Estado e principal base da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) - uma das coordenadoras da campanha de Serra no Estado. Em Mossoró, Serra teve 46.701 votos contra 73.046 votos de Dilma Rousseff (PT).

Serra também teve vantagem no município de Parnamirim – terceiro maior colégio eleitoral do Estado – tendo obtido 42.380 votos e Dilma Rousseff (PT), 31.042. Lá, o prefeito Maurício Marques (PDT) não teve sucesso com a coordenação da campanha, com diferença de mais de 10 mil votos contra a candidata que ele apoiou, Dilma Rousseff (PT).

No primeiro turno, o candidato José Serra (PSDB) teve 28,14% dos votos, um total de 460.107 sufrágios do eleitorado potiguar e venceu nos municípios de Parelhas, Parnamirim, Rui Barbosa, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Barcelona e Goianinha. No segundo turno, ele teve 665.726 votos contra 979.772 votos direcionados a petista e liderou em 18 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário