quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Henrique Alves articulou intervenção da direção nacional no PP do RN

A intervenção da direção nacional do PP no diretório potiguar da legenda teve a participação direta do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). O peemedebista articulou o encontro – ontem, em Brasília – entre o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o presidente do partido, o senador Francisco Dornelles (RJ).

Na reunião, Henrique disse a Dornelles que era inadmissível deixar o PP do RN sob o controle da oposição, uma vez que o partido integra a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comanda o Ministério das Cidades – um dos mais robustecidos com verbas do governo federal.

O líder do PMDB argumentou ainda que não seria aceitável que o PP cedesse seu tempo de propaganda eleitoral partidária – estimado em quatro minutos – para adversários criticarem o presidente Lula no Rio Grande do Norte.

Não é a primeira vez que Henrique se envolve com as questões do PP. No ano passado, quando havia uma articulação para transferir o partido para o controle do ex-senador Fernando Bezerra (PMDB) e do vice-governador Iberê Ferreira (PSB), Henrique mediou o acerto que deixou a legenda nas mãos do deputado estadual Robinson Faria (PMN).

Na época, Henrique, Robinson e o deputado federal João Maia (PR) integravam a Unidade Potiguar, grupo que pretendia lançar a candidatura da chamada terceira via ao governo do RN. Henrique defendia o nome de Robinson para governador e, por isso, atuou para que o comando do PP passasse para o presidente da Assembleia Legislativa.

A direção nacional concordou em deixar o PP sob o mando de Robinson, desde que o deputado migrasse para a legenda – mas, com medo de perder o mandato, Robinson continuou no PMN. Além disso, o deputado aderiu para a oposição e anunciou que será o vice da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Henrique – aliado de Iberê – decidiu bater à porta de Dornelles novamente, mas desta vez para fazer o movimento contrário: eliminar a influência de Robinson no PP. O apelo, ao que parece, deu resultado. Francisco Dornelles mandou cancelar o congresso que elegeria o presidente do partido e determinou que a legenda terá nova comissão provisória no Rio Grande do Norte.

O Partido Progressista deverá apoiar a candidatura da base aliada do presidente Lula no Rio Grande do Norte e, apesar dele próprio estar desinformado, o prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa, é quem vai assumir a presidência da nova comissão provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário