Com o objetivo de agilizar o processo de estadualização do Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó, uma equipe da Secretaria do Estado da Saúde Pública realizou uma visita técnica nos dias 15 e 16 deste mês para um levantamento de cada uma das divisões da unidade hospitalar. Em até 90 dias o Hospital Regional estará totalmente sob a responsabilidade do governo do Estado, que fará a administração através da Secretaria de Saúde Pública.
Neste período, os técnicos farão um diagnóstico da unidade hospitalar entregarão o relatório ao secretário da Saúde, George Antunes, segundo informou Waldimar Medeiros, técnico da Subcoordenadoria de Planejamento da Sesap, integrante da comissão. O mesmo relatório será encaminhado ao governador Iberê Ferreira de Souza para que o processo de estadualização aconteça de forma rápida.
A decisão para estadualização daquele hospital foi efetivada num termo de cooperação firmado no dia 25 de junho entre o governo do Estado, a Associação de Municípios do Seridó e os prefeitos de Caicó, Ipueira, Jardim de Piranhas, São Fernando e Serra Negra do Norte, cujas populações usufruem os serviços da unidade.
De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, José Fernandes, que indicou o novo administrador da unidade, José da Noite Medeiros, não haverá demissão de funcionários com a nova gestão do Estado. Segundo ele, é possível mesmo que existam vagas no quadro a serem preenchidas por aprovados nos dois últimos concursos da Saúde.
A estrutura física do Hospital Regional do Seridó pertence à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e para que o processo de estadualização se concretize é necessário que a Funasa emita um documento de cessão do prédio. A manutenção do hospital é feita com recursos da Associação dos Municípios do Seridó, da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó e da Secretaria Estadual de Saúde Pública.
Por ser administrada com recursos de três fontes distintas, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar contratada também por estas fontes, sendo 72 servidores cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde, 51 pela Associação dos Municípios do Seridó e 34 através de serviços terceirizados, estes voltados para a segurança, vigilância e serviços de limpeza e higienização.
O Hospital Regional do Seridó, embora passando por uma situação de carência de recursos e necessitando de uma reforma administrativa, tem atendimento 24 horas nos serviços de urgência, realizando cerca de dois mil atendimentos por mês, com 247 internações. Possui 88 leitos, distribuídos em Cirurgia Geral (35); Clínica Médica (38); Psiquiatria (8) e em unidade de Isolamento (2). Conta também com uma UTI com cinco leitos e um atendimento ambulatorial em Ortopedia. A unidade trabalha com cinco leitos de UTI para adultos.
Além desses serviços, disponibiliza ainda os serviços de Buco-Maxilo-Facial; de Cirurgia Geral; Laboratório de Patologia Clínica, Radiologia, Hemodiálise e Oftalmologia (que realiza as cirurgias de catarata).
Localizado na estrada do Perímetro Irrigado do Sabugi, bairro Paulo VI, em Caicó, o hospital tem como público-alvo as populações de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira, Jucurutu, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Acari e outros municípios tanto do Estado do RN como da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário