sábado, 13 de março de 2010

Compra virtual: a comodidade merece atenção

A próxima segunda-feira, 15 de março, é o nosso dia, o dia do Consumidor. Mas, apesar dos muitos alertas feitos na imprensa para os cuidados, os brasileiros ainda cometem muitos erros na hora da compra, sofrendo depois nos Procons, pequenos juizados e justiça comum. Com a chegada da internet, as compras virtuais viraram mais que mania: uma necessidade diante da falta de tempo do mundo moderno.

Mas a tranquilidade e comodidade que essa forma de venda oferece merece cuidados redobrados, ainda mais com o agravante da falta de uma legislação específica para os crimes dessa natureza. Algumas "armadilhas" virtuais podem pegar você na hora de efetuar uma compra online.

Por isso o Nominuto.com traz uma dica de livro para que você possa evitar problemas. Recorremos, então, ao Manual do Detetive Virtual, livro que conta casos verídicos e dicas para se precaver contra problemas no mundo digital. Seu autor, Wanderson Castilho, é o principal perito em crime digital brasileiro; já tendo solucionado mais de 430 casos.

A privacidade das pessoas e informações de empresas está cada vez mais exposta na internet, abrindo caminho para crimes dos mais variados formatos: difamação, assédio moral, assédio sexual, quebra de sigilo de dados, pedofilia, entre outros diversos. É neste cenário de tecnologia avançada e de falta de legislação específica - ambos facilitam a ação de criminosos.

Wanderson Castilho alerta pessoas e empresas quanto à importância da consciência digital. "Todas as ações virtuais têm reflexos no mundo físico. Precisamos saber os riscos aos quais estamos submetidos e os perigos que podemos causar aos outros", conclui.

O perito

O autor do Manual do Detetive Virtual, lançado pela editora Matrix em novembro de 2009, atua em um mercado com demanda elevada e tendência de crescimento contínuo. Com foco em investigação detalhada e reunião de provas contra atos ilegais promovidos no ambiente virtual, o especialista encontra criminosos em qualquer parte do mundo, bloqueia sites e afins, além de retirar conteúdo inapropriado da rede.

"Todas as ações na rede deixam rastros passíveis de detecção", diz Castilho. Ele explica, ainda, que quando dois computadores se conectam são automaticamente identificados graças à conexão estabelecida e gravada no disco rígido. "Seria mais ou menos como se pudéssemos ler a imagem que foi gravada na mente da vítima minutos antes de sua morte", compara.

Nos casos que chegam à Justiça, o profissional trabalha ao lado de advogados pela emissão de mandados de busca e interdição de suspeitos, entre outras ações. "A diferença básica entre o meu trabalho e as investigações de instituições como CIA, FBI ou Policia Federal é o exercício do poder de polícia. Minha perícia técnica é voltada ao interesse privado de cidadãos vitimados por crimes ou fraudes em empresas, casa ou até mesmo fora dela, por meio de estratégias e investigação", conta

Bacharel em física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com especialização em Análise Forense Digital, Castilho é diretor da E-Net Security Solutions - empresa especializada em perícia digital e segurança da informação, no mercado há dez anos.


Um exemplo
Entre as investigações recentes do perito, destaca-se o caso de difamação da colunista social Rose Leonel, que teve fotografias íntimas colocadas na internet por um ex-namorado. A moça, então residente no interior do Paraná, teve sérios prejuízos profissionais e pessoais após o episódio, tais como a perda do emprego e até mesmo a expulsão de estabelecimentos comerciais na cidade.

Neste caso, o suspeito já era conhecido, mas a vítima precisava de provas. Castilho rastreou as imagens, chegou aos IPs dos computadores por onde elas foram postadas e, com pedido judicial, obteve a quebra de sigilo, busca e apreensão das máquinas identificadas. O especialista conseguiu encontrar, armazenada em um dos hardwares, a tela de edição das fotos em um blog difamatório, comprovando o envolvimento do ex-namorado no caso. Hoje, o acusado responde por difamação, injúria e atentado à honra e sua pena pode chegar a cinco anos de prisão.

Serviço
• A E-Net Security Solutions atua nacionalmente;
• Sediada em Curitiba, conta com três peritos técnicos e cinco especialistas em Segurança da Informação.
• Atua também com distribuição de softwares voltados à proteção de dados
• promove palestras sobre o tema em todo o País.

Fonte:no minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário