Os estudantes de Natal dão um tempo nos livros para viver dez dias de intensa diversão através do esporte. A partir deste fim de semana, Natal vive a magia dos Jogos Escolares do RN, maior evento esportivo do Brasil entre estudantes. Os números dão a dimensão exata do tamanho da competição: 14 mil atletas de 413 escolas. Mas, para este ano, a Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria de Educação do RN fez algumas alterações significativas.
A organização reduziu o número de modalidades de 33 para 28 e acabou com o título de campeão geral dos JERN’s. “As mudanças foram feitas em comum acordo com as escolas. Aliás, as escolas são as grandes razões de existir dos jogos. Sem elas não têm JERN’s”, explicou Ana Dalva (Lulu), coordenadora da Codesp, promotora do evento, que deve custar aproximadamente R$ 1 milhão para o governo do Rio Grande do Norte. Os JERN’s seguem até o próximo dia 26.
Um problema observado este ano nos JERN’s foi a não liberação das instalações esportivas de algumas escolas que tradicionalmente sediavam os jogos. Segundo Lúcia Leiros, coordenadora de esportes do Marista de Natal, a Codesp não atendeu as ‘exigências simples’ da escola. “Pedimos segurança da Polícia Militar, material de limpeza para os banheiros e um zelador para fazer a limpeza ao fim de cada dia de evento. Mas, a Codesp não atendeu. Por isso, o Marista resolveu não liberar suas instalações, como sempre fez. O Marista quis liberar, mas a Codesp disse que não tinha como atender o pedido da escola”, afirmou Lúcia Leiros.
O Contemporâneo, pentacampeão dos JERN’s, também não cedeu as instalações. Segundo Manoel Modesto, coordenador de esportes do Contemporâneo, o pedido da Codesp “foi muito em cima da hora”. E como a escola está reformando o seu parque esportivo, não foi possível liberar as instalações para a Codesp. Auxiliadora e CIC também não cederam suas instalações esportivas. O Salesiano vai realizar apenas a competição de xadrez e a Escola Doméstica liberou para a ginástica. Com isso, algumas modalidades serão disputadas em escolas da Zona Norte, como o vôlei de praia, e no ginásio Nélio Dias (basquete).
Potência
Vice-campeã geral dos JERN’s no ano passado, a Facex espera superar as expectativas novamente e assumir de vez a condição de potência do desporto escolar potiguar. A abolição do título geral dos jogos não desestimulou a escola. “A nossa intenção é de conquistar o maior número de medalhas de ouro”, comentou Antônio Carlos (Cazuza), coordenador de esportes da Facex, que conta com um grupo de 491 atletas divididos em 23 modalidades.
Segundo Cazuza, as chances de medalhas são muitas. “Mesmo sem o título de campeã geral, a preparação e a motivação continuam em alta, pois o importante é oportunizar nosso aluno de boas condições de disputas nos JERN’s”, disse. Sobre a exclusão das cinco modalidades,o coordenador afirmou: “particularmente, não achamos interessante a exclusão dessas modalidades, pois tínhamos uma boa representação em todas elas. E a modalidade de maratona cultural na minha concepção foi a mais errada desta lista de exclusão”, afirmou.
Marista sonha com hegemonia
Com uma delegação composta de 630 pessoas, entre atletas e treinadores, o Marista de Natal tem boas expectativas para a 39ª edição dos Jogos Escolares do RN. O fim do título geral dos JERN’s não desmotivou a instituição, que, inclusive, apóia a decisão da Codesp, acreditando que num evento estudantil o que vale mais é a confraternização entre escolas, treinadores e estudantes. “Mas, apesar de entendermos o evento como uma atividade lúdica e educativa, nossos alunos e equipes estão confiantes e preparados para fazer bonito”, ressaltou Lúcia Leiros, coordenadora de esportes do Marista de Natal.
O Marista começou a preparar os seus alunos-atletas desde a semana passada com o processo de ‘Mentalização’, um diferencial da instituição que segue a filosofia de seu fundador Marcelino Champagnat.
“O processo de mentalização antes dos JERNS é um momento de reflexão, sobre o espírito de esportividade, o fortalecimento da união de atletas, numa festa de onde todos já são vencedores, um diferencial em nossa escola e serve para preparar o aluno antes dos jogos. Na ‘mentalização’ mostramos o respeito que se deve ter com o adversário, a importância de competir e não apenas de vencer, a formação da disciplina pessoal, enfim, abordamos os princípios e valores do esporte”, explicou Lúcia Leiros.
Programação
- NATAÇÃO – 07:00 (Campus Universitário)
- CICLISMO –14:30 (Campus Universitário)
- GINASTICA AEROBICA – 09:00 - TREINO OFICIAL – (CELM - PARNAMIRIM)
- BASQUETE – 09:00 MIR FEM – (IFRN)
- BASQUETE –14:50 INF MASC – (IFRN)
- HANDEBOL DE AREIA – 13:00 INF FEM (Sagrada Família)
- FUTSAL – 14:40 INF MASC (Gin. Jorge Tavares – N. Parnamirim)
- VOLEIBOL – 11:00 MIR MASC (NEVES)
Amanhã
- JUDÔ: Pesagem juvenil masculino – 8:00 às 9:30 (Palácio dos Esportes)
- CICLISMO – 14:30 (Rota do Sol – Barreira do Inferno)
- GINASTICA AEROBICA – 09:00 / 14:00 – (CELM - PARNAMIRIM)
- GINÁSTICA OLÍMPICA – 08:00 (Escola Domestica)
- PESCA – 07:00 (Praia da redinha – Hotel Atlântico Norte)
- XADREZ – 10:00 (Salesiano Ribeira)
- BASQUETE –09:00 MIR FEM (Ginásio Nélio Dias)
- BASQUETE – 12:30 MIR MASC (IFRN)
- BASQUETE – 17:10 INF FEM (IFRN)
- BASQUETE – 12:00 INF MASC (IFRN)
- HANDEBOL DE AREIA – 08:00 MIR FEM (Sagrada Família)
- HANDEBOL DE AREIA – 12:00 INF FEM (Sagrada Família)
- HANDEBOL DE AREIA – 14:00 JUV FEM (Sagrada Família)
- HANDEBOL DE AREIA – 16:00 JUV MAS (Sagrada Família)
- FUTSAL – 08:50 JUV MASC (Marcelo Carvalho)
- VOLEIBOL – 12:00 MIR FEM (NEVES)
- VOLEIBOL – 16:00 INF FEM (NEVES)
- VOLEIBOL DE DUPLA – 09:45 MIR FEM (Quadra A Walfredo Gurgel)
- VOLEIBOL DE DUPLA – 14:45 JUV MASC (Quadra B Walfredo Gurgel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário