A equipe escolar de atletismo do Rio Grande do Norte foi o grande destaque do estado nas Olimpíadas Escolares 2009 - categoria 12 a 14 anos – que vêem sendo disputadas desde o último dia 10 na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. As provas de atletismo foram realizadas na Pista Municipal de Poços, de 11 a 13 deste mês.
Divulgação
Treinadores do RN festejaram conquistas em Minas e enalteceram o trabalho de Magnólia Figueiredo
Formada por um total de 21atletas, dentre meninos e meninas de Natal, Currais Novos, Touros e Cerro-Corá, além de três treinadores, a equipe de atletismo encerrou a sua participação nos jogos com um saldo de cinco medalhas ganhas e três vagas garantidas na seleção brasileira que irá disputar os Jogos Escolares Sul-Americanos de 2009 – de 12 a 14 anos - a serem realizados em novembro, no Equador.
A primeira conquista da modalidade não poderia ter sido melhor. Correndo os 1.000m rasos feminino, a atleta Karol Nascimento, 13 anos, mostrou grande resistência ao vencer a prova com o tempo de 3min13seg, deixando a prata e o bronze com as competidoras de São Paulo e Pernambuco, respectivamente. Com o resultado, a atleta não só subiu ao ponto mais alto do pódio, como também assegurou a sua vaga rumo ao Equador.
A segunda medalha da equipe potiguar foi bem mais “suada”. Na disputa dos 1.000m rasos masculino, o atleta Geovane Lopes, 13 anos, chamou a atenção do público após liderar a prova quase que em sua totalidade, sendo ultrapassado há poucos metros do fim pelos competidores de Minas Gerais e Piauí – cruzando a linha de chegada emparelhado com o competidor do Mato Grosso, Edson Chaves. A equipe potiguar chegou a comemorar a terceira colocação, mas a alegria durou pouco. O anúncio oficial da prova decretou o terceiro lugar ao atleta mato-grossense, com o tempo de 2min54s11 – deixando o potiguar na quarta colocação, com um milésimo de diferença (2min54s12).
Insatisfeita com o resultado, a delegação norte-rio-grandense apelou da decisão e solicitou à Comissão Julgadora a revisão do resultado - alegando que Geovane havia chegado visivelmente à frente de seu adversário. Após nova análise das imagens que registram o exato momento em que os atletas cruzam a linha de chegada, a Comissão entendeu que ambos os competidores chegaram lado a lado, decidindo então pelo empate técnico entre os dois. Feita a devida retificação do resultado e do seu tempo (2min54s11), Geovane Lopes pôde, enfim, ostentar a segunda medalha potiguar do atletismo nos jogos.
Se nas provas de resistência a equipe potiguar fez bonito, nas “combinadas” não foi diferente. Participando do Hexatlo, Felipe Matheus da Silva, 13 anos, chegou ao final da disputa das seis provas - 80m com Barreiras, Salto em Altura, Arremesso de Peso, Salto em Distância, Lançamento de Dardo e 800m rasos – com o total de 3.792 pontos, o que lhe garantiu a conquista do segundo lugar. Com o resultado, o atleta levou a medalha de prata e também a vaga para os jogos sul-americanos. O primeiro lugar ficou com o competidor da equipe de São Paulo (3.996 pontos).
Felipe Silva ao lado dos atletas Daniel Morais, 14 anos, Akailson Silva, 14 anos e Túlio Pinheiro, 14 anos, fez parte da equipe que brilhou ao conquistar a prata no revezamento 4x75m masculino – com a marca de 35s96.
Para encerrar com “chave de ouro” a participação na modalidade, o atleta Túlio Pinheiro, que já havia conquistado a prata no revezamento, coroou a sua passagem pelos jogos ao conquistar com facilidade a prova do salto em distância. Com o excelente salto de 6m11, Túlio levou o ouro e se tornou o terceiro atleta potiguar a conquistar a vaga para os jogos escolares sul-americanos de 12 a 14 anos.
Treinadores comemoram o desempenho
A participação da equipe de atletismo nas Olimpíadas Escolares 2009 (Etapa 12 a 14 anos) resultou na conquista de cinco medalhas e três vagas para os Jogos Escolares Sul-Americanos. O resultado deste ano passa a representar a melhor campanha de uma equipe potiguar de atletismo na competição.
De acordo com a professora de educação física Maria Lúcia de Araújo, 45, que já esteve presente em todas as cinco edições das Olimpíadas, este foi o ano com o maior número de medalhas para a modalidade. “Foi uma participação de sucesso. A melhor de todas. No ano passado saímos da competição sem nenhuma medalha, este ano levamos cinco e colocamos três atletas na seleção brasileira que irá disputar os jogos escolares sul-americanos”. Afirmou Lúcia, treinadora dos atletas de Currais Novos que integraram a seleção do estado.
Para o treinador da escola Junqueira Ayres, William Barbosa, 39, o resultado nos jogos é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há mais de um ano - por parte dos atletas de Touros – e representa a capacidade de superação destes jovens atletas.
Responsável por Cerro-Corá, o treinador Edílson Oliveira, 44, destacou a importância das conquistas. “Competir de igual para igual com adversários de tradição, credencia o nosso estado a se consolidar como uma potencia no atletismo também”, disse
NOS AQUI DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS ESTAMOS CONVIDANDO VOCÊS PARA VIR PARTICIPAR DA 1ª MEIA MARATONA UMA PROVA LINDA QUE SEU PERCUSO PASSARÁ EM LINDOS PONTOS TURISTICOS E PROXIMOS DE CACHOEIRAS E MUITO MAIS
ResponderExcluirVENHA CORRER A 1.440METROS DE ALTITUDE MAIS INFORMAÇÕES 35 9806-8508
MANDE UM E-MAIL MANDAREMOS UM PANFLETO