domingo, 7 de fevereiro de 2010

Saiba como evitar a ressaca

Há quem diga que “para evitar a ressaca, mantenha-se bêbado”. Para gastroenterologista Ilma Borges alguns cuidados são necessários para evitar desconforto após ingerir bebidas alcoólicas. “Em primeiro lugar, a pessoa deve tomar muito líquido, principalmente se for consumir bebidas destiladas”, explica.

Com o álcool é um diurético, tende a fazer o corpo eliminar mais água através da urina. A água ajudaria, então, a manter-se hidratado. Além disso, a água ingerida ajuda a diluir os componentes presentes nas bebidas alcoólicas, aliviando o mal estar.

Ela recomenda também que as pessoas estejam sempre bem alimentadas e dêem preferência a alimentos leves e nutritivos, evitando mal estar estomacal. Não se deve ainda misturar bebidas diferentes e procurar não cometer excessos.

A dra. Ilma Borges explica que toda substancia ingerida é metabolizada pelo fígado. As substâncias tóxicas da bebida, então, sobrecarregariam o órgão, levando à liberação de toxicinas na corrente sanguínea. Através do sangue, as substâncias nocivas se espalham pelo corpo.

Ilma Borges alerta que a auto-medicação pode ser ineficaz ou perigosa. “Se as pessoas sentirem sintomas fortes, como dor de cabeça aguda, náusea, vômito, tontura e dor estomacal, recomendo que procure atendimento médico”, completa.

Ela afirma que os “caldos de caridade” funcionam como crença popular e não têm fundamento científico. Apesar disso, há quem tome os caldos e acredite que eles funcionem. A questão principal é que eles mantêm o organismo alimentado, uma vez que os alimentos liberam eletrólitos na corrente sanguínea, ajudando a aliviar os efeitos da ressaca.

No bar UTI do Caldo chegam a sair 100 caldos por noite. De acordo com a proprietária, Margarida Araújo, 40 deles costumam ser só do chamado “vaca atolada”. Ela avalia que “os que mais saem para ajudar a curar ressaca são a vaca atolada, o caldo de mocotó e o caldo UTI”.


O vaca atolada leva basicamente macaxeira, costela e tempero. A UTI do Caldo funciona das 18h às 6h e fica localizada na marginal da BR 101.

Caldo Vaca Atolada

Ingredientes:

4 costelas
4kg de macaxeira
2 tomates
2 cebolas
2 pimentões
3 colheres de alho picado
Pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo:

Primeiro, é preciso temperar a costela com sal e pimenta a gosto antes de colocá-la para cozinhar com um pouco de água. O caldo gerado pelo cozimento da carne é colocado na panela de pressão junto às cebolas, os tomates e os pimentões cortados. Depois de 10 minutos, retira-se o caldo temperado da pressão e ele é passado no liquidificador junto da macaxeira. Por fim, só é preciso misturar o caldo final às costelas e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário