sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bolsa família contribuiu em 20% para diminuição da desigualdade no Brasil

Que programas de transferência pública, como é o caso do Bolsa Família, têm somado à renda do brasileiro - todo mundo sabe. O que não se sabia era que somente este benefício contribuiu para a diminuição da desigualdade da distribuição de renda do Brasil em 20% nos últimos anos, conforme dados da Pesquisa Nacional de Atendimento Domiciliar (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) de 2008.

Apesar de representar apenas 1/4 da renda das parcelas mais pobres, o auxílio representou a retirada de ao menos 15% da população de situação de extrema pobreza. O tema foi comentado pelo economista Miguel Nathan Foguel, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele realizou palestra durante a manhã desta quinta-feira (29), dentro da programação da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência (SBPC), em Natal.

Segundo Foguel, apesar de tudo, a quantia recebida pelos beneficiários do programa não é suficiente para tirá-los da linha de pobreza. “O programa tem pouco impacto sobre a população pobre, mas sua influência na diminuição da desigualdade de renda é inegável. Isto é perceptível principalmente a partir de 2004, quando passou a ter foco ampliado para as comunidades extremamente pobres”, resume o pesquisador.

Ex-prefeito, Joãozinho tem relatório anual de 2007 aprovado com ressalvas pelos conselheiros do TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) voltou a julgar contas do ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o Joãozinho (PMDB), que administrou Cerro Corá até 2008. Relatado pelo conselheiro Paulo Roberto Alves, o relatório anual referente ao exercício de 2007 teve parecer prévio favorável as contas com ressalvas, de acordo com decisão N° 110/2010.

As falhas verificadas foram: incongruência na apuração do valor do saldo patrimonial; divergência na apuração dos restos a pagar; divergência no saldo da dívida fundada; e inconsistência no registro do ativo permanente... Embora não constituam motivo maior que impeça a aprovação das contas do ex-prefeito, a Corte de Contas requer mais transparência e especificidade nas respectivas informações. O TCE vai submeter o relatório para apreciação da Câmara Municipal de Cerro Corá. Lá o sistema de Joãozinho só conta com quatro vereadores.

Resultado da Pesquisa Vox-Populi

Na pesquisa que ouviu 700 pessoas e tem margem de erro altííííssima de 3,7%, os números para Governo são os seguintes:
Pesquisa Espontânea – a que o entrevistado diz em quem quer votar, sem o entrevistador dizer quem são os candidatos:
Rosalba Ciarlini (DEM) – 37%
Iberê Ferreira (PSB) – 15%
Carlos Eduardo (PDT) – 8%

Pesquisa Estimulada – onde o entrevistados apresenta aos entrevistados quem são os candidatos.
Rosalba Ciarlini (DEM) – 53%
Iberê Ferreira (PSB) – 18%
Carlos Eduardo (PDT) – 13%

Os mais recentes números da pesquisa Vox-Populi. Na segunda rodada para o governo, os números para Presidência da República são os seguintes: Vale salientar que, além destes citados, tem os números dos candidatos de partidos nanicos, os brancos e nulos.
Mas vamos ficar com os principais.

Pesquisa Espontânea
Dilma Rousseff (PT) – 32%
José Serra (PSDB) – 21%
Lula (PT) – 12%
Marina Silva (PV) – 4%

Pesquisa Estimulada
Dilma Rousseff (PT) – 52%
José Serra (PSDB) – 31%
Marina Silva (PV) – 6%

Os números para o Senado acabam de ser divulgados. É a primeira rodada para senado do Instituto Vox Populi. Eis os números:

Pesquisa Espontânea
Garibaldi Filho (PMDB) – 26%
José Agripino (DEM) – 21%
Wilma de Faria (PSB) – 16%
Hugo Manso (PT) – 1%

Pesquisa Estimulada
Garibaldi Filho (PMDB) – 35%
José Agripino (DEM) – 28%
Wilma de Faria (PSB) – 22%
Hugo Manso (PT) – 2%
Joanilson Rego (PSDC) – 1%

CÂMARA NÃO REALIZARÁ SESSÃO NESTA SEXTA-FEIRA(30)

Os vereadores do município de Cerro Corá assim como ocorre em outro municípios e comum consenso com a mesa diretora aprovaram a resolução que facilita para os vereadores trabalharem em prol de seus candidatos nessa eleição. Conforme a resolução da mesa diretora:
Art. 1º - Fica determinada que as sessões Ordinárias deste poder legislativo só serão realizadas, no período de 23 de junho a 01 de outubro de 2010, caso tenha projetos de lei para apreciação.
§ Parágrafo Único – Será feito o comunicado aos nobres edis sempre nas quintas-feiras até as 12:00 horas a realização da sessão.
Art. 2º - A presente determinação é em razão do período eleitoral no município de Cerro Corá - RN.


Como não tem nenhuma matéria não haverá sessão nesta sexta-feira (30)

Estados e municípios têm até hoje para enviar informações ao MDS

Os estados e municípios têm até hoje (30) para enviar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Plano de Ação 2010 e o Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físico-Financeira de 2009. Os documentos devem ser encaminhados por meio do site www.mds.gov.br/suas/ e são condição prévia para que recursos do Fundo Nacional de Assistência Social sejam repassados aos fundos estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Os planos estão disponíveis para serem preenchidos desde o dia 29 de abril. O prazo terminaria em 30 de junho, mas foi prorrogado para que todos os municípios do país cumpram a responsabilidade.

Em caso de dúvidas e para obter mais informações sobre o Plano de Ação 2010, os gestores podem entrar em contato com o ministério pelo telefone 0800 707 2003.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Wilma cresce e já fica praticamente empatada com Garibaldi e José Agripino, diz Start

A margem de erro da pesquisa Start que será divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Correio da Tarde é de 2,552%. Então se pegar os números colhidos pelo instituto que divulga a primeira pesquisa para o Senado no Rio Grande do Norte vai vê que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) foi à principal beneficiada de acordo com os números da estimulada e espontânea:

Senado/Estimulada

Garibaldi Filho (PMDB) - 43%
José Agripino (DEM) - 41,7%
Wilma de Faria (PSB) - 41%
Hugo Manso (PT) - 2,9%

Senado/Espontânea

José Agripino (DEM) - 26,4%
Wilma de Faria - 26,4%
Garibaldi Filho (PMDB) - 26,2%
Hugo Manso (PT) - 5,6%

Selação Brasileira de técnico novo e cara nova


Com uma seleção renovada, com apenas quatro jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes iniciou nesta segunda-feira, em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, o trabalho com a Seleção Brasileira. O ex-treinador do Corinthians anunciou a primeira lista com os 24 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei. Nela estão Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, do Santos. E algumas surpresas como Ederson, do Lyon, o goleiro Renan, do Avaí, e o lateral Rafael, do Manchester United.

Usando um terno cinza e sentado ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano Menezes chamou 12 jogadores que atuam no futebol brasileiro e outros 12 que estão no exterior.

Dos jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes chamou quatro jogadores: Daniel Alves, do Barcelona, Ramires, do Benfica, Robinho, do Santos, e Thiago Silva, do Milan.



A LISTA DE MANO MENEZES
Goleiros
Renan
Jefferson
Victor
Laterais
Rafael
Marcelo
André Santos
Daniel Alves
Zagueiros
David Luiz
Henrique
Réver
Thiago Silva
Meias
Ederson
Carlos Eduardo
Hernanes
Sandro
Paulo Henrique Ganso
Lucas
Jucilei
Ramires
Atacantes
Robinho
Neymar
Alexandre Pato
André
Diego Tardelli

Dilma Rousseff rasga J.Agripino e Rosalba Ciarlini em entrevista a rádio mossoroense.

















A presidenciável Dilma Rousseff, do PT, concedeu entrevista ao “Difusora Eleições 2010”, da Rádio Difusora AM, de Mossoró, na manhã desta terça-feira, 27.

Dilma Rousseff atacou o comportamento dos senadores José Agripino e Rosalba Ciarlini, do DEM/RN, pelo comportamento adotado em Brasília e no Rio Grande do Norte, sobre o governo do presidente Luís Inácio da Silva.

“Olha, eu acho que isso é algo desrespeitoso para com a população do Rio Grande do Norte, o pessoal do DEM”, declarou.

Sobre o fato de em Brasília, os líderes do DEM fazerem oposição ao Governo Federal, e aqui no Estado, até elogiarem o presidente Lula, Dilma foi incisiva.

“Eles tem sido contra. O pessoal do DEM, do PFL tem sido contra a quase todos os projetos do governo do presidente Lula. Foram contra o Bolsa Família, entraram com ação no Supremo Tribunal para acabar com o Proune. São contra todas as iniciativas do Governo Federal, lutaram contra tudo, inclusive tiveram uma atitude que não foi de oposição, foi de destruição e em alguns momentos até de destruição da pessoa do presidente Lula. Fizeram oposição que não foi de oposição, mas de destruição”, declarou a candidata do PT.

Dilma continuou batendo forte em Agripino e Rosalba, lembrando que “no Brasil todo mundo sabe que o DEM é a oposição mais negativista que o governo do presidente Lula teve”, declarou, emendando: “Agora, se aí, por conta de que há um reconhecimento do governo, do presidente Lula, do nosso governo, um reconhecimento e uma grande aprovação ao presidente, eles mudam de fantasia”.

Ainda sobre a posição de Agripino e Rosalba, Dilma acrescentou: “Ai me desculpa, mas isso não é correto nem com o povo do Rio Grande do Norte, nem com o povo brasileiro

Os numeros da corrida legislativa no RN

PESQUISA PARA DEPUTADO FEDERAL

Henrique Alves (PMDB) – 41 – 2,7%

Fátima Bezerra (PT) – 40 – 2,7%

Fábio Faria (PMN) – 37 – 2,5%

Felipe Maia (DEM) – 33 – 2,2%

João Maia (PR) – 33 – 2,2%

Betinho Rosado (DEM) – 17 – 1,1%

Sandra Rosado (PSB) – 13 – 0,9%

Rogério Marinho (PSDB) – 12 – 0,8%

Tomba (PSB) – 11 – 0,7%

Tião da Lanchonete – 7 – 0,5%


PESQUISA CORREIO DA TARDE PARA DEPUTADO ESTADUAL


Luíz Almir - 2,1%

Tomba - 24 - 1,6%

Gilson Moura - 1,4%

Getúlio Rego - 1,3%

Agnelo Alves - 1,1%

Márcia Maia 0 0,9%

Claúdio Porpino - 0,7%

Lauro Maia - 0,75

Walter Alves - 0,7%

Vivaldo Costa - 0,7%

Larissa Rosado - 0,7%

Fernando Mineiro - 0,6%

Leonardo Nogueira - 0,6%

Antônio Jácome - 0,5%

Doutor Antonio Petrônio - 0,5%

George Soares - 0,5%

Gustavo Carvalho - 0,5%

Ezequiel Ferreira - 0,5%

Miguel Weber - - 0,4%

José Adécio - 0,4%

Flaviano Moreira - 0,4%

George - 0,4%

Dibson Nasser - 0,3%

Nelter Queiroz - 0,3%

Gesane Marinho - 0,3%

Carlos Santos - 0,3%

Ricardo Mota - 0,3%

Zé Júlio - 0,3%

Genivan Vale - 0,3%

Francisco José - 0,3%

Robinson Faria - 0,3%

Raimundo Fernandes - 0,3%

Amaro Saturnino - 0,3%

TRE-RN // Mais vinte candidatos registrados

Mais de 20 registros individuais de candidaturas foram deferidos, ontem, pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Entre os pedidos estão o de Geraldo Forte (PTB), Geraldo Pinto, conhecido como Geraldão (PT), Adenúbio Melo (PSB) e Fátima Bezerra (PT). Os quatro candidatos tentam vaga de deputado federal e fazem parte da coligação "Vitória do Povo", que também teve o registro deferido pelo TRE. Também foi aprovado o registro da coligação "Por um Rio Grande do Norte Melhor", composta pelos partidos PMDB, PR e PV. Com relação à coligação "Por um Rio Grande do Norte Melhor", foram deferidos 20 pedidos individuais, entre eles os de Paulo Wagner (PV) e Henrique Eduardo Alves (PMDB) para deputado federal e Adão Eridan (PR), Poti Júnior (PMDB), Luiz Almir (PV) e Miguel Weber (PV) para deputado estadual. A Corte também julgou dois pedidos individuais de registro de candidatura do Partido Trabalhista Cristão - PTC, sendo um deles de Miguel Mossoró, para deputado estadual. O registro do comitê financeiro únicodo Partido Social Liberal -PSL também foi deferido pelo Pleno do TRE.

CADA UM NA SUA E COM A SUA CANDIDATA

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), ambos candidatos ao governo do estado, cumprem agenda amanhã em Natal onde acompanham a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) durante a primeira visita da campanha nas eleições deste ano ao Rio Grande do Norte. Embora os dois candidatos tenham confirmado presença em todos os eventos agendados pela coordenação da campanha da ex-ministra Dilma, ficou definido que nenhum vai discursar no ato público marcado para ocorrer na praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal, após caminhada pelas principais ruas do bairro conhecido tradicionalmente pelo comércio popular.

Apesar de afirmar que a decisão de apenas Dilma discursar no ato público tenha sido um consenso entre os quatro candidatos a senador (Garibaldi Alves - PMDB, Wilma de Faria - PSB, Sávio Hackradt - PDT e Hugo Manso - PT) e os três candidatos a governador (Iberê Ferreira de Souza - PSB, Carlos Eduardo - PDT eRoberto Ronconi - PTC), nos bastidores políticos a informações é que a saída "arranjada" pela deputada federal Fátima Bezerra e equipe da coordenação nacional da campanha de Dilma que já está em Natal, tenha sido uma forma de evitar divergências em uma situação, no mínimo, inusitada. A sugestão teria partido do governador Iberê.

De acordo com a deputada Fátima, outro fator decisivo para a decisão de os candidatos não discursarem foi o tempo. "Nessa época de processo eleitoral os candidatos à presidência da república têm que visitar muitos locais então o tempo é restrito", disse. Caso o presidente da Câmara dos Deputados e candidato a vice-presidente, Michel Temer (PMDB), confirme presença nos eventos, discursará ao lado da ex-ministra.

A candidata a presidente pelo PV, senadora Marina Silva, também agendou visita a Natal esta semana. A candidata chega na quinta-feira, 29, mas cumpre agenda na sexta-feira, 30 de julho. Esta será a segunda vez que Marina visita Natal este ano. A senadora veio a Natal no mês demaio para receber os títulos de cidadã natalense e norteriograndense. No início da manhã a candidata concede entrevistas a duas rádios locais, depois participa da primeira Casa de Marina que funcionará na Zona Norte. A senadora ainda participa de caminhada pelo Alecrim, em seguida visita a SBPC.

AGENDA DOS PRESIDENCIÁVEIS

l Dilma Rousseff (PT)

12h às 14h - Seminário com cientistas e pesquisadores na SBPC, UFRN

14h - Concentração no mercado público da avenida 6, no Alecrim

16h - Início da "Caminhada com Dilma", seguindo pela rua dos Canindés (Av. 6)

Encerramento Praça Gentil Ferreira - Ato público

l Marina Silva (PV)

7h - entrevista emissora de rádio local

7h45 - entrevista emissora de rádio local

8h30 - Inauguração da primeira Casa de Marina - Zona Norte

10h - Caminhada no Alecrim

12h - Visita a SBPC - UFRN

15h - Entrevista coletiva e inauguração do comitê da candidata Rosy de Sousa (Av. Rodrigues Alves com a rua Ceará-Mirim)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESCOLA DO GOVERNO EM CERRO CORÁ/RN

Na tarde desta quinta-feira (22) na câmara municipal em Cerro Corá, o secretário de administração do estado Dr. Paulo César Medeiros e o prefeito do Município de Cerro Corá Raimundo Marcelino Borges, o Novinho assinaram o documento de afirmação do convênio com a escola de governo, a assinatura desse convênio servirá para que os profissionais da administração pública municipal possam se capacitarem em diversas áreas.

Lembramos que esse convênio não tem liberação de recursos para o município, apenas de capacitadores e material didático, enquanto o município entrará com o profissional e o local para a realização dos cursos.

Saiba o que é escola de governo e como funciona.

A Escola de Governo do RN foi criada por meio do Decreto Nº 19.896 de 06/07/2007. É vinculada a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público estadual, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão e adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.

Tem a missão de desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais para otimizar a capacidade da administração estadual na gestão das políticas públicas. Atua nas áreas de formação continuada, graduação e pós-graduação, cursos livres de extensão, cursos online, programas de estágio e concursos públicos.

A Escola de Governo presta serviços técnicos mediante contratos e convênios, atendendo a demanda de gestores e órgãos do governo do Rio Grande do Norte. É composta por uma Direção Geral (DG), Direção de Capacitação (DECAP), Direção de Recrutamento e Seleção (DERES) e Direção Administrativa e Financeira (DAF).

Dj Aildo.

TSE concede direito de resposta a coligação de Dilma no portal do PSDB

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves deferiu o pedido de direito de resposta à coligação ‘Para o Brasil Seguir Mudando’, que tem como candidata a Presidência da República Dilma Rousseff, contra o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A decisão determina que o portal do PSDB divulgue por 10 dias consecutivos a resposta da coligação às afirmações feitas por Indio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, que, em entrevista ao site, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) teria ligação com organizações criminosas e “ao que há de pior”.

O ministro Henrique Neves afirma em sua decisão que a resposta deve ficar disponível na internet por tempo não inferior ao dobro em que o texto ofensor esteve à disposição dos usuários, segundo item do artigo 58 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Entretanto, levando em consideração a reincidência do PSDB, que já foi penalizado por conduta semelhante em 2002, a grande repercussão que a divulgação teve em vários meios de comunicação social e a gravidade das acusações, o ministro fixou em 10 dias a veiculação da resposta.

No pedido de direito de resposta, a coligação aponta a ocorrência dos crimes de calúnia, injúria e difamação, conforme prevê o Código Penal brasileiro (artigo 138, 139 e 140). Cita ainda regra prevista na Lei 12.034/2009, que expressa o direito de resposta por ofensa veiculada na internet, sendo que a resposta deverá ser exibida na mesma página eletrônica em que ocorreu a ofensa.

Em sua decisão, o ministro Henrique Neves deu prazo de 24 horas para a coligação excluir ou substituir no texto da resposta os trechos que fazem referências à campanha da candidata Dilma Rousseff e “que se confundem com propaganda eleitoral”.

Mérito

Após rejeitar quatro preliminares apresentadas pelo PSDB, duas de ilegitimidade, uma quanto à possibilidade da coligação que o PT integra ajuizar a ação e outra sobre o PSDB ser réu no processo; uma de inépcia da inicial e a última de perda de prazo para a proposição da representação, o ministro Henrique Neves julgou procedente a representação da coligação ‘Para o Brasil Seguir Mudando’ e deferiu o pedido de direito de resposta formulado.

O ministro Henrique Neves afirma, em sua decisão, que “o tom ofensivo é evidente” no trecho da entrevista em que Indio da Costa afirma que o Partido dos Trabalhadores tem ligação com atividade ilícitas.

Expediente

O relator lembra que o PSDB fez uso do mesmo expediente que empregou em 2002, quando a coligação Grande Aliança, que o partido integrava com o PMDB, associou representantes do PT ao traficante Fernandinho Beira-Mar. O ministro ressalta que o TSE concedeu o pedido de direito de resposta solicitado pelo PT na ocasião.

“Ou seja, passados quase oito anos, o mesmo partido político que patrocinou aquela inserção considerada como ofensiva pelo Tribunal – não pelas referências às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mas pela associação à pessoa condenada por tráfico de drogas – retorna ao mesmo expediente. Divulga em seu sítio na internet entrevista concedida pelo candidato à Vice-Presidência da República da Coligação que compõe, na qual, além da referência às FARC, aponta a associação do partido ao narcotráfico”, afirma o ministro Henrique Neves.

Segundo o ministro, o discurso utilizado na entrevista “é, por si, suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta”.

Respeito entre adversários

Ao concluir a decisão, o ministro Henrique Neves ressaltou que “não são edificantes ataques pessoais e genéricos, como se a eleição se decidisse não pela escolha do mais apto, mas pela exclusão do pior. Adversários políticos não devem se tratar como inimigos. Mas ainda que assim se considerem, que seja, então, lembrada a lição de Baltasar Grácian, na sua obra A Arte da Prudência: ‘entre os inimigos, a cortesia é um dever. Custa pouco, mas recebe um belo dividendo, quem respeita é respeitado’”.

Portal Folha.com

O ministro Henrique Neves rejeitou o pedido feito pela coligação que apoia Dilma Rousseff para que fosse retirado do portal Folha.com o link que veicula o trecho da entrevista de Indio da Costa ofensivo ao PT. Segundo o ministro, a empresa não é parte da ação e nem lhe foi possibilitada apresentação de defesa.

No entanto, o relator afirma que, havendo o reconhecimento pela Justiça Eleitoral de que o trecho da entrevista agride a imagem do PT, “os interessados poderão se valer da notificação” prevista no parágrafo 2º, do artigo 24, da Resolução 23.191 do TSE, “para requerer que os provedores de conteúdo ou hospedagem sustem a exibição da ofensa”.

“Da mesma forma, poderão os interessados pedir diretamente aos órgãos de imprensa que divulgaram a ofensa que também veiculem a resposta, como recomendam os manuais de redação”, diz o ministro.

Iberê reage às declarações de Micarla e diz que “Copa é da população”

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) reagiu às declarações da prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), para quem “se Natal ficar fora da Copa a culpa será do Governo”. Em entrevista Jornal 96 (96 FM), a pevista “atacou” o socialista após Iberê ter cancelado dois contratos destinados a estudo e elaboração do projeto principal do Estádio das Dunas.

"A Copa não é do Governo, e não é da Prefeitura [de Natal]. A Copa é da população. Temos que jogar [Governo e Prefeitura] no mesmo time", postou o governador em seu Twitter. Em seguida o socialista assegura: "não vamos perder a Copa".

Além de Iberê, o deputado governista Fernando Mineiro também reagiu às declarações da prefeita, ressaltando que é necessário não misturar Copa com política e que a Prefeitura sozinha não realiza um evento deste porte.

Em entrevista de rádio na tarde desta quinta-feira (22), Iberê Ferreira falou sobre sua decisão de suspender o contrato sem licitação dos projetos, no valor de R$ 27 milhões, para a construção da Arena das Dunas, durante sua entrevista ao programa Panorama Político. O objetivo dessa decisão, segundo o governador, foi garantir a transparência e o zelo pela coisa pública.

"Queremos a Copa, mas de forma transparente. O objetivo foi não atrasar. Temos parecer favorável da Procuradoria do Estado, mas vimos que houve contestações, disputas judiciais e isso poderia atrasar e fazer a gente perder o prazo para realizar o edital", explicou o governador. Iberê explicou aos ouvintes da rádio Globo Natal que o contrato previa um projeto básico, um projeto executivo e o gerenciamento da obra.

"Cancelamos o projeto executivo e o gerenciamento. Sem o projeto básico não podemos lançar o edital. O projeto executivo ficará por conta de quem for vencedor da licitação e que também fará o gerenciamento da obra", detalhou o governador. O projeto básico, no valor de R$ 4 milhões, que foi aprovado pela FIFA e premiado em São Paulo, será feito sem licitação, "porque não há tempo fácil para fazê-la e para que o Estado não corra risco de perder o direito de sediar a Copa de 2014".

O governador Iberê disse, ainda, que telefonou para a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, tranquilizando-a e garantindo que o Estado fará a sua parte para garantir Natal como cidade-sede em 2014. "A Copa não é do governo, como não é da Prefeitura. A Copa é da população. Está na hora darmos as mãos, jogarmos juntos. A Copa é importante para nós, fundamental para o nosso desenvolvimento. Se tiver alguma coisa para mudar, a gente vai mudar. A Copa não pode ter torcida contra. Deve ter torcida a favor. Vamos fazer a nossa parte, cumprir os prazos e fazer a obra", garantiu Iberê.

Circuito de tecnologias adaptadas à agricultura familiar será lançado nesta sexta

O Governo do Estado lança nesta sexta-feira (23) o 7º Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar: Gestão e Crédito. O evento será coordenado pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), da Emparn e da Emater.

A solenidade de lançamento do circuito está marcado para as 9h, na Sape. Durante a solenidade, será divulgado o calendário de eventos voltados ao agricultor familiar.

O circuito será dividido em 15 etapas, passando por Apodi, Cruzeta, Nísia Floresta, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Natal, Pedro Avelino, Parnamirim, Ipanguaçu, Pau dos Ferros e Maxaranguape.

Nos eventos, serão ministrados cursos em várias áreas de conhecimento, como técnicas de cultivo, pecuária, piscicultura, planejamento e gestão.

Palanque de Dilma Rousseff no RN terá 12 partidos

A disputa por uma vaga na Presidência da República está sendo formatada em todo o Brasil, com o apoio dos partidos e da base aliada do Governo Lula. No Rio Grande do Norte, 12 partidos integram o comitê suprapartidário de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) , número maior do que o nacional, que hoje é de 10 partidos.

Na próxima quarta-feira (28), a candidata estará em Natal participando do Seminário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) e de atos políticos de campanha. Para definir a programação, a coordenação da campanha no Rio Grande do Norte feita pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), reúne nesta quinta-feira (22) os representantes dos 12 partidos que apóiam Dilma Rousseff.

“Estamos em contato com os partidos que formam o comitê suprapartidário da candidatura de Dilma para definir uma agenda de campanha para a próxima semana”, destaca Fátima Bezerra.

A programação política será feita no período da tarde, com espaço para entrevista coletiva e palanque, já que pela manhã a candidata petista irá apresentar suas propostas no Seminário, e a noite, Dilma Rousseff (PT) finaliza suas atividades em Natal.

Foto: Vlademir Alexandre
Deputada Fátima Bezerra, coordenadora da campanha de Dilma Rousseff no RN.
De acordo com a coordenadora da campanha no Rio Grande do Norte, Dilma Rousseff (PT) terá em seu palanque representantes de 12 partidos: o PSB, através dos candidatos ao Senado, Wilma de Faria (PSB), ao Governo do Estado Iberê Ferreira (PSB) e o vice, Vagner Araújo (PSB), além do presidente do partido, Genildo Pereira.

Os partidos que apóiam a candidata em terras potiguares como o PMDB, através de Henrique Alves e de João Maia, presidente do Partido da República (PR) no Estado, o PDT também confirmou a participação com a presença de Carlos Eduardo e Sávio Hackradt, além do PCdoB, com o candidato a deputado estadual George Câmara (PCdoB) e Antenor Roberto (PCdoB).

O Partido dos Trabalhadores (PT) participa com o candidato ao Senado, Hugo Manso (PT), o presidente Heraldo Paiva e o deputado estadual e candidato a reeleição, Fernando Mineiro (PT).

Quem também integra a lista dos partidos que estarão no palanque são: o PRB, o PTB com Ezequiel, o Partido Progressista, representado por Benes Leocádio, o PHS com o deputado Arlindo Dantas, o PTN e o PSC.

A mobilização de apoio também contará com a presença de empresários, o comitê dos prefeitos do Rio Grande do Norte, representantes dos movimentos sociais, grandes nomes do Estado em diversas áreas, estudiosos, estudantes e gente que apóia a candidatura de Dilma Rousseff (PT) no plano nacional.

A agenda completa será definida depois que a coordenação da campanha escutar todos os partidos que fazem parte do comitê suprapartidário e fizer a análise da demanda.

Expectativa de votos para Dilma no RN
Sobre a movimentação política e os números de votos no Rio Grande do Norte, a coordenadora da campanha de Dilma Rousseff (PT), Fátima Bezerra, afirmou que a candidata está “no rumo certo” com crescimento de votos. “O que posso dizer agora é que a ministra Dilma está no rumo certo, indo bem e teve um crescimento surpreendente. Na pior das pesquisas estamos empatados com o candidato Serra”, explica.

Fátima contou ainda que na última pesquisa a qual teve acesso, a candidata petista tinha o dobro da intenção de voto de Serra. “Essa pesquisa que vi tem 20 dias e Dilma estava nessa colocação, ou seja, com o dobro de intenções de votos. Estamos com o pé no chão, mas em clima de entusiasmo, com esperança renovada, mas sem ufanismos”, detalha.

Governo inicia processo de estadualização do Hospital Regional do Seridó

Com o objetivo de agilizar o processo de estadualização do Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó, uma equipe da Secretaria do Estado da Saúde Pública realizou uma visita técnica nos dias 15 e 16 deste mês para um levantamento de cada uma das divisões da unidade hospitalar. Em até 90 dias o Hospital Regional estará totalmente sob a responsabilidade do governo do Estado, que fará a administração através da Secretaria de Saúde Pública.

Neste período, os técnicos farão um diagnóstico da unidade hospitalar entregarão o relatório ao secretário da Saúde, George Antunes, segundo informou Waldimar Medeiros, técnico da Subcoordenadoria de Planejamento da Sesap, integrante da comissão. O mesmo relatório será encaminhado ao governador Iberê Ferreira de Souza para que o processo de estadualização aconteça de forma rápida.

A decisão para estadualização daquele hospital foi efetivada num termo de cooperação firmado no dia 25 de junho entre o governo do Estado, a Associação de Municípios do Seridó e os prefeitos de Caicó, Ipueira, Jardim de Piranhas, São Fernando e Serra Negra do Norte, cujas populações usufruem os serviços da unidade.

De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, José Fernandes, que indicou o novo administrador da unidade, José da Noite Medeiros, não haverá demissão de funcionários com a nova gestão do Estado. Segundo ele, é possível mesmo que existam vagas no quadro a serem preenchidas por aprovados nos dois últimos concursos da Saúde.

A estrutura física do Hospital Regional do Seridó pertence à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e para que o processo de estadualização se concretize é necessário que a Funasa emita um documento de cessão do prédio. A manutenção do hospital é feita com recursos da Associação dos Municípios do Seridó, da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó e da Secretaria Estadual de Saúde Pública.

Por ser administrada com recursos de três fontes distintas, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar contratada também por estas fontes, sendo 72 servidores cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde, 51 pela Associação dos Municípios do Seridó e 34 através de serviços terceirizados, estes voltados para a segurança, vigilância e serviços de limpeza e higienização.

O Hospital Regional do Seridó, embora passando por uma situação de carência de recursos e necessitando de uma reforma administrativa, tem atendimento 24 horas nos serviços de urgência, realizando cerca de dois mil atendimentos por mês, com 247 internações. Possui 88 leitos, distribuídos em Cirurgia Geral (35); Clínica Médica (38); Psiquiatria (8) e em unidade de Isolamento (2). Conta também com uma UTI com cinco leitos e um atendimento ambulatorial em Ortopedia. A unidade trabalha com cinco leitos de UTI para adultos.

Além desses serviços, disponibiliza ainda os serviços de Buco-Maxilo-Facial; de Cirurgia Geral; Laboratório de Patologia Clínica, Radiologia, Hemodiálise e Oftalmologia (que realiza as cirurgias de catarata).

Localizado na estrada do Perímetro Irrigado do Sabugi, bairro Paulo VI, em Caicó, o hospital tem como público-alvo as populações de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira, Jucurutu, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Acari e outros municípios tanto do Estado do RN como da Paraíba.

Educação no RN: em 10 anos, professores realizaram 16 greves

Número de professores insuficiente, desvalorização profissional, falta de formação e infraestrutura das escolas. Esse é o retrato da educação pública no Rio Grande do Norte na visão de quem a faz: os educadores. Com uma pauta de reivindicações sempre bem recheada, a categoria luta constantemente para manter o diálogo com o poder público, o que nem sempre acontece, e a partir daí surgem as greves.

Segundo dados do Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), de 2000 a 2010, a categoria realizou oito paralisações no Estado e oito no município de Natal. A média é de quase uma greve por ano.

“A verdade é que nossas pautas são recorrentes e, quando temos os nossos direitos negados, temos que organizar uma reação coletiva para pressionar os gestores”, destacou a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso.

De 2000 para cá, a rede estadual não realizou paralisações apenas nos anos de 2004 e 2006. Já a rede municipal não parou somente em 2000 e 2004.

A alta incidência de greves nas redes de ensino público no estado são reflexo de uma educação frágil, ineficiente e superficial, situação constatada pela série de reportagens “Educação no RN” veiculada durante esta semana no portal Nominuto.com.

Foto: Carla Cruz/Arquivo Nominuto
Fátima Cardoso enfatiza que a greve é a última ferramenta de negociação utilizada pelo sindicato.

No entanto, apesar das paralisações, Fátima Cardoso enfatiza que a greve é a última ferramenta de negociação utilizada pelo sindicato. “Não gostamos de greve, mas, em muitos casos, é a nossa única arma. Hoje, o papel do sindicato é, antes de tudo, lutar por uma educação melhor e fazer a população compreender o seu papel social”, explicou.

Atualmente o Sinte/RN prepara um documento no qual vai fazer um levantamento de todas as deficiências encontradas em nas escolas estaduais e municipais de Natal. Para tanto, o sindicato se dividiu e está visitando todas as escolas.

Para se ter uma ideia do conteúdo desse levantamento, Fátima Cardoso citou alguns dos problemas verificados Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) visitados durante a tarde desta quarta-feira (21), o Vilma Dutra, o Wilma de Faria e o Maria Ilca.

Foto: Isabela Santos
Banheiros interditados é um dos pontos levantados pela presidente do Sinte.

Entre os pontos levantados pela presidente do Sinte/RN, estão: banheiros interditados, merenda irregular, ausência de brinquedoteca, vasos sanitário quebrados, salas com infiltrações e mofadas, áreas de recreação irregulares e oferecendo riscos para as crianças.

Em casos mais extremos, existem CMEIs que dispõem de apenas um banheiro, dividido por educadores e crianças.

Pontos que, segundo Fátima Cardoso, são compartilhados pela maioria das unidades visitadas. “Veja bem, estamos falando de Centros de Educação Infantil voltados para crianças de até 5 anos e 11 meses. É uma realidade que não podemos conceber”, enfatizou a sindicalista.

Foto: Arquivo Nominuto
Problema da ausência de professores e a mais urgente no momento.
Já na rede estadual, Fátima destacou o problema da ausência de professores como o mais urgente no momento. Sobretudo em disciplinas como Física, Química e Matemática, o déficit é considerável. “A falta de professores é uma das maiores angústias do sindicato. Estamos pressionando o Estado para que realize o concurso público ainda este ano. Queremos entrar 2011 com o quadro de educadores completo”, comentou.

Mesmo assim, a sindicalista acredita que, em termos de conquistas profissionais, a rede estadual tem avançado mais que a municipal. Segundo ela, de 2008 para cá, a categoria conquistou 70% das reivindicações.

Já o Município, segundo ela, tem sido “resistente” no cumprimento de acordos firmados com a categoria. Pontos como o pagamento de vales transporte, pagamento de promoções de carreira, o envio da Lei de Redução de Jornada de Trabalho dos educadores infantis à Câmara Municipal do Natal, o não pagamento do terço de férias e da carga suplementar são apenas alguns dos assuntos que serão discutidos em uma assembleia marcada para o próximo dia 29.

No entanto, Fátima Cardoso é precisa em afirmar que tanto a educação estadual quanto a municipal ainda tem muito o que avançar para chegar no nível que se espera de uma educação pública de qualidade.

“O que percebemos é que não há um efetivo compromisso dos gestores públicos. O que há é uma ação a conta-gotas que não podemos mais aceitar”, enfatizou.

Foto: Elpídio Júnior
"O que percebemos é que não há um efetivo compromisso dos gestores públicos."

Já a sociedade, esta espera que a educação não seja novamente penalizada por paralisações como a de 2002 do Estado, e a de 2006 do Município, que duraram mais de 45 dias, prejudicando o ano letivo e o aprendizado dos alunos.

RN é considerado o melhor do Brasil no acompanhamento das exigências do Bolsa Família

De todos os Estados beneficiados pelo Bolsa Família, o Rio Grande do Norte é o que apresenta os melhores índices no acompanhamento das três condicionalidades do programa. Os dados foram confirmados recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que coloca os quesitos educação, saúde e assistência social como preponderantes para a eficácia dos benefícios. Dentro das variantes da saúde, o acompanhamento da saúde chega a 85%, na educação a 80% e na assistência social a 86%.

Das condicionalidades da saúde, o MDS aponta itens como pré-natal, vacinação e pesagem em dia. Na educação, a variante é a freqüência escolar com 409.519 estudantes acompanhados e na assistência social o fator de análise é o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), com 35.806 crianças acompanhadas. "Pelo andamento positivo desses objetivos, o Rio Grande do Norte vem passando por uma revolução social no Brasil, já que vive uma realidade não apenas de repasse do recurso, mas de oferta de condições e elementos para que as famílias evoluam e melhorem suas realidades de vida e trabalho", ressalta o governador Iberê Ferreira de Souza.

"O Bolsa Família trabalha com a lógica do desenvolvimento social, possibilitando que as pessoas pobres tenham acesso ao crédito. Mas este benefício não é distribuído aleatoriamente. Para receberem o dinheiro, as famílias devem seguir certas premissas como cuidar da educação e saúde dos filhos, que por si só, já influenciam na melhoria das condições de vida destas famílias. É aí onde nosso Estado se destaca nacionalmente. Esses dados derrubam também o argumento daqueles que classificam o programa como mero distribuidor de esmolas", diz Gercino Saraiva, secretário estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Além de promover a melhoria da qualidade de vida da população, outro ponto positivo do Bolsa Família diz respeito à economia do próprio Estado. O benefício do programa significa um investimento mensal de R$ 31 milhões na economia do Rio Grande do Norte. Ao ano, o Bolsa Família possibilita a entrada de mais de R$ 360 milhões no Estado.

Todos os 167 municípios potiguares são contemplados com o Programa Bolsa Família, beneficiando a 338 mil famílias, um número até superior ao total de famílias pobres no Estado, que é de 319 mil.

Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza que atende mais de 12 milhões de famílias em todo País. O programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito à alimentação adequada, promovendo segurança alimentar e nutricional.

A gestão do programa é descentralizada e compartilhada por União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A lista de beneficiários é pública e pode ser acessada por qualquer cidadão. A quantia que cada família recebe depende da renda familiar, do número e da idade dos filhos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Festa de Santana em Caicó é realmente uma festa.

Clubes


Vai ser a maior programação de evento de clube já vista na cidade.

Nos clubes estarão acontecendo os melhores shows com as bandas mais bombadas do momento em todo o Brasil.

Estão confirmadas as seguintes atrações podendo, eventualmente, ocorrer alguma modificação. Para melhor, segundo os organizadores.


As festas foram todas pensadas dentro do conceito de aceitação popular. Para todos os eventos há um termômetro chamado aceitação. Tudo isso feito na base da pesquisa. É claro que isso não implica dizer que seja a vontade absoluta de todos. Mas, a tendência das atrações confirmou essa preferência do público festeiro de Caicó, Natal, Mossoró, Currais Novos, Parnamirim, Macaíba, Assu e a maioria das cidades do Seridó, disse um dirigente de clube.


Dessa forma foram já foram contratadas por antecedência as seguintes atrações:

Aviões do Forró, Garota Safada, Forró do Muído, Chicabana, Forró du Bom, Banda Magníficos, Amigos Sertanejos e Forró dos Plays.

As atrações serão distribuídas nos seguintes clubes e dias:


Dia 29 de julho – Quinta-feira – Na Assec – Amigos Sertanejos, Magníficos e Garota Safada


Dia 30 de julho – Sexta-feira – Festa da Juventude – na AABB – Forró dos Plays e Aviões do Forró

Dia 31 de julho – Sábado – Festa de Encerramento – No Iate Clube – Forró du Bom, Chicabana e Forró do Muído.

Pavilhão de Sant’Ana


O SESC Seridó confirmou a parceria com a Paróquia de Sant’Ana para a realização do Projeto Letra e Música no mês de julho. A programação musical com artistas da terra terá início no dia 21 de julho, após a chegada dos peregrinos, se estendendo até o dia 01 de agosto.

21 de julho – Show religioso

22 de julho – Orlando Batista e Milton

23 de julho – Show religioso

24 de julho – S de Samba

25 de julho – Jasiel e Forró Puêra

26 de julho – Wânia Nóbrega e Renato Guerra

27 de julho – Jonas Linhares

28 de julho – Mel Foster

29 de julho – Cristiane Fernandes e Cabralzinho

30 de julho – Marcus Vinicius e Paulo Lúcio Dantas

31 de julho – Bené e teclados e Marcus Lima

01 de agosto – Geraldão e atração à definir

Ilha de Sant’Ana

28 de julho – Deixe de Brincadeira e Flor da Pele

29 de julho – Saia Rodada e Mulher Chorona

30 de julho – Sirano & Sirino e Colo de Menina

31 de julho – Dorgival Dantas e Cavalo de Pau

1º de agosto – Ferro na Boneca e Dedim Gouveia

Casa de Cultura “Sobrado do Padre Guerra”


Dia 22: Abertura das atividades (eventos e exposições) – Quarteto Seridó Sax (21h)

Dia 23: Lançamento de livros dos poetas: José Lucas, professor Garcia, Manoel Dantas, Hélio Pedro, Ademar Macedo, Gislene Canales, A.A. de Assis e Delcy Canales. Companhia de Teatro Arte e Vida. Regente Jussara Santos – MPB e Regional (21h)

Dia 24: sarau músico-poético (oficina de cordel). José Anderson (21h)

Dia 25: Coral Meninas do Encanto (21h)

Dia 26: Companhia de Teatro Filhos de Acauã. Jonas Linhares- lançamento do CD (21h).

Dia 27: Anne Karine e Renato Guerra (MPB)

Dia 28: Quinteto de Violão “A Vida Encanto” (UERN/Pau dos Ferros). Noite dos Rastos/lançamento livro da professora Lidiane Araújo (21h)

Dia 29: exposições

Dia 30: Companhia de Cultura Ciranduis (teatro). Silvio Ceará (21h)

Dia 31: Lurdinha Medeiros e Família (teatro). Paulo Lúcio Dantas (violonista)


Festa dos anos 70, 80 e 90

- Uma festa que vai sacudir a vanguarda caicoense com um repertório voltando para um público especial. Aquele que curtiu momentos memoráveis com as grandes bandas no estilo show-baile. Será uma atração à parte durante a programação social da festa de Santana. Numa véspera de feriado tem tudo para acontecer.

Baile dos Coroas

O tradicional Baile dos Coroas, promovido pelo Atlético Clube Corintians, reúne o mundo social e político do estado na última sexta-feira de festa, em 30 de julho.

Outras festas

Os festejos alusivos à Senhora são marcados por outros eventos sociais, como a Festa do Ex-Aluno do CDS (24), aniversário do Bar do Ferreirinha, Feirinha de Sant’Ana (29) e Baile do Reencontro (31).

Vem ai mais um resultado de pesquisa

Até o próximo final de semana deverá acontecer surpresa nos meios políticos do Estado.É aguardada a divulgação de uma pesquisa de opinião pública que anda mexendo com os nervos de muita gente.Para Presidente, Governador e Senador no Rio Grande do Norte.

Lideranças em Parnamirim reafirmam apoio a Márcia Maia

Não apenas novas lideranças foram conquistadas nos últimos dias, mas parcerias antigas também estão sendo reafirmadas na iminência do pleito de outubro. A deputada estadual Márcia Maia foi convidada por lideranças do município de Parnamirim para receber o apoio dos amigos.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na recepção Bouganville, no centro da cidade. Na ocasião, o médico Deoclécio Marques e o ex-secretário de Saúde do Estado, João Alberico, reafirmaram a parceria a deputada pessebista que vem desde 2002.

“É importante conquistar novos apoios, mas também é especial saber que podemos contar com pessoas leais nessa caminhada, pessoas que acreditam num trabalho voltado para o bem-estar e a qualidade de vida do ser humano”, afirmou Márcia Maia, candidata a reeleição pelo PSB.

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica não será prorrogado

A Receita Federal promete não adiar novamente o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) 2010, que termina no dia 30 de julho às 23h59m59s, horário de Brasília. O prazo já havia sido adiado antes porque um número significativo de empresas não tinha adquirido a nova tecnologia de certificação digital, obrigatória na declaração deste ano. Uma alternativa aceita pela Receita, considerada mais em conta, é entregar a declaração por meio de uma procuração digital. Com o procuração, um contador pode assinar digitalmente documentos contábeis e fiscais de várias empresas.

"Nada mudou na declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O formulário e o programa de computador gerador da declaração já estavam prontos, não tivemos nenhum problema nessa área. A certificação digital é que foi uma novidade”, explicou Marcelo Lins, coordenador da Área de Arrecadação e Cobrança da Receita Federal.

Mais de 120 mil empresas, entre as obrigadas a declarar, ainda precisam enviar a declaração do IRPJ 2010. Cerca de 15 mil devem declarar pelo lucro real e mais de 100 mil pelo lucro presumido, de acordo com Marcelo Lins. Mas o número poderá ser menor. “A gente não sabe se haverá uma grande evolução no número de empresas de 30 de junho até 30 de julho. Podem ter ocorrido outros fatores que levaram as empresas que declararam em 2009 não fazerem o mesmo em 2010. Mas está em torno de 10%”, disse.

No ano passado, 1,69 milhão de declarações foram enviadas para a Receita Federal e, até o final da tarde de ontem (19), foram recepcionadas 1,19 milhão de declarações. Os documentos entregues fora do prazo acarretarão em multa de 2% ao mês, incidente sobre o montante do imposto informado na declaração, ainda que integralmente pago, limitada a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 500.

A certificação digital é importante porque dá segurança ao contribuinte, ao garantir a origem da informação por meio de criptografia - códigos mais difíceis de serem decifrados, inclusive na internet. O contribuinte assegura ao Fisco que é ele o remetente da informação.

Vários serviços disponibilizados no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) exigem atualmente esse tipo de tecnologia para autenticar as operações. O objetivo é evitar que o contribuinte tenha uma série de transtornos, pois ele passa a ter uma senha com todas as garantias de segurança, com um código que dificulta tentativas de violação. Segundo Marcelo Lins, o custo aproximado para uma empresa ter a ferramenta é de R$ 150, valor considerado pequeno em relação às suas operações.

Agência Brasil