quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Wilma e Lula garantem refinaria em Guamaré funcionando já em 2010


A refinaria Clara Camarão, em implantação no município de Guamaré, região litorânea do Estado, entra em operação a partir de outubro de 2010. Em sua primeira fase, a unidade de refino vai processar entre 30 e 35 mil de barris de petróleo/dia e mais de 4,5 mil barris de gasolina ao dia. Na sua segunda fase de operação, prevista para 2012, terá capacidade para processar até 65 mil barris/dia.

A nova unidade poderá chegar aos 120 mil barris diários de petróleo processado em 2014, caso o terminal oceânico para escoamento de granéis, ora em estudo, e previsto para ser instalado em Porto do Mangue ou Areia Branca esteja concluído e a produção de petróleo volte aos 100 mil barris diários, marca já alcançada há algum tempo pelo Estado.

No Pólo Industrial de Guamaré, onde a refinaria está sendo implantada e onde atualmente já existe produção de GLP, diesel e querosene de aviação, também existem duas plantas de produção de biodiesel que começam a operar em 2010. A primeira delas terá capacidade para processar 10 mil toneladas/ano de biodiesel já a partir de janeiro próximo. A segunda planta, também com capacidade para 10 mil toneladas/ano, deverá começar a produzir biodiesel no final do ano que vem. Desde a sua implantação, o Pólo Industrial de Guamaré já recebeu investimentos de 1,65 bilhão de dólares.

A governadora Wilma de Faria e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitam as obras da refinaria Clara Camarão, no município de Guamaré, neste momento. Acompanham a governadora e o presidente, ministros Geddel Vieira Lima (da Integração Nacional), e Edison Lobão (de Minas e Energia).

"A refinaria de petróleo era um sonho antigo do Estado que está se tornando realidade. E o mais importante é que o seu projeto é viável e vai se concretizar em um curto espaço de tempo. A partir do próximo ano, já teremos a nossa tão esperada refinaria que vai gerar mais empregos e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte", destacou a governadora.

O prefeito de Guamaré, Auricélio Teixeira, destacou o empenho da governadora para a concretização da obra. "Sabemos que para chegar a este momento contamos com a dedicação da governadora Wilma", frisou. Das refinarias anunciadas pelo presidente Lula, a do Rio Grande do Norte será a primeira a entrar em funcionamento. A sua implantação nesta primeira fase (2010) demandará investimentos da ordem de 191 milhões de dólares.

Com a nova instalação, o Rio Grande do Norte será auto-suficiente na produção de gasolina. O mercado do Estado consome mensalmente 22,6 milhões de litros de gasolina, 28,5 milhões de litros de óleo diesel, 7,1 milhões de litros de querosene de aviação, 7,6 milhões de litros de álcool e 6 milhões de botijões de GLP.

A refinaria Clara Camarão será a 12ª a entrar em operação no país e a oitava maior do Brasil. Somente na primeira fase deve gerar 700 empregos diretos e até 5 mil indiretos nas indústrias satélites, bases, terminal e transporte. A refinaria Potiguar Clara Camarão é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras para elevar sua capacidade de refino em 1,2 milhão de barris/dia até 2015. Atualmente, a capacidade de refino da Petrobras no Brasil é de 1,9 milhão de barris/dia.

O nome da refinaria é uma homenagem a Clara Camarão, índia brasileira que liderou um grupo de nativas na luta contra os holandeses durante a colonização, em 1637. Clara Camarão comandou um batalhão feminino que teve atuação decisiva na batalha ocorrida na cidade de Porto Calvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário