sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agricultores do Seridó concluem capacitação profissional

A Emater-RN entregou certificados de conclusão de cursos a 125 agricultores familiares do município de Cerro Corá, região do Seridó do Estado, sexta-feira (9), pela participação em cursos profissionalizantes do Plano Nacional de Qualificação (Planteq).

Os trabalhadores rurais foram capacitados nas áreas de gestão agroecológica e meio ambiente, sanidade animal, mandiocultura e fruticultura. Os cursos foram concluídos no dia 21 de junho e contemplou 616 pessoas em sete municípios da Serra de Santana, região Seridó, Rio Grande do Norte.

Segundo do assessor estadual de capacitação profissional da Emater-RN, Isaac Alves, o programa nessa fase inicial alcançou a meta proposta. Outros 100 alunos do município de Lagoa Nova também receberam certificados no mês de junho. Os demais serão entregues durante este mês de julho em Bodó, Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Santana do Matos.

O objetivo do Planteq é tornar os participantes agentes multiplicadores dos conhecimentos nas comunidades onde os cursos foram ministrados. “A capacitação continuada garante ao agricultor familiar sua elevação de renda e reflete na sua qualidade de vida”, ressalta Isaac Alves. O programa é do Governo do Estado, executado pela Emater-RN,em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Sistema Nacional de Emprego (Sine-RN).

O Planteq teve inicio em 29 de abril. Os alunos participaram de cursos nas diversas áreas da agricultura, pecuária e meio ambiente, com 220 horas/aula de duração média e índice de evasão perto de zero. Como incentivo para os participantes, foram selecionados 125 agricultores concluintes para receberem R$ 100 em prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário