Com o objetivo de antecipar a matrícula da rede estadual de ensino para os alunos portadores de deficiência, o Governo do Estado lançará no dia 20 de outubro, às 8 h, no auditório Angélica Moura, o Programa Matrícula Antecipada 2009. O projeto coordenado pela Secretaria Estadual de Educação, por meio da Subcoordenadoria de Ensino Especial (SUESP), surgiu da necessidade de se ultrapassar obstáculos e barreiras arquitetônicas, além de outros problemas como salas inadequadas, despreparo de professores e falta de recursos técnicos pedagógicos, entre outros empecilhos para a inclusão de alunos portadores de deficiência.
O Programa Matrícula Antecipada possibilita que as escolas possam solicitar o serviço itinerante da SUESP para assessorar a equipe pedagógica, professores, alunos e família, quando necessário, além de organizar e viabilizar a capacitação de docentes para atender as necessidades que surgirem e providenciar as adaptações de acessibilidade necessárias para receber alunos deficientes da melhor maneira possível.
O projeto se estenderá a todas as Diretorias Regionais de Ensino (Direds) do Rio Grande do Norte. Segundo informou a Subcoordenadoria de Ensino Especial, a meta é acionar um grande movimento nas 16 Direds, em uma única data, para chamar a atenção e sensibilizar a sociedade em geral acerca da situação dos alunos portadores de deficiência e da importância da antecipação da matrícula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário