O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca logo mais à tarde (14h) no Aeroporto Augusto Severo e, em seguida, segue de helicóptero para o município de Guamaré, na região Oeste do RN, onde visitará as obras da refinaria Clara Camarão. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Edison Lobão (Minas e Energia) integram a comitiva presidencial. A governadora Wilma de Faria acompanha Lula durante a visita.
A previsão do governo estadual é que a refinaria entre em funcionamento já no segundo semestre de 2010. A Clara Camarão vai ser a 12ª refinaria a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil.
A capacidade de processamento do Pólo Industrial da cidade será de até 80 mil barris de petróleo por dia. Com as novas obras de infra-estrutura e ampliação, a refinaria produzirá 4,5 mil barris diários de gasolina, o que tornará o Estado autossuficiente em relação a este produto.
O Pólo Industrial de Guamaré já recebeu investimentos da ordem de 1,6 bilhão de dólares. O investimento na ampliação das instalações para comportar a refinaria Clara Camarão será de 191 milhões de dólares, totalizando 1,8 bilhão de dólares.
O Rio Grande do Norte terá, assim, uma refinaria que produzirá, mensalmente, 21 mil metros cúbicos de gasolina, 45 mil metros cúbicos de diesel, 7.500 metros cúbicos de querosene de aviação (QAV), 11.700 metros cúbicos de GLP e três mil metros de nafta petroquímica.
nm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário