domingo, 7 de fevereiro de 2010

Começa a contagem regressiva para a maior festa popular

As ruas ficam mais coloridas, o frevo e as marchinhas retornam às rádios e mudam o clima para a maior festa popular do país. O Carnaval não é à toa o período mais esperado tanto pelos apaixonados pela folia de rua quanto para os que fogem da troça. A TRIBUNA DO NORTE antecipa a movimentação e traz a principal programação da capital e interior, com destaque para o litoral.

A abertura oficial do Carnaval em Natal é quinta-feira (11), com o tradicional baile de máscaras no Largo do Atheneu - trazendo a atração nacional Diogo Nogueira - mas as prévias carnavalescas estão espalhadas na cidade. Hoje tem Pré-Quintas com orquestra de Frevo e Banda Impacto no Bar da Geladinha e, na quarta-feira (10), haverá o Ensaio das Orquestras na Praça do Cruzeiro, Redinha, com todos os blocos e Orquestras com 100 músicos.

Os pólos de festa da capital - Ribeira, Redinha, Centro Histórico e Alecrim- trazem eventos culturais diversos para os foliões que vão ficar em casa, como os desfiles das escolas de samba e tribos de índios, que começam no sábado e seguem até a segunda-feira (15). Na Redinha, dezenas de blocos animam os dias de folia pelas ruas do bairro, como Baiacu na Vara, Caju Maluco e Zé Pirikito.
A Prefeitura de Parnamirim divulgou uma programação com bastante axé para quem escolher passar o feriado na praia de Pirangi.Ricardo Chaves, Pimenta Nativa, Thábata, Chicana e outros artistas vão comandar os cinco dias de folia, que já começam na sexta-feira (12). Um dos momentos mais esperados na praia é o desfile do bloco “As virgens”, na segunda-feira de Carnaval. Os foliões se vestem de mulher e desfilam pelas ruas com muita irreverência e animação.

Macau, Caicó, Touros são alguns dos principais destinos para quem busca o interior do Estado. As programações culturais mesclam o carnaval de rua com o calor das praias e eventos nos clubes privados, com bandas da atualidade e orquestras de frevo. O mel está garantido para a próxima edição do Carnaval de Macau, que começou oficialmente ontem (06), com o Baile da Saudade.

As bandas Garota Safada e Pegação Elétrico abrem a folia na sexta-feira (12). Grafith, Cavaleiros, Lane Cardoso e Inala confirmaram a presença nos dias de Mela Mela.

Apaches revivem anos de ouro

A tribo dos Apaches voltam ás ruas da capital este ano para reviver a época de ouro do carnaval de rua. O bloco foi fundado em 1962, mas há 32 anos deixou de desfilar. Os veteranos do bloco, Minervino Wanderley e Cláudio Ribeiro têm como objetivo estimular a volta dos blocos que faziam o Carnaval na cidade.

“Nossa intenção é resgatar um pouco dos carnavais que era feito pelos chamados blocos de elite, cujos foliões adentravam as casas para animar os moradores, com os chamados assaltos”, relembra Minervino. “Queremos que os blocos antigos retomem as ruas. Era tão bacana, e hoje que as pessoas vão pra praia, o carnaval de rua de Natal morreu”.

A memória de Cláudio traz com emoção as saídas de blocos como “Jardim de infância”, “Bacurinhas”, “Ressaca” e “Baculejo”. “Só o Psyu,no Alecrim, que nunca deixou de sair”, comenta. Do formato do original do bloco, a única mudança é o tecido de linho da “mortalha”, que dá lugar este ano ao algodão, mais leve para enfrentar o calor da cidade.

O bloco contará com 36 foliões, com saídas no sábado, domingo e terça-feira de carnaval, mantendo a tradicional orquestra de frevo e dois carros da alegorias puxados por tratores. Serão dois assaltos diários nos bairros de Capim Macio, Ponta Negra, Lagoa Nova, Tirol ou Petrópolis. O projeto tem apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Pitu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário