A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta sexta-feira (26), o novo boletim epidemiológico da Influenza A (H1N1). Segundo os dados informados, até o momento foram notificados 1939 casos no RN.
Não houve alteração no quantitativo de casos confirmados, incluindo aqueles que resultaram em óbito, nem no total de descartados. Assim, o número de confirmações permanece em 108, o de descartados, em 211 e o de óbitos, em 19.
O índice de mortes pelo vírus H1N1 no RN é o maior do Nordeste. Apesar da marca, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Araújo, disse que a taxa é considerada "padrão" pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
"O índice está em 0,5, o que significa que a cada 100 mil pessoas, 0,5 morreu por Influenza A. Claro que trabalhamos para reduzir esse índice a zero, mas é uma taxa que não está acima do Brasil nem do mundo", explica.
Juliana avalia ainda que a situação de mortes no RN está controlada. A razão atribuída para isto seria a maior procura da população pelo atendimento médico logo nos primeiros sintomas gripais.
A imunização terá início no dia 8 de março e segue até 7 de maio. Primeiro serão imunizados os profissionais de saúde pública, seguidos de gestantes, crianças de seis meses a dois anos e pacientes crônicos. Logo em seguida será a vez dos adultos jovens na faixa de 20 a 29 anos e, por fim, dos idosos.
Gripe A
1939 notificados
108 casos confirmados
211 descartados
19 óbitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário