Referência nacional, o Centro de Tecnologias do Gás (CTGás) do Rio Grande do Norte, órgão criado em 1999 a partir de uma parceria entre a Petrobras e o Senai, vai ampliar sua atuação para a área de energias renováveis. A solenidade de formalização desse novo trabalho foi realizada nesta sexta-feira (04), com a presença da governadora Wilma de Faria e da diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria da Graça Foster.
Na mesma solenidade, o Governo do Estado firmou acordo com a Petrobras para garantir o desenvolvimento de estudos na área energética, com prazo de vigência de 24 meses, para implantação de parque eólico, balanço energético, interiorização do gás natural, ampliação das atividades do CTGÁS para energias renováveis e de outras ações relativas ao gás natural e energia no Estado do Rio Grande do Norte.
“O CTgás sempre deu muito orgulho ao Rio Grande do Norte; agora, estamos dando um passo à frente na busca pela inovação e desenvolvimento sustentável, através de processo de tecnologias alternativas”, afirmou a governadora Wilma de Faria. Segundo ela, o objetivo final desse trabalho é transformar riquezas naturais em bons indicadores econômicos e sociais. "Investir em tecnologia e formação de mão de obra é investir em desnvolvimento", disse.
Para a diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria da Graça Foster, o Rio Grande do Norte, além de possuir o primeiro centro de energia renovável do Brasil, pode se transformar numa referência mundial com o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGás-ER), nova nomenclatura do órgão. “O mercado de matriz energética renovável é carente de suporte técnico, e esse é o papel do CTGás-ER)”, explicou.
De acordo com o presidente da Fiern, Flávio Azevedo, a decisão de incluir no escopo de trabalho do CTGás alternativas de energias renováveis com destaque para energia eólica, energia solar, PCH's e biomassa, deu-se a partir da necessidade global e da indústria de melhor convivência com o meio ambiente,através da utilização de energias limpas.
Além de continuar atuando com foco no gás natural, o CTGás-ER passa a agregar, a partir de agora, ações nas áreas de energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), termossolar para geração de energia elétrica, biomassa, geotérmica, hidrogênio, ondas, marés e correntes marítimas.
Também estavam presentes nesta solenidade o diretor executivo da Petrobras, José Alcides Santoro; diretor regional do Senai/RN, Rodrigo Diniz de Mello, os deputados federais Fátima Bezerra e Betinho Rosado, entre outras outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário